Feneco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFeneco
O feneco não corre risco de extinção atualmente.
O feneco não corre risco de extinção atualmente.
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Vulpes
Espécie: Vulpes zerda
Nome binomial
Vulpes zerda
(Zimmermann, 1780)
Distribuição geográfica
Fennec area.png

O feneco (Vulpes zerda, anteriormente Fennaca zerda), ou raposa-do-deserto, é uma pequena raposa, sendo portanto um animal da ordem Carnivora e da família dos canídeos. A respeito do gênero, alguns biólogos afirmam que estes animais constituem a única espécie de raposas do gênero Fennecus, muito embora outros afirmem que são apenas mais uma espécie do gênero Vulpes, tal como apontado na taxocaixa lateral.


Descrição[editar | editar código-fonte]

Feneco vem do árabe "fanak",palavra para raposa, e zerda vem de "zelda", palavra grega que significa seco, descrevendo o habitat do Feneco, que é um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 cm que servem para perder facilmente calor. O feneco é o menor dos canídeos existentes.[1] Seu peso máximo atinge 1,5 kg. Chega a medir 20 cm de altura e 40 cm de comprimento. A cauda pode medir até 15 cm e o seu pelo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto. Outra utilidade de seu pelo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pelos.

A sua dieta é baseada em insetos como por exemplo, gafanhotos, lagartos, pequenas aves, ovos etc. A sua única fonte de água vem dos alimentos e ela pode passar longos períodos sem ingerir nenhum líquido. A comida no deserto é rara e, por isso, quase todas as formas de vida do deserto servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Os seus habitats são principalmente, as regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica.

Predadores[editar | editar código-fonte]

Os seus principais predadores são a Bufo-de-verraux e o Chacal-de-dorso-negro, possivelmente o Caracal é um deles, costuma disputar carcaças com Hienas, mas tende a sempre fugir e voltar depois das hienas terem ido embora.

Acasalamento[editar | editar código-fonte]

Os fenecos são animais sociais que se acasalam por toda a vida, com cada par ou família controlando seu próprio território. A maturidade sexual é alcançada por volta dos nove meses de idade. Na natureza, o acasalamento geralmente ocorre entre janeiro e fevereiro para as crias nascerem entre março e abril. No entanto, em cativeiro, a maioria das ninhadas nasce mais tarde, entre março e julho, embora os nascimentos possam ocorrer durante o ano todo. As espécies geralmente se reproduzem apenas uma vez por ano. O vínculo de cópula foi registrado com duração de até duas horas e 45 minutos. Após o acasalamento, o macho se torna muito agressivo e protetor da fêmea, fornecendo alimentos durante os períodos de gravidez e lactação. A gestação geralmente ocorre entre 50 e 52 dias, embora tenham sido relatados períodos de 62 e 63 dias de raposas em cativeiro. A ninhada típica está entre um e quatro kits, com o desmame ocorrendo entre 61 e 70 dias. Quando nascem, as orelhas do kit são dobradas e os olhos fechados, com os olhos abrindo em torno de dez dias e os ouvidos levantando logo depois. A vida útil de uma raposa-de-erva-doce foi registrada em até 14 anos em cativeiro.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.