Itapiranga (Santa Catarina)




| |||
---|---|---|---|
Município do Brasil | |||
Símbolos | |||
| |||
Hino | |||
Lema | Progresso e União | ||
Gentílico | itapiranguense | ||
Localização | |||
Localização de Itapiranga em Santa Catarina | |||
Localização de Itapiranga no Brasil | |||
Mapa de Itapiranga | |||
Coordenadas | |||
País | Brasil | ||
Unidade federativa | Santa Catarina | ||
Municípios limítrofes | Tunápolis, São João do Oeste, Barra do Guarita, Pinheirinho do Vale, Caiçara, Derrubadas , El Soberbio (Argentina) e San Pedro (Argentina) | ||
Distância até a capital | 800 km | ||
História | |||
Fundação | 30 de dezembro de 1953 (69 anos) | ||
Administração | |||
Prefeito(a) | Alexandre Ribas (PP, 2021 – 2024) | ||
Características geográficas | |||
Área total [1] | 280,116 km² | ||
População total (estimativa IBGE/2018[2]) | 16 736 hab. | ||
Densidade | 59,7 hab./km² | ||
Clima | Subtropical | ||
Altitude | 206 m | ||
Fuso horário | Hora de Brasília (UTC−3) | ||
Indicadores | |||
IDH (PNUD/2010[3]) | 0,775 — alto | ||
• Posição | SC: 39º | ||
PIB (IBGE/2008[4]) | R$ 512 356,511 mil | ||
PIB per capita (IBGE/2008[4]) | R$ 32 345,74 |
Itapiranga é um município brasileiro localizado no extremo-oeste do estado de Santa Catarina, Região Sul do país.
Toponímia[editar | editar código-fonte]
"Itapiranga" é um vocábulo de origem tupi: significa "pedra vermelha", através da junção de itá (pedra) e pyranga (vermelha)[5].
História[editar | editar código-fonte]
Itapiranga nasceu da ideia dos dirigentes da Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, de criar um núcleo de colonização para germânicos católicos na década de 1920. Depois de percorrer 150 quilômetros em embarcações rústicas, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai, os desbravadores, chefiados pelo missionário padre Max Von Lassberg, chegaram a Porto Novo, que, em 10 de abril de 1926, se transformaria em Itapiranga.
Geografia[editar | editar código-fonte]
Itapiranga localiza-se na latitude 27º10'8" Sul e longitude 53º51'44" oeste, estando a uma altitude de 206 metros. Possui uma área territorial de 286,16 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 16 736[2] habitantes.
Economia[editar | editar código-fonte]
A base da economia, que já foi calcada na extração da madeira, é, hoje, a agropecuária e a agricultura, com destaque para o cultivo de milho, soja, trigo e tabaco, além da criação de aves, suínos e principalmente o gado de leite. A diversificação econômica se firma com a instalação de indústrias frigoríficas e com a maior festa do município, a Oktoberfest, sendo a cidade o berço nacional da festa.
Esporte[editar | editar código-fonte]
No esporte, Itapiranga se destaca no Moleque Bom de Bola, onde já ficou 5 vezes campeão estadual, quatro no masculino (2003, 2004, 2007 e 2010) e duas no feminino (2002 e 2008). Há, também, o Clube de Patinação Danúbio Azul, um dos clubes de patinação mais importantes do estado, que é reconhecido tanto por seu grupo de show que realiza apresentações em toda a região Sul do Brasil e também por patinadores que competem em campeonatos estaduais, nacionais e até convocações para campeonatos internacionais. No futebol se destaca o Clube amador da cidade Esporte Clube Cometa, que levou o titulo de campeão estadual de amadores Fase Oeste no ano de 1990, 2007 e 2009. No ano de 2009 ficou campeão da fase geral estadual do campeonato estadual de amadores. No ano de 2010, se destaca por ter sediado na cidade de Itapiranga, o Sul-Brasileiro de Futebol Amador, onde o time ficou Vice-Campeão.
Religião[editar | editar código-fonte]
Religião[6] | % |
---|---|
Catolicismo | 94,7 |
Protestantismo | 4,4 |
Espiritismo | 0,2 |
Sem religião | 0,5 |
Referências
- ↑ IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
- ↑ a b «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 31 de outubro de 2018
- ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil» (PDF). Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 3 de agosto de 2013
- ↑ a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010
- ↑ NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. 2005. 463 p.
- ↑ cidades.ibge.gov.br https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/itapiranga/pesquisa/23/22107?detalhes=true. Consultado em 27 de abril de 2019 Em falta ou vazio
|título=
(ajuda)
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Lista de prefeitos de Itapiranga
- Lista de municípios de Santa Catarina por data de criação
- Lista de municípios de Santa Catarina por população