Portal:Felinos/Selected breed

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uso[editar código-fonte]

O desenho das páginas estão disponíveis em Portal:Cats/Selected breed/Layout.

  1. Adicione um raça na p´roxima subpágina disponível.
  2. Atualize "max=" ao {{Random portal component}} na página principal.
 ver · editar Selected breed/1

Portal:Felinos/Selected breed/1

Siamês
O gato siamês é uma das primeiras raças de gatos orientais. A origem exata da raça é desconhecida, mas acredita-se que tenha vindo do Sudeste Asiático, e descenda dos gatos sagrados de Siam (atual Tailândia). Na Tailândia, onde ela é uma das várias raças nativas, eles são chamados de Wichien-maat (วิเชียรมาศ, um nome significando "diamante da Lua"). O gato siamês é uma das mais populares raças na Europa e América do Norte. O siamês tem a pelagem do corpo de cor creme com focinho, orelhas, patas e a cauda de cor mais escura. Siameses são afetuosos e inteligentes, conhecidos por seu comportamento sociável e vocalização alta.
 ver · editar Selected breed/2

Portal:Felinos/Selected breed/2

Gato de pelo curto inglês
O gato de pelo curto inglês (British Shorthair) é provavelmente a mais antiga raça de gato da Inglaterra, e uma das mais populares. Há 2 mil anos, quando o Império Romano invadiu a Bretanha, ele levou com a sua tropa essa raça para combater os ratos que se espalhavam pelo solo inglês. Sua primeira exposição foi em 13 de março de 1871, no Crystal Palace em Londres. O gato de pelo curto inglês é uma raça de desenvolvimento lento, e as fêmeas devem ser menos robustas que os machos em todos os aspectos. O tamanho é de médio para grande, os olhos são grandes, redondos e bem abertos. Sua pelagem é curta, muito densa, rente ao corpo, e firme ao toque.
 ver · editar Selected breed/3

Portal:Felinos/Selected breed/3

Maine Coon
Maine Coon é a raça de gato nativo estadunidense de pêlo longo mais antiga, além de ser a maior de todas as raças de gato. Foi reconhecida como raça oficial no estado norte-americano do Maine, onde era famoso pela sua capacidade de caçar ratos e tolerar climas rigorosos. Também é conhecido como "o gigante gentil".

8 de Maio é conhecido como o Dia Internacional dos Maine Coons. Esta data foi escolhida após uma votação entre vários gatis ao redor do mundo responsáveis pela criação e amantes de gatos.

Embora as origens exatas do Maine Coon e data de apresentação para os Estados Unidos sejam desconhecidas, muitas teorias foram propostas. No final do século 19, sua existência ficou ameaçada quando raças de pêlo longo do exterior foram introduzidas no início do século 20. O Maine Coon, desde então, retornou e é agora uma das raças de gatos mais populares do mundo.

 ver · editar Selected breed/4

Portal:Felinos/Selected breed/4 É um animal híbrido nascido do cruzamento de um gato doméstico (felis sylvestris catus) e o serval (Leptailurus Serval). Possui esse nome pelo fato do serval ser um animal típico das savanas e também porque é o nome do gatil que criou a raça. Pelo fato da raça ser resultante do cruzamento de espécies diferentes, a maior parte dos animais é estéril, o que a torna uma raça muito rara. Os gatos dessa raça possuem um porte intermediário ao do gato doméstico e ao do serval, sua cabeça possui formato triangular, orelhas esguias e de tamanho grande, e a pelagem formada por manchas iguais a do serval, porém, a cor do pelo pode variar entre prateado, dourado ou marrom. Apesar do desenvolvimento da raça Savannah ter começado em 1994, somente em 2000 o Savannah foi registrado na The International Cat Association (TICA - uma das maiores associações que reconhecem as raças de gatos para a competições e campeonatos) como Experimental New Breed e em maio de 2008 o status da raça passou à Advanced New Breed, um segundo nível que permite que essas raças sejam mostradas em shows da associação.

 ver · editar Selected breed/5

Portal:Felinos/Selected breed/5

Gato-de-bengala
O gato-de-bengala, ou Bengal, é uma raça recente de gato doméstico, reminiscente do gato-leopardo asiático (Prionailurus bengalensis). O qual pode ser domesticado, embora uma licença seja requerida na maior parte dos lugares. Note-se que o gato-leopardo tem o mesmo número de cromossomas que um gato doméstico, aspecto essencial para no acasalamento produzir crias férteis. Foram necessários vários cruzamentos e a superação de grandes obstáculos para que a raça fosse reconhecida.
 ver · editar Selected breed/6

Portal:Felinos/Selected breed/6

Bombaim
O Bombay é um gato originário dos Estados Unidos da América. Surgiu nos anos 1960 por meio de cruzamentos entre diferentes gatos pretos de pêlo curto americano.

Esses gatos apresentam a pelagem completamente negra e curta, com textura aveludada, sem a presença de pontos brancos. O seu tamanho é médio, sendo o macho maior que fêmea. Os gatos dessa raça miam pouco, mas em contrapartida, costumam ronronar intensamente. É sociável e necessita sempre de companhia, não adaptando-se bem à vida solitária.

 ver · editar Selected breed/7

Portal:Felinos/Selected breed/7

Himalaio
O gato himalaio foi criado por meio de cruzamentos consecutivos entre espécimes das raças persa e siamês. Desse modo, combinam a vasta e sedosa pelagem dos persas com o porte e a sofisticada marcação de cores presentes nos siameses.

São gatos apegados aos donos e bastante brincalhões, de modo que precisam sempre da companhia humana ou da presença de brinquedos para se distraírem. Sua principal característica é a pelagem densa com coloração do tipo colourpoint, onde as extremidades do rabo, patas e cabeça assumem uma tonalidade mais escura em relação ao corpo.

 ver · editar Selected breed/8

Portal:Felinos/Selected breed/8

Gato de pelo curto brasileiro
O gato de pelo curto brasileiro foi a primeira raça genuinamente brasileira a ser reconhecida internacionalmente. Criado a partir do padrão observado nos gatos descendentes da subespécie Felis silvestris iberica que se procriaram nas ruas das cidades brasileiras, são conhecidos por sua longevidade, resistência e docilidade com adultos e crianças.

O pelo é bem deitado junto ao corpo, cabeça e orelhas de tamanho médio, proporcionais a largura da base, bem colocadas. Os olhos ligeiramente oblíquos e o nariz da mesma largura da base até à ponta. Peito largo, pernas de tamanho médio e patas arredondadas, também de tamanho médio. O corpo é forte, musculoso, mas o aspecto geral é de um gato muito ágil e elegante.