Portal:Dinossauros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atualize a página

Bem-vindo(a) ao
Portal dos Dinossauros
Microraptor Styracosaurus Tiranossauro Allosaurus Braquiossauro Pachycephalosaurus Anquilossauro Stegosaurus Gryposaurus
Dinossauros ou Dinossáurios (do grego δεινός σαῦρος, que significa "lagarto terrível") constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período triássico até o final do período cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente. O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual. (Leia mais...)

Ovo de dinossauro


Esqueleto de Tiranossauro


 ver · editar Artigos selecionados
Anquilossauro
Anquilossauro

O Anquilossauro (Ankylosaurus do grego "lagarto fundido") é um gênero de dinossauro encouraçado herbívoro que viveu durante o final do período Cretáceo, no território que corresponde hoje à América do Norte. Trata-se de um gênero monotípico descoberto em 1908 por Barnum Brown, cuja única espécie e tipo, é denominada Ankylosaurus magniventris. O nome do gênero vem do grego significa "lagarto fundido" ou "lagarto curvo", e o nome específico significa "grande barriga". Um punhado de espécimes foi escavado até agora, mas um esqueleto completo não foi descoberto. Embora outros membros do clado Ankylosauria sejam representados por um material fóssil mais extenso, o Ankylosaurus é frequentemente considerado o membro arquetípico de seu grupo, apesar de ter algumas características incomuns. Estes animais pesavam entre 7 a 9 toneladas e media cerca de 9 metros de comprimento e 2 metros de altura.

Possivelmente o maior anquilossaurídeo conhecido, estima-se que o Anquilossauro tenha entre 6 e 8 metros de comprimento e tenha pesado entre 4,8 e 8 toneladas. Era quadrúpede, com um corpo largo e robusto. Tinha um crânio largo e baixo, com dois chifres apontando para trás na parte de trás da cabeça, e dois chifres abaixo destes que apontavam para trás e para baixo. Ao contrário de outros anquilossauros, suas narinas estavam voltadas para os lados e não para a frente. A parte da frente das mandíbulas estava coberta por um bico, com fileiras de pequenos dentes em forma de folha mais atrás. Ele estava coberto de placas de armadura, ou osteodermas, com meio-anéis ósseos cobrindo o pescoço, e tinha um grande porrete na ponta de sua cauda. Ossos do crânio e outras partes do corpo foram fundidos, aumentando sua força, e essa característica é a fonte do nome do gênero. (leia mais...)


 ver · editar Imagem selecionada
Ilustração de um Gojirasaurus.


 ver · editar Tópicos
 ver · editar Sabia que?

... o Psittacosaurus tinha umbigo, e que o espécime que preservou essa estrutura é considerado o umbigo mais velho dentre todos os amniotas já descoberto?

... o gênero Micropachycephalosaurus detém o recorde como o nome de dinossauro mais longo já descrito, com 23 letras?

... o Carnotauro era o dinossauro carnívoro com os menores braços em proporção ao corpo, sendo menores até do que os do T. Rex?

... um espécime do gênero Tarbosaurus foi o pivô de um julgamento que levou a uma ampla discussão nos Estados Unidos sobre contrabando de fósseis?

... devido a sua crista peculiar, semelhante a um corte de cabelo pompadour, o dinossauro antártico Cryolophosaurus é apelidado de "Elvisaurus" em referência ao penteado do músico Elvis Presley?


Colabore Categorias
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Dinossauros na Wikipédia!
Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Relacionados
 ver · editar Wikimedia
Dinossauros no Wikiquote     Dinossauros no Wikcionário     Dinossauros no Wikinotícias     Dinossauros no Wikisource     Dinossauros no Commons     Dinossauros na Wikiversidade     Dinossauros no Wikilivros    
Citações Definições Notícias Biblioteca Imagens e mídia Recursos de aprendizado Livros didáticos e manuais
https://pt.wikibooks.org/wiki/Dinossauros

Dinossauros no Wikispecies    
Diretório de espécies