Portal:Peixes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Peixes

Americana 1920 Fisheries - American Food Fishes.jpg

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Os peixes são recursos importantes, principalmente como alimento, mas também são capturados por pescadores recreativos, mantidos como animais de estimação, criados por aquaristas, e expostos em aquários públicos. Os peixes tiveram um papel importante na cultura através dos tempos, servindo como divindades, símbolos religiosos (ver ichthys), e como temas de arte, livros e filmes.

Uma vez que o "peixe" é definido negativamente, e exclui os tetrápodes (ou seja, os anfíbios, répteis, aves e mamíferos) que são descendentes da mesma origem, é um agrupamento parafilético, não considerado adequado na biologia sistemática. A classe Pisces, de Lineu é considerada tipológica, mas não filogenética.

Os primeiros organismos que podem ser classificados como peixes eram cordados de corpo mole que apareceram pela primeira vez durante o período Cambriano. Embora eles não tivessem uma verdadeira espinha dorsal, possuíam notocórdio, que lhes permitiu serem mais ágeis do que os invertebrados marinhos. Os peixes continuaram a evoluir durante o Paleozoico, diversificando-se em uma grande variedade de formas.




Artigos selecionados

Cetorhinus maximus by greg skomal.JPG

Cetorhinus maximus Gunnerus, 1765 (do grego: κῆτος (ketos), "monstro marinho" ou "baleia" + ῥινός (rhinos), "nariz"; e do latim: maximus, "máximo"), conhecido pelos nomes comuns de tubarão-elefante, tubarão-frade ou tubarão-peregrino, é uma espécie de tubarões lamniformes, única representante do género Cetorhinus da família monotípica Cetorhinidae. Com até 10 m de comprimento e adaptações anatómicas à alimentação por filtração, este tubarão planctívoro é o terceiro maior peixe conhecido, apenas menor que o tubarão-baleia e o tubarão-branco. A espécie tem distribuição natural cosmopolita, embora migrando sazonalmente em função das disponibilidade de plâncton, sendo encontrado nas águas temperadas de todos os oceanos.




Categorias

Imagem seleccionada

Maroc Marrakech Agdal Luc Viatour 1.JPG
Carpas-comuns (Cyprinus carpio) competindo pelo alimento na lagoa do Palácio Real Agdal de Marrakesh em Marrocos.



Sabia que?

... o peixe mais rápido do mundo é o agulhão-vela e que ele alcança a incrível velocidade de 115 Km por hora?

... os tubarões são míopes, mas em compensação, eles tem um olfato super-desenvolvido e um sistema chamado “linha lateral” que permite captar alterações na pressão da água?

... uma enguia é capaz de dar um choque maior do que o de uma tomada doméstica, sua descarga chega a 125 volts?




WikiProjectos


Purgar cache do servidor