Descritores em Ciências da Saúde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O vocabulário estruturado e trilíngue DeCS - Descritores em Ciências da Saúde - foi criado em 1982 pela BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - para uso na indexação de artigos de revistas científicas, livros, anais de congressos, relatórios técnicos, e outros tipos de materiais, assim como para ser usado na pesquisa e recuperação de assuntos da literatura científica nas bases de dados LILACS, MEDLINE e outras. Na BVS, Biblioteca Virtual em Saúde, o DeCS é a ferramenta que permite a navegação entre registros e fontes de informação através de conceitos controlados e organizados em português, espanhol e inglês.

Foi desenvolvido a partir do MeSH - Medical Subject Headings da NLM - U.S. National Library of Medicine - com o objetivo de permitir o uso de terminologia comum para pesquisa em três idiomas, proporcionando um meio consistente e único para a recuperação de informação independentemente do idioma. Além dos termos médicos originais do MeSH foram desenvolvidas as áreas específicas de Ciência e Saúde (2005), Homeopatia (1991), Saúde Pública (1987) e Vigilância Sanitária (2005).

Os conceitos que compõem o DeCS são organizados em uma estrutura hierárquica permitindo a execução de pesquisa em termos mais amplos ou mais específicos ou todos os termos que pertençam a uma mesma estrutura hierárquica.

Tem como finalidade principal servir como uma linguagem única para indexação e recuperação da informação entre os componentes do Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde1 , coordenado pela BIREME, e que abrange 37 países na América Latina e no Caribe, permitindo um diálogo uniforme entre cerca de 600 bibliotecas.

Participa no projeto de desenvolvimento de terminologia única e rede semântica em saúde, UMLS - Unified Medical Language System da NLM com a responsabilidade da atualização e envio dos termos MeSH em português e espanhol.2

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]