Portal:Dinossauros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualize a página

Bem-vindo(a) ao
Portal dos Dinossauros
Microraptor Restoration.png Styracosaurus BW.jpg Trex Roar.jpg Allosaurus Revised.jpg Brachiosaurus DB.jpg Pachycephalosaurus.jpg Ankylosaurus magniventris reconstruction.png Stegosaurus BW.jpg Gryposaurus-notabilis jconway.png
Microraptor Styracosaurus Tiranossauro Allosaurus Braquiossauro Pachycephalosaurus Anquilossauro Stegosaurus Gryposaurus
Dinossauros ou Dinossáurios (do grego δεινός σαῦρος, que significa "lagarto terrível") constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período triássico até o final do período cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente. O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual. (Leia mais...)
THERIZINOSAURUS.jpg
Ovo de dinossauro

Tyrannosaurus AMNH 5027 (white background).jpg
Esqueleto de Tiranossauro


 ver · editar Artigos selecionados
Triceratops at the Smithsonian.

Tricerátops (nome científico: Triceratops spp.) ou tricerátopo foi um gênero de dinossauro ceratopsídeo, da subfamília Chasmosaurinae. Foi um herbívoro quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo, durante o Maastrichtiano, principalmente na região que é hoje a América do Norte. É um dos últimos gêneros conhecidos de dinossauros não-aviários, e extinguiu-se no evento de extinção do Cretáceo-Paleogeno há 66 milhões de anos atrás. O nome cientifico Triceratops, que significa literalmente "cabeça com três chifres", é derivado do grego τρί - (tri-), que significa "três", κέρας (Keras) que significa "chifre", e ὤψ (ops) que significa "cabeça".

Tinha um grande folho ósseo e três chifres em seu grande corpo de quatro patas, com distantes semelhanças com os atuais rinocerontes. A função do folho e dos três distintivos chifres faciais do tricerátops inspirou longo debate entre cientistas. Tradicionalmente, os três chifres foram vistos como armas de defesa contra predadores. Teorias mais recentes, observando a presença de vasos sanguíneos nos ossos do crânio dos ceratopsídeos, consideram que é mais provável que fossem utilizados principalmente para identificação, no acasalamento e para mostrar disposição de dominância, de forma muito semelhante com as galhadas e os chifres das renas, cabra-das-rochosas e besouros-rinocerontes atuais.

A descoberta do primeiro crânio de Triceratops ocorreu em 1887 em Denver, no estado americano do Colorado. Em 1889, Othniel Charles Marsh fez a nomeação oficial da espécie. Numerosos fósseis foram recolhidos desde então, inclusive um esqueleto completo de um indivíduo. Os cientistas reconhecem atualmente duas espécies distintas do género: Tricetatops horridus e Triceratops prorsus. No passado, outras espécies foram nomeadas por diferentes cientistas, embora de forma inconclusiva. Uma pesquisa publicada em 2010 chegou a sugerir que o Triceratops e o Torosaurus poderiam ser o mesmo gênero e que Torosaurus latus fosse apenas a forma adulta de uma espécie já conhecida de Triceratops, mas em 2012, pesquisadores de Yale refutaram tal suposição, sustentando que os dois eram gêneros separados.

O Triceratops é um dos dinossauros mais facilmente reconhecíveis, e o mais conhecido ceratopsídeo. Sendo bastante conhecidos do público leigo, tendo sido contemporâneo do Tiranossauro. Sua notoriedade se deve a aparições em diversas mídias, em especial a franquia Jurassic Park de Steven Spielberg. Nos Estados Unidos, é um dos símbolos oficiais do estado do Wyoming.


 ver · editar Imagem selecionada
Titanoceratops dinosaur.png
Ilustração mostrando dois Pentaceratops.


 ver · editar Tópicos
 ver · editar Sabia que?

... o Microraptor foi possivelmente um dos poucos dinossauros não-avianos com plena capacidade de voo?

... o Yutyrannus, parente do famoso Tyrannosaurus Rex, foi o maior dinossauro emplumado já descoberto?

... o Sinosaurus foi o primeiro dinossauro descoberto com uma patologia dentária?

... o Sinoceratops é o único dinossauro de chifres da Ásia?

... que o anquilossauro Antarctopelta foi o primeiro dinossauro encontrado na Antártida?


Colabore Categorias
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Dinossauros na Wikipédia!
Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Dinossauros no Wikiquote     Dinossauros no Wikcionário     Dinossauros no Wikinotícias     Dinossauros no Wikisource     Dinossauros no Commons     Dinossauros na Wikiversidade     Dinossauros no Wikilivros    
Citações Definições Notícias Biblioteca Imagens e mídia Recursos de aprendizado Livros didáticos e manuais
Wikiquote-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Wikinews-logo.png
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/DinossaurosWikibooks-logo.png

Dinossauros no Wikispecies    
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg