Tacuinum sanitatis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tacuinum Sanitatis)
Uma ilustração do Tacuinum sanitatis
Ilustração da obra Tacuinum Sanitatis

O Tacuinum sanitatis (algumas vezes Taccuinum sanitatis)[1] é um livro medieval sobre o bem-estar, baseado no Taqwim al sihha تقويم الصحة (Tábuas da Saúde), um tratado médico árabe de Ibn Butlan;[2] existem várias versões em latim, com manuscritos profusamente ilustrados.

Ainda que descreva com detalhe as propriedades benéficas e prejudiciais dos alimentos e plantas, ele é muito mais que um herbário, pois inclui amplas secções sobre a respiração, o exercício, o descanso e saúde mental,[3] citando explicitamente os seis elementos essenciais para o bem-estar:

  • comida e bebida suficientes com moderação,
  • ar fresco,
  • alternâncias de atividade e descanso,
  • alternâncias de sono e vigília,
  • secreções e excreções de humores e, finalmente
  • os efeitos dos estados de espírito.

O Taccuinum foi muito popular na Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média; uma indicação de sua popularidade está no uso da palavra taccuino no italiano moderno para referir-se a qualquer manual ou livro de bolso.

Além de sua importância para o estudo da medicina medieval, o Taccuinum também é de interesse para o estudo da agricultura; por exemplo, a primeira imagem em que se pode identificar uma cenoura — uma planta moderna — é encontrado nele.

Referências

  1. Forbes, Andrew ; Henley, Daniel; Henley, David (2013). 'Tacuinum Sanitatis' in: Health and Well Being: A Medieval Guide. Chiang Mai: Cognoscenti Books. ASIN:B00DQ5BKFA
  2. E. Wickersheimer, "Les Tacuini Sanitatis et leur traduction allemande par Michel Herr", Bibliothèque d'Humanisme et Renaissance 12 1950:85-97.
  3. Brucia Witthoft, The Tacuinum Sanitatis: A Lombard Panorama Gesta 17.1 (1978:49-60) p 50.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tacuinum sanitatis
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.