África Ocidental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de África ocidental)
Ir para: navegação, pesquisa
Subdivisões da África para fins estatísticos usada pela ONU.[1]
  África Ocidental

A África Ocidental é uma região no oeste da África, que inclui os países na costa oriental do Oceano Atlântico e alguns que partilham a parte ocidental do deserto do Saara.

Os países que são normalmente considerados parte da África Ocidental são:

Benim, Burkina Faso, Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Mauritânia, Níger, Nigéria, Senegal, Serra Leoa e Togo.

Os países insulares desta região e alguns do Golfo da Guiné, normalmente considerados parte da África Central, são para alguns efeitos, incluídos nesta sub-região:

Camarões, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e São Tomé e Príncipe.

Antigas fronteiras coloniais formaram a base das atuais fronteiras entre estes países, muitas vezes dividindo culturas e etnias entre vários países, bem como agrupando culturas e etnias diferentes em um mesmo país.

A sub-subregião que estabelece a transição entre o deserto do Saara e a região equatorial é denominada Sahel.

Organizações regionais[editar | editar código-fonte]

15 países desta região encontram-se unidos numa organização de integração regional, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ou ECOWAS, da sua denominação em inglês, Economic Community of West African States).

Por outro lado, sete destes países agregam-se na União Económica e Monetária dos Estados da África Ocidental, com a sigla UEMOA, e partilham a mesma moeda, o franco CFA.

Incorreções no uso do termo[editar | editar código-fonte]

Apesar de estar localizada na África Central, Angola, quando da colonização portuguesa, era conhecida como África Ocidental Portuguesa, em contraposição a Moçambique (África Oriental Portuguesa).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da África, integrado no Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.