Portal:Alimentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

A l i m e n t o s

Portal Alimentos

Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas mas que fazem parte da cultura, como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos.

Pirâmide alimentar
Na base da pirâmide, os alimentos que devem ser mais consumidos. No topo, os que devem ser de menor consumo.

Artigo selecionado

Chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental. O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. Era consumido pelos nativos na forma de uma bebida quente e amarga.

Culinária selecionada

Culinária do Brasil é fruto de uma mistura de ingredientes europeus, indígenas e africanos. Muitas das técnicas de preparo e ingredientes são de origem indígena, tendo sofrido adaptações por parte dos escravos e dos portugueses. Esses faziam adaptações dos seus pratos típicos substituindo os ingredientes que faltassem por correspondentes locais. A feijoada, prato típico do país, é um exemplo disso. A alimentação diária, feita em três refeições, envolve o consumo de café-com-leite, pão, frutas, bolos e doces, no café da manhã, feijão com arroz no almoço, refeição básica do brasileiro, aos quais são somados, o macarrão, a carne, a salada e a batata e, no jantar, sopas e também as várias comidas regionais.

Imagem selecionada

Feijoada com diversos acompanhamentos.
Feijoada com diversos acompanhamentos.

Receita selecionada

Brigadeiros
Brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira. É comum em todo o país, estando presente em praticamente todas as festas de aniversário, junto com doces como o cajuzinho e o beijinho. Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. Pode ser feito tanto no fogão quanto no forno de micro-ondas.

Sobre origem do nome "brigadeiro" diz a história que ele ganhou esse nome nas eleições de 1945. O brigadeiro Eduardo Gomes se candidatou à presidência da República. Em troca de doações para a campanha, as mulheres começaram a fazer guloseimas, e entre elas, lá estava o docinho feito de leite condensado e achocolatado. E a iguaria ficou conhecida como o doce preferido do brigadeiro.

Tópicos
Colabore Como colaborar!
• Crie artigos relacionados aos alimentos dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos dos alimentos.