Genetta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Se procura pelo povo antigo das costas do Ponto Euxino, veja Genetas.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGenetta
Genetta tigrina
Genetta tigrina
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Viverridae
Género: Genetta
Espécies
Ver texto.

Geneta[1] (também grafado gineta[2]) é a designação comum dada aos mamíferos carnívoros do género Genetta, da família dos viverrídeos, que são encontrados na África e no Sul da Europa.

Estes animais possuem pelagem macia e densa, na maior parte das vezes cinzenta ou amarelada, com manchas negras ou acastanhadas, e cauda com anéis pretos e brancos. Procuram o alimento em cima das árvores como aves, frutos e insetos, são noturnas e trepam muito bem. São animais muito adaptáveis - o segredo do seu sucesso - conseguindo adaptar-se tanto a climas frios, onde há neve como em algumas regiões do sul da Europa, como se adaptam bem à quente savana africana.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Infopédia. «geneta | Definição ou significado de gineta no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
  2. Infopédia. «gineta | Definição ou significado de gineta no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 16 de fevereiro de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.