Portal:Anfíbios e répteis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sejam bem-vindos ao
Portal dos anfíbios e répteis

Mostrar novas seleções

Artigo selecionado

Um indivíduo adulto

O sapo-cururu (nome científico: Rhinella schneideri, antiga nomenclatura: Bufo paracnemis), também conhecido como sapo-boi, é uma espécie de anuro da família Bufonidae. É nativo da Argentina, da Bolívia, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. É encontrado nos biomas do Chaco, da Mata Atlântica, do Pantanal e do Cerrado, sendo visto principalmente em áreas abertas e peridomiciliares.

Os machos possuem em média 13 centímetros e as fêmeas 15, sendo a maior espécie de anuro da América do Sul. Sua cor varia entre o castanho-claro ao escuro, com manchas marrons. Possui as glândulas parotóides e paracnêmis bastante desenvolvidas, o que a diferencia das outras espécies. Não possuem dimorfismo sexual evidente. Quando são girinos, possuem o corpo preto e oval, com a cauda curta e transparente. O ovo possui em média 1,8 milímetro.

Possui uma alimentação basicamente carnívora, se alimentando de invertebrados, como insetos e aranhas, e vertebrados, como aves e roedores. A espécie também se alimenta de matéria vegetal, mas não se sabe se a ingestão é proposital. Se reproduz entre julho e outubro, com o macho vocalizando para atrair as fêmeas. É uma das poucas espécies que não vocalizam somente no período reprodutivo. O seu amplexo é axilar, e pode durar até 40 horas para que haja a oviposição. Os ovos são depositados em um cordão gelatinoso, contendo mais de 5 mil ovos, que são aderidos a plantas aquáticas. Quando os ovos eclodem, os girinos formam grupos com dezenas ou centenas de indivíduos. (leia mais...)

Imagem selecionada

Yacare caiman (Caiman yacare) 2.jpg
Jacaré-do-pantanal (Caiman yacare)

Categorias

O que são?

Os anfíbios (latim científico: Amphibia) constituem uma classe de animais vertebrados, pecilotérmicos que não possuem bolsa amniótica agrupados na classe Amphibia. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Estão identificadas cerca de seis mil espécies vivas de anfíbios cadastradas no Amphibian Species of the World.

Os répteis (latim científico: Reptilia) constituem uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana aminiótica), esta característica permitiu que os répteis ficassem independentes da água para reprodução.

A herpetologia é um ramo da zoologia dedicado ao estudo dos répteis e anfíbios: sua classificação, ecologia, comportamento, fisiologia e paleontologia.

Sabia que…

Smokey Jungle Frog 3.jpg
Sobre esta imagem


Coisas a fazer

Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com anfíbios e répteis na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.


Nos outros projetos