Portal:Dinossauros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualize a página

Bem-vindo(a) ao
Portal dos Dinossauros
Microraptor Styracosaurus Tiranossauro Allosaurus Braquiossauro Pachycephalosaurus Anquilossauro Stegosaurus Gryposaurus
Dinossauros ou Dinossáurios (do grego δεινός σαῦρος, que significa "lagarto terrível") constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período triássico até o final do período cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente. O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual. (Leia mais...)

Ovo de dinossauro


Esqueleto de Tiranossauro


 ver · editar Artigos selecionados
Cryolophosaurus
Cryolophosaurus

Cryolophosaurus (do latim "lagarto de crista congelada") foi um gênero de dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante a primeira metade do período Jurássico. A sua espécie-tipo é denominada Cryolophosaurus ellioti. Media em torno de 6 metros de comprimento e pesava cerca de 525 quilogramas.

O Cryolophosaurus viveu na Antártida e foi descoberto recentemente se comparado aos demais dinossauros, seus fósseis foram encontrados em 1991 em um local a 640 quilômetros do Pólo Sul. Foi escavado pela primeira vez em camadas datando do Jurássico Inferior na Formação Hanson, datada dos estágios Sinemuriano e Pliensbachiano, anteriormente a Formação Falla superior, pelo paleontólogo Dr. William Hammer em 1991. Foi o primeiro dinossauro carnívoro a ser descoberto na Antártida e o primeiro dinossauro não-aviano do continente a ser oficialmente nomeado. Os sedimentos nos quais seus fósseis foram encontrados foram datados entre 194 à 188 milhões de anos atrás. Segundo os cientistas deve haver uma grande quantidade de fósseis de animais ainda não identificadas enterrados na Antártida, mas o clima extremamente frio que assola esse continente torna as escavações paleontológicas algo economicamente inviável.

Desde sua descrição original, o consenso é que o Cryolophosaurus é um membro primitivo do clado Tetanurae ou um parente próximo desse grupo; mais recentemente, considerou-se que seria um neoterópode derivado, próximo a Averostra.

 ver · editar Imagem selecionada

Allosaurus.

Reconstituição artística de um casal de Allosaurus fragilis em comportamento social hipotético.

 ver · editar Tópicos
 ver · editar Sabia que?

... o Psittacosaurus tinha umbigo, e que o espécime que preservou essa estrutura é considerado o umbigo mais velho dentre todos os amniotas já descoberto?

... o gênero Micropachycephalosaurus detém o recorde como o nome de dinossauro mais longo já descrito, com 23 letras?

... o Carnotauro era o dinossauro carnívoro com os menores braços em proporção ao corpo, sendo menores até do que os do T. Rex?

... um espécime do gênero Tarbosaurus foi o pivô de um julgamento que levou a uma ampla discussão nos Estados Unidos sobre contrabando de fósseis?

... devido a sua crista peculiar, semelhante a um corte de cabelo pompadour, o dinossauro antártico Cryolophosaurus é apelidado de "Elvisaurus" em referência ao penteado do músico Elvis Presley?


Colabore Categorias
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Dinossauros na Wikipédia!
Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Dinossauros no Wikiquote     Dinossauros no Wikcionário     Dinossauros no Wikinotícias     Dinossauros no Wikisource     Dinossauros no Commons     Dinossauros na Wikiversidade     Dinossauros no Wikilivros    
Citações Definições Notícias Biblioteca Imagens e mídia Recursos de aprendizado Livros didáticos e manuais
https://pt.wikibooks.org/wiki/Dinossauros

Dinossauros no Wikispecies    
Diretório de espécies