Portal:Quirguistão/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Artigo selecionado


Os motins do sul do Quirguistão em 2010 (em quirguiz: Ош коогалаңы; em usbeque: Qirgʻiziston janubidagi tartibsizliklar, Қирғизистон жанубидаги тартибсизликлар; em russo: Беспорядки на юге Киргизии) foram os confrontos étnicos entre quirguizes e uzbeques no sul do Quirguistão, principalmente nas cidades de Osh e Jalal-Abad, na sequência da destituição do ex-presidente Kurmanbek Bakiyev em 7 de abril, sendo parte da Revolução Quirguiz de 2010. A violência, que começou entre quirguizes e uzbeques no dia 19 de maio em Jalal-Abad, escalou em 10 de junho em Osh.

A propagação da violência exigiu ao governo provisório liderado por Roza Otunbayeva a declarar um estado de emergência em 12 de junho, em uma tentativa de assumir o controle da situação. O Uzbequistão lançou uma limitada incursão de tropas no início, mas retirou-se e abriu as suas fronteiras aos refugiados uzbeques. Os confrontos mataram quase 420 pessoas, a maioria uzbeques, e outras 80.000 foram deslocadas.

Ler Mais ...



Territórios dos territórios dos goturcos no auge da sua expansão, c. 600                      Canato Túrquico Ocidental                      Canato Túrquico Oriental

Goturcos ou Gocturcos (também göktürks, köktürks ou kök türks) foram uma confederação de nómadas da Ásia Central que, sob a liderança do grão-cã (cagã) Bumim formaram o chamado Canato Túrquico ou Canato Goturco, o qual sucedeu aos rouranos como principal potência na região e ganhou o controlo do lucrativo comércio da Rota da Seda a partir de 552.

O nome dado à confederação tem ainda mais variantes. Em turco antigo eram chamados (türük), (kök türük) ou (türük, turcos celestiais ou turcos azuis). Nas fontes chinesas aparecem como 突厥, que tem várias transliterações: tujué (Pinyin), t'u-chüeh (Wade-Giles) ou dʰuət-kĭwɐt (chinês medieval).

Os goturcos tornaram-se os líderes dos diversos povos das estepes da Ásia Central depois de se rebelarem contra o Canato Rourano. Sob o seu governo, o Canato Túrquico expandiu-se rapidamente, estendendo o seu domínio sobre um imenso território, unindo as tribos nómadas turcomanas num império que durou de 552 até 745 e que colapsou devido a uma série de conflitos dinásticos.

Ler Mais ...