Portal:Alimentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A l i m e n t o s

 ver · editar Portal Alimentos


Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas mas que fazem parte da cultura, como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos.

Pirâmide alimentar
Na base da pirâmide, os alimentos que devem ser mais consumidos. No topo, os que devem ser de menor consumo.
 ver · editar Artigo selecionado


Segurança dos alimentos é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas. Estas regras são, até certo ponto, internacionalizadas, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias. Alegando esta razão alguns países adotam "barreiras sanitárias" a matérias-primas agropecuárias e produtos alimentícios importados. Um conceito importante na garantia de um alimento saudável é o dos "perigos", que podem ser de origem biológica, química ou física.

 ver · editar Culinária selecionada


Culinária da França compreende uma grande variedade de pratos e de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. A grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia. Tradicionalmente, cada região francesa tem uma culinária própria: a culinária do noroeste usa manteiga, crème fraîche e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado, cogumelos e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.

 ver · editar Imagem selecionada


Produção de queijo descrita no Tacuinum Sanitatis (séc. XIV).
Produção de queijo
descrita no Tacuinum Sanitatis (séc. XIV).
 ver · editar Receita selecionada


Pavê
Pavê é um doce de origem francesa e seu nome deriva de uma palavra pavage (francês), que significa “pavimento", ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa.

É uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maizena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Há também complementos variados: frutas frescas ou em calda e chocolate são os mais comuns.

Tópicos
Colabore Como colaborar!
• Crie artigos relacionados aos alimentos dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos dos alimentos.