Descanso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Descanso
Bandeira de Descanso
Brasão de Descanso
Bandeira Brasão
Hino
Fundação Não disponível
Gentílico Não disponível
Localização
Localização de Descanso
Localização de Descanso em Santa Catarina
Descanso está localizado em: Brasil
Descanso
Localização de Descanso no Brasil
26° 49' 34" S 53° 30' 06" O26° 49' 34" S 53° 30' 06" O
Unidade federativa  Santa Catarina
Mesorregião Oeste Catarinense
Microrregião São Miguel do Oeste
Distância até a capital Não disponível
Características geográficas
Área 286,67 km²
População 8 356 hab. 2004
Densidade 29,15 hab./km²
Altitude 552 m
Clima subtropical úmido
Fuso horário UTC−3
Página oficial

Descanso é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º49'34" sul e a uma longitude 53º30'06" oeste, estando a uma altitude de 552 metros. Sua população estimada em 2004 era de 8.356 habitantes.

Possui uma área de 286,67 km².

Descanso destaca-se na economia pela agricultura, tendo maior parte de seu território rural. Antes de sua emancipação com o atual nome, era chamado de Nova Polônia ou Vila Polonesa. Tão presente foi a influência polonesa que as principais avenidas da cidade têm o nome de habitantes de origem polonesa. Hoje, no entanto, a maioria da população descansense tem origem italiana.

Razões do nome[editar | editar código-fonte]

O nome Descanso, segundo a versão oficial, é originário da passagem da Coluna Prestes e seu descanso à beira do Rio Macaco Branco, que cruza o centro da cidade.

Turismo[editar | editar código-fonte]

O nome da cidade remonta ao ano de 1925: A Coluna Prestes avança pelo país. Às margens do Rio Arroio Macaco, interrompe a marcha para descansar. Hoje, na Praça Francisco Masure, é possível visitar o Monumento ao líder comunista Luís Carlos Prestes e a sua esposa Olga Benário. Outro monumento de destaque é o Cristo-Rei que, do alto do Morro do Cristo, pode ser avistado de qualquer ponto do município. A estátua, com 12 m de altura, esculpida em concreto, foi construída em 1949. Na época, era a terceira maior do Brasil. A queda d'água de Salto Formoso, situada na divisa com Belmonte, é outro atrativo turístico. Descanso dispõe de apenas um hotel e três campings.

Cristo redentor[editar | editar código-fonte]

O Monumento do Cristo Redentor foi construído pelo casal Alfredo e Eliza Staege,de Guaporé,Rio Grande do Sul. A grande estátua de concreto tem nove metros de altura e pesa 30 toneladas.

A inauguração deste monumento, cartão postal da cidade, realizou-se solenemente às 10 horas do dia 9 de outubro de 1949.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.