Portal:Dinossauros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Atualize a página

Bem-vindo(a) ao
Portal dos Dinossauros
Alvarezsaurus calvoi.jpg Anchiceratops dinosaur.png Trex Roar.jpg Giganotosaurus BW.jpg Argentinosaurus BW.jpg Pachycephalosaurus.jpg Euoplocephalus BW.jpg Stegosaurus BW.jpg Olorotitan DB.jpg
Alvarezsaurus Anchiceratops Tiranossauro Giganotossauro Argentinossauro Pachycephalosaurus Euoplocephalus Stegosaurus Olorotitan
Dinossauros ou Dinossáurios (do grego δεινός σαῦρος, que significa "lagarto terrível") constituem um grupo de diversos animais membros do clado e da superordem dos arcossauros, acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e trinta e cinco milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período triássico até o final do período cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas. A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente. O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual. (Leia mais...)
THERIZINOSAURUS.jpg
Ovo de dinossauro

Tyrannosaurus AMNH 5027 (white background).jpg
Esqueleto de Tiranossauro


Artigos selecionados

Albertossauro

Albertossauro (Albertosaurus sp., que significa "lagarto de Alberta", no Canadá) foi um género de dinossauro carnívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media cerca de 9 metros de comprimento, 3,7 metros de altura e pesava em torno de 4 toneladas. O albertossauro viveu na América do Norte e foi descoberto no ano de 1884 por Joseph Burr Tyrrell em Alberta, no Canadá, local ao qual deve seu nome.

Fazia parte da família Tyrannosauridae, e possuía as características principais do grupo: mandíbula provida de dezenas de dentes, cabeça grande e braços reduzidos, cada um terminando com dedos providos de garras. Embora fosse grande, era muito ágil e veloz, superando os 57 km/h. Existe certo desacordo na comunidade científica sobre o real número de espécies representadas no gênero Albertosaurus: alguns afirmam que era apenas uma (o A. sarcophagus), enquanto outros consideram o Gorgosaurus libratus como a segunda espécie do género (o Albertosaurus libratus).

Era um caçador de emboscada. Esperava que uma presa passasse, avaliava sua distância, e então lançava-se sobre ela com força impressionante. Atacava geralmente Anatotitans e Chasmossauros. Graças a sua velocidade, podia perseguir suas presas por um bom percurso. Acredita-se que pode ter sido o maior predador da cadeia alimentar em seu ecossistema local. Ainda que fosse relativamente grande para um terápode, o albertossauro era muito menor que seu famoso parente, o tiranossauro, provavelmente pesando o mesmo que um rinoceronte moderno.

Imagem selecionada

Tópicos

Sabia que?

... que o anquilossauro Antarctopelta foi o primeiro dinossauro encontrado na Antártida?

... que apesar de ser um dos dinossauros mais conhecidos, um esqueleto completo de Triceratops jamais foi encontrado?

... que os dinossauros polares poderiam ter caminhado para a Austrália, porque durante o início do Cretáceo o continente da Austrália ainda estava ligado à Antártida?

... que os únicos fósseis sobreviventes do Aegyptosaurus foram destruídos em um bombardeio de 1944 em Munique, Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial?

... que os restos fósseis da espécie de dinossauro Aralosaurus foram encontrados no Cazaquistão depois que o Mar de Aral começou a encolher significativamente?

Colabore Categorias
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Dinossauros na Wikipédia!
Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Relacionados

Wikimedia

Dinossauros no Wikiquote     Dinossauros no Wikcionário     Dinossauros no Wikinotícias     Dinossauros no Wikisource     Dinossauros no Commons     Dinossauros na Wikiversidade     Dinossauros no Wikilivros    
Citações Definições Notícias Biblioteca Imagens e mídia Recursos de aprendizado Livros didáticos e manuais
Wikiquote-logo.svg
Wiktionary-logo-en.svg
Wikinews-logo.png
Wikisource-logo.svg
Commons-logo.svg
Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/DinossaurosWikibooks-logo.png

Dinossauros no Wikispecies    
Diretório de espécies
Wikispecies-logo.svg