África Oriental Britânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
   |- style="font-size: 85%;"
       |Erro::  valor não especificado para "nome_comum"
   


África Oriental Britânica

Protetorado


 

1895 – 1920

Bandeira de

Bandeira
Localização de
Localização de
Continente África
Capital Mombaça
Língua oficial ingles
Religião cristianismo,hindu,Islã e religiões africanas
Governo protetorado
Período histórico colonialismo
 • 1895 Fundação
 • 1920 Dissolução
Área
 • 1964 2 650 km2
População
 • 1964 est. 300 000 
     Dens. pop. 113,2 hab./km²
Moeda Libra esterlina

A África Oriental Britânica - British East Africa (BEA) - foi um protetorado do Reino Unido na África instituído no fim do século XIX, na década de 1880, em razão de interesses comerciais britânicos. Com cerca de 639 209 km², situava-se na África Oriental, na área que hoje corresponde aproximadamente ao Quênia, às margens do Oceano Índico, entre Uganda e o vale do Rift. Permaneceu como protetorado até 1920, quando se tornou a colônia do Quênia.

Antes da Primeira Guerra Mundial, apenas o Quênia era conhecido oficialmente como África Oriental Britânica. No mesmo período, Tanganica e Moçambique eram oficialmente conhecidos como África Oriental Alemã e África Oriental Portuguesa. Posteriormente, o termo "África Oriental" foi livremente aplicado ao Quênia e também a Uganda, Tanganica e Zanzibar, porque compartilhavam um certo número de instituições — uma moeda comum (o xelim do Leste Africano), uma companhia aérea (a East African Airways), entre outros. [1]

A África Oriental Britânica — futura colônia do Quênia — foi originalmente colonizada por uma companhia privilegiada, a Companhia Britânica da África Oriental.[2] [3]

Referências

  1. Após a independência, Quênia, Uganda e Tanganica formaram, em 1967, a Comunidade da África Oriental, administrada por uma Comissão. Essa cooperação entrou em colapso em 1977 mas foi recriada em 7 de julho de 2000.
  2. PAGE, Willie F. (ed.) R. HuntDavis, Jr. (rev. ed.) British East Africa Company
  3. Encyclopedia of African History and Culture Vol. IV – The Colonial Era (1850 to 1960) Arquivado em 31 de maio de 2013, no Wayback Machine.. The Learning Source, 2005.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre História da África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.