Romaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: "Romeiro" redireciona para este artigo. Para o peixe, veja Naucrates ductor. Para o município brasileiro, veja Romaria (Minas Gerais).
Típico romeiro do Bom Jesus, Brasil.

Romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos. Na Região Nordeste do Brasil é comum o uso de pau-de-arara para transportar romeiros.

O nome do termo é uma referência a Roma, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e por esse motivo é usada para classificar especialmente peregrinações católicas. Aquele que pratica a romaria é o romeiro.

Principais encontros da Romaria[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Portugal[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. SANTOS, Magno Francisco de Jesus. . ""O Prefácio dos Tempos": caminhos da romaria do Senhor dos Passos em Sergipe (séculos XIX e XX)". Tese em História UFF.. Visitado em 16 de abril de 2016.
  2. SANTOS, Magno Francisco de Jesus (2015). A peregrinação à Divina Pastora (Aracaju: EDISE). p. 90. 
  3. SANTOS, Magno Francisco de Jesus. . "O Senhor da História e as tentações do Baixo São Francisco: a festa de Bom Jesus dos Navegantes em Propriá/SE (1962-1984)". Revista Clio UFPE. Visitado em 11 de abril de 2016.