Neofelis diardi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pantera-nebulosa-de-bornéu)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaNeofelis diardi
Leopardo-nebuloso-de-bornéu
Leopardo-nebuloso na província de Sabá, Malásia
Leopardo-nebuloso na província de Sabá, Malásia
Estado de conservação
Espécie vulnerável
Vulnerável (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Subfamília: Pantherinae
Gênero: Neofelis
Espécie: N. diardi
Nome binomial
Neofelis diardi
(G. Cuvier, 1823)
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição
Mapa de distribuição

O leopardo-nebuloso-de-bornéu ou pantera-nebulosa-de-bornéu (nome científico: Neofelis diardi) é uma espécie de mamífero carnívoro da família Felidae. Ocorre na Indonésia e Malásia (nas ilhas de Sumatra e Bornéu). Foi recentemente elevada a espécie distinta em um trabalho publicado por Buckley-Benson e colaboradores em 2006, até então era considerada uma subespécie insular do Neofelis nebulosa. Em 2008 foi considerada vulnerável na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN e calcula-se que a população desses felinos chegue a 10 mil indivíduos.

Nomenclatura e taxonomia[editar | editar código-fonte]

A espécie foi nomeada em homenagem ao naturalista e explorador francês Pierre-Médard Diard, no século XIX, as duas espécies de panteras-nebulosas eram designadas como Felis diardii e, coloquialmente, como gato-de-diard. [2] Os nomes locais, "Macan Dahan" na Língua indonésia e "Harimau Dahan" em Malaio, significam "Tigre do galho da árvore".[carece de fontes?] A espécie foi, por muito tempo, classificada como uma subespécie da pantera-nebulosa, classificada como Neofelis nebulosa diardi. Em dezembro de 2006, dois artigos no jornal científico Current Biology discorreram sobre a necessária reclassificação e redefinição de duas subespécies do Leopardo Nebuloso: Neofelis nebulosa originária da Ásia continental e Neofelis diardi do Arquipélago Malaio, com a exceção da região peninsular da Malásia. Em 2006, um estudo elaborado por Andrew C. Kitchener detalhou variações geográficas na espécie, indicando a separação em duas subespécies. Os resultados de uma análise morfométrica na pelagem numa amostra de 77 leopardos-nebulosos originários de vários regiões da Ásia, indicava havia dois grupos morfológicos distintos, diferenciando-se principalmente no tamanho de suas manchas.

Outro estudo, elaborado por Valerie A. Buckley Beason citava evidências moleculares que confirmavam a separação da espécie, apesar de terem sido usadas amostras de DNA apenas de populações da Ásia continental e da ilha de Bornéu e nenhuma da ilha de Sumatra. O estudo mostrou várias diferenças genéticas entre as subespécies (Diferenças no DNA mitocondrial, nas sequências do DNA nuclear, variações microssatélite e diferenças citogenéticas).

Distribuição geográfica e habitat[editar | editar código-fonte]

O leopardo-nebuloso-de-bornéu está distribuído na Indonésia e Malásia insular, especificamente nas ilhas de Sumatra e Bornéu. A presença da espécie nas ilhas Batu é incerta.[1] Fósseis foram encontrados na ilha de Java.[3]

Em Bornéu, ocorre em florestas de planícies abaixo dos 1 500 metros de altitude. Em Sumatra, é mais abundante em áreas montanhosas.[1]

Conservação[editar | editar código-fonte]

A União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) classifica o leopardo-nebuloso como "vulnerável" desde 2008.[1]

Referências

  1. a b c d Hearn, A.; Sanderson, J.; Ross, J.; Wilting, A.; Sunarto, S. (2008). Neofelis diardi (em Inglês). IUCN 2014. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2014 . . Página visitada em 13 de fevereiro de 2014..
  2. George Ripley (1858). The New American Cyclopedia. [S.l.: s.n.] 543 páginas 
  3. Meijaard, E. 2004. Biogeographic history of the javan leopard Panthera pardus based on a craniometric analysis. Journal of Mammalogy 85: 302-310.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Neofelis diardi
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Neofelis diardi
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.