Glutão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde dezembro de 2014). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Glutão (desambiguação).
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Glutão
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGlutão
Wolverine 01.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Mustelidae
Género: Gulo
Pallas, 1780
Espécie: Gulo gulo
Nome binomial
Gulo gulo
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
Gulo gulo distribution.svg

O glutão (Gulo gulo), também conhecido como carcaju, é um mamífero da família dos Mustelideos, ordem Carnivora. Vive no Hemisfério Norte, nas zonas frias da Sibéria, Escandinávia, Alasca e Canadá. O glutão é o animal oficial do estado do Michigan, nos Estados Unidos. O personagem Wolverine, da editora de quadrinhos Marvel, deve o seu codinome ao glutão, do inglês "wolverine".

Ecologia[editar | editar código-fonte]

O glutão é um animal tímido em relação ao homem, mas extremamente corajoso e agressivo nas relações com outros animais selvagens. Os glutões atacam animais presos em armadilhas, e são conhecidos casos em que roubaram presas a matilhas de lobos e até a ursos polares e ursos pardos. A época de reprodução ocorre durante o verão, mas a implantação dos embriões no útero é atrasada até o início do inverno. A gestação só é bem sucedida se a fêmea tiver acesso a uma fonte abundante de alimento. As crias nascem na primavera em ninhadas de 3 ou 4 e desenvolvem-se muito rapidamente. Ao fim de um ano, os juvenis adquirem o tamanho adulto e a maturidade sexual. Os glutões podem viver até os 13 anos.

Dieta[editar | editar código-fonte]

O glutão é um animal omnívoro, com um componente importante de carne na sua dieta. Exteriormente assemelha-se a um pequeno urso com cauda. Tem focinho e pescoço curtos e orelhas pequenas e arredondadas. A pelagem é castanha fulva e negra, muito densa, impermeável e resistente ao frio. O glutão pesa até 30 kg e mede em média 70 a 110 cm de comprimento, excluindo a cauda que chega aos 20 cm.

Referências

  1. Abramov, A.V (2016). Gulo gulo (em Inglês). IUCN 2016. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2016 . . Página visitada em 23 de outubro de 2017..
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.