Ugli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frutas cítricas.

Ugli é uma fruta híbrida do grupo dos cítricos. Acredita-se que é um híbrido entre a toranja e a tangerina, ainda que outras fontes apontam que é um híbrido entre a tangerina e o pomelo.[1] No primeiro caso, o seu nome científico seria Citrus reticulata x Citrus paradisi. A fruta é originária da Jamaica, e a cidade onde primeiro se produziu é Brown's Town em 1924.

Aparência[editar | editar código-fonte]

O ugli é muito semelhante um pomelo, mas ligeiramente maior, e com uma forma menos definida: enquanto que a laranja ou o pomelo são esféricos ou geoides, a grossa casca do ugli faz com que a sua forma seja mais "imperfeita". A sua casca é muito grossa, rugosa, e com uma cor verde ou amarela. Como o restante dos cítricos, o interior está recoberto por uma película branca, que guarda no interior uma série de uma dúzia de seções independentes porém ligadas, de cor laranja. O seu sabor é bem mais doce, como o da tangerina.

Produção e distribuição[editar | editar código-fonte]

O ugli é uma fruta sazonal, que produz de Dezembro até Abril[2], e que se distribui tanto na América do Norte como na Europa. UGLI® é uma marca registrada por Cabel Hall Citrus Ltd., que se usa em boa parte do mundo como nome da fruta.

Referências

  1. The Kitchn. «What is an ugli fruit?» (em inglês). The Kitchn. Consultado em 7 de agosto de 2013 
  2. Sara Ipatenco. «What Are the Health Benefits of Ugli Fruit?» (em inglês). Demand Media. Consultado em 6 de agosto de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]