Portal:Alimentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A l i m e n t o s

 ver · editar Portal Alimentos


Alimento (do latim alimentum) é toda substância utilizada pelos seres vivos como fonte de matéria e energia para poderem realizar as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução. Para o homem, a alimentação inclui, ainda, várias substâncias que não são necessárias para as funções biológicas mas que fazem parte da cultura, como compostos químicos psicotrópicos, temperos, corantes e conservantes usados nos alimentos.

Pirâmide alimentar
Pirâmide alimentar
Exemplo de pirâmide alimentar vegetariana. Na base os alimentos recomendados em maior proporção, no topo, em menor.
 ver · editar Artigo selecionado


Segurança dos alimentos é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos visando determinadas características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais padronizadas. Estas regras são, até certo ponto, internacionalizadas, de modo que as relações entre os povos possam atender as necessidades comerciais e sanitárias. Alegando esta razão alguns países adotam "barreiras sanitárias" a matérias-primas agropecuárias e produtos alimentícios importados. Um conceito importante na garantia de um alimento saudável é o dos "perigos", que podem ser de origem biológica, química ou física.

 ver · editar Culinária selecionada


Culinária da França compreende uma grande variedade de pratos e de grande prestígio no mundo, principalmente no ocidente. A grande variedade de queijos, vinhos, carnes e doces é a imagem de marca da França em termos de gastronomia. Tradicionalmente, cada região francesa tem uma culinária própria: a culinária do noroeste usa manteiga, crème fraîche e maçãs; a culinária provençal (do sudeste) prefere azeite, verduras e tomates; a do sudoeste usa gordura de pato, fígado, cogumelos e moelas; a culinária do nordeste relembra a culinária da Alemanha e usa banha de porco, salsichas e chucrute.

 ver · editar Imagem selecionada


Produção de queijo descrita no Tacuinum Sanitatis (séc. XIV).
Produção de queijo descrita no Tacuinum Sanitatis (séc. XIV).
Produção de queijo
descrita no Tacuinum Sanitatis (séc. XIV).
 ver · editar Receita selecionada


Pavê
Pavê
Pavê é um doce de origem francesa e seu nome deriva de uma palavra pavage (francês), que significa “pavimento", ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa.

É uma espécie de torta gelada que tem como base biscoitos do tipo champanhe ou maizena inteiros ou uma massa de bolo suave embebidos em sucos, licores ou caldas e um creme entre as camadas. Há também complementos variados: frutas frescas ou em calda e chocolate são os mais comuns.

Tópicos
Colabore Como colaborar!
• Crie artigos relacionados aos alimentos dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos dos alimentos.