Feneco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Descrição[editar | editar código-fonte]

Feneco vem do árabe "fanak" palavra para raposa, e zerda vem de "xeros", palavra grega que significa seco, descrevendo o habitat do Feneco . O feneco é um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 cm, para perder facilmente calor. O feneco é o menor dos canídeos extantes.[1] O peso máximo que chega a atingir 1,5 kg. Chega a medir 20 cm de altura e 40 de comprimento. A cauda pode medir até 15 cm e o seu pelo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto. Outra utilidade de seu pelo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pelos.

Sua dieta é baseada em insetos (por exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas, sua única fonte de água vem dos alimentos e ela pode passar longos períodos sem ingerir nenhum líquido. A comida no deserto é rara e, por isso, quase todas as formas de vida do deserto servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele. O feneco é, atualmente, também um animal de estimação. Em alguns países, é permitida a sua criação em cativeiro.

Como ler uma caixa taxonómicaFeneco
O Feneco não corre risco de extinção atualmente.

O Feneco não corre risco de extinção atualmente.
Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Vulpes
Espécie: V. zerda
Nome binomial
Vulpes zerda
(Zimmermann, 1780)
Distribuição geográfica
Fennec area.png

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

lolll