Ankylosauridae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAnkylosauridade
Ocorrência: 125–65 Ma
Ankylozaur (Ankylosaurus) - JuraPark Baltow (1).JPG

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Ornithischia
Subordem: Thyreophora
Infraordem: Ankylosauria
Família: Ankylosauridae
Brown, 1908

Ankilosauridae é uma família de dinossauros ornitísquios caracterizados por possuírem armaduras corpóreas providas de grossos espinhos e uma clava de fortes ossos fundidos na cauda, que era usada como arma de defesa contra predadores; a força infligida por um golpe dessa clava chegava a 2 toneladas de força, suficiente para arrebentar o osso da perna de qualquer predador. Muito fortes, dificilmente eram abatidos. Sua barriga era a única parte desprotegida de seu corpo. Se um predador quisesse vencer, deveria fazer o anquilossaurídeo expor seu ventre.

O corpo dos anquilossauros os transformavam em perfeitas armas de combate, sendo que em alguns casos até as pálpebras dos olhos eram "blindadas" por uma espécie de persiana óssea. Em combate, dois machos ameçariam um ao outro com suas caudas.

Os anquilossaurídeos descendem de uma outro família de dinossauros blindados, chamada nodossaurídae. Os nodossaurídeos viveram durante o período Jurássico; também tinham uma grossa couraça em suas costas, com mais e maiores espinhos. Não possuíam a clava na cauda, e eram menores do que os anquilosaurídeos.

Taxonomia[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ankylosauridae