Arcebispo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para a peça do jogo de xadrez, veja Arcebispo (xadrez).

Um arcebispo (em grego: αρχεπίσκοπος , archepiskopos: "arche" - "primeiro" + "episkopos" - "supervisor") é um bispo que pode ser católico ou protestante [1][2]que, normalmente, está à frente de uma arquidiocese. Foi uma criação administrativa da Cúria Romana para atender aos anseios das populações e dioceses mais afastadas de Roma. Pode ser classificado em:

Os arcebispos que não se inserem em nenhuma destas categorias são simplesmente denominados por arcebispos.

Os arcebispos apõem ao respectivo brasão de armas a cruz arquiepiscopal (cruz dupla) e o capelo verde de 20 borlas. No caso de serem Metropolitas, usam também o pálio no brasão.

Heráldica eclesiástica[editar | editar código-fonte]

Brasão Hierarquia Ornamentos Exteriores
Patriarca lisboeta.png Patriarca de Lisboa Por privilégio papal, concedido por Clemente XII, o Patriarca de Lisboa orna o seu brasão de armas com a Tríplice Tiara e, no lugar das Chaves Pontifícias, com a cruz arquiepiscopal e o báculo decussados.
PatriarchNonCardinal PioM.svg Patriarca Os Patriarcas (que não são Cardeais) usam no seu brasão o galero verde de 30 borlas bordadas a ouro e a cruz arquiepiscopal. Caso sejam Metropolitas usam também o pálio no brasão.
Primate PioM.svg Primaz Os Primazes (que não são Cardeais) usam no brasão o galero verde de 30 borlas e a cruz arquiepiscopal. Caso sejam Metropolitas usam também o pálio no brasão.
ArchbishopPallium PioM.svg Arcebispo Metropolitano Os Arcebispos Metropolitanos, isto é os prelados que chefiam uma Arquidiocese Metropolitana, usam no brasão o galero verde de 20 borlas, a cruz arquiepiscopal e o pálio.
Archbishop CoA PioM.svg Arcebispo Os Arcebispos (Diocesanos não Metropolitas ou Titulares) usam no brasão o galero verde de 20 borlas e a cruz arquiepiscopal.
Archbishop hc.png Arcebispo ad Personam Os Arcebispos ad Personam, isto é os prelados a quem foi concedido o título pessoal de Arcebispo mas que chefiam uma Diocese ou são Arcebispos Coadjutores ou Auxiliares, usam no brasão o galero verde de 20 borlas e a cruz episcopal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IEAB (6 de fevereiro de 2015). «Serviço da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil». IEAB. Consultado em 13 de março de 2015 
  2. Wikipedia (11 de fevereiro de 2005). «Arcebispo da Cantuária». Wikipedia. Consultado em 13 de março de 2015