Língua córnica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Córnico
 (Kernewek, Kernowek, Curnoack)
Falado em: Reino Unido
Região: Cornualha
Total de falantes: Extinta como língua falada desde 1777, ressuscitada em 1904 e atualmente conta com cerca de 2000 falantes[1]
Família: Indo-europeia
 Celta
  Celta insular
   Britônica
    Córnico
Estatuto oficial
Língua oficial de: Linguagem minoritária reconhecida no Reino Unido
Regulado por: Keskowethyans an Taves Kernowek
Códigos de língua
ISO 639-1: kw
ISO 639-2: cor
ISO 639-3: cor

O córnico (Kernewek, Kernowek ou Curnoack) é uma língua celta do grupo britônico, falada na Cornualha, península e condado no sudoeste da Inglaterra, Reino Unido. O córnico foi a língua das comunidades locais até o final do século XVIII, quando foi substituído gradualmente pelo inglês até ser virtualmente extinto no século XVIII. Desde 1904 vem-se tentando ressuscitar o idioma, e hoje em dia ele é falado com fluência por cerca de 2000 indivíduos.

A língua córnica é uma língua celta relacionada ao bretão e o galês, sendo descendentes diretos do idioma britânico, outrora corrente na maior parte da Grã-Bretanha. A língua entrou em declínio após a introdução do Livro de Oração Comum inglês (em 1549) e, por volta de 1800, deixou de ser usado como uma linguagem da comunidade.

Após o início do século XIX os pesquisadores começaram a estudar a língua a partir de remanescentes isolados, e em 1904 Henry Jenner publicou um manual da língua córnica, iniciando, assim, sua revitalização. Apesar de menos de 1 % da população córnica professar fluência na língua e ainda menos declará-la sua "língua materna", o idioma continua a desempenhar um papel significativo na cultura da Cornualha.

Muitos eventos costumam utilizar o córnico, na forma de frases curtas, em aberturas, cumprimentos ou nomes. Há uma tradição musical considerável na língua, que pode ser apreciada também por não-falantes. A grande maioria das toponímias da Cornualha são derivadas da língua, e a uma importante parcela da população conhece ao menos palavras ou frase simples em córnico.

Dolly Pentreath
Texto em córnico

Referências

Wikipedia
Edição em Língua córnica da Wikipédia

Ferdinand, Siarl (2013). Brief History of the Cornish language, its Revival and its Current Situation. ''E-Keltoi'', Vol. 2, 2 Dec. pp. 199–22

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Língua córnica
Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.