Rúcula

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaRúcula
Eruca sativa
Eruca sativa
Classificação científica
Super-reino: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Brassicales
Família: Brassicaceae
Género: Eruca
Espécie: E. sativa
Nome binomial
Eruca sativa
Mill.

A rúcula (Eruca sativa) – também conhecida como mostarda-persa – é uma verdura da mesma família que a mostarda, Brassicaceae, originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. Adapta-se a clima fresco, nem quente nem frio. Tem sabor muito forte, picante e amargo. É muito utilizada na Itália. No Brasil, a sua utilização começou nos estados do sul, mas é atualmente conhecida no país inteiro.

Preparada crua, em saladas, ou refogada, serve para complementar refeições, devido ao seu sabor forte, capaz de neutralizar o de outros alimentos.

Com propriedades estimulantes do apetite, é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C e sais minerais, principalmente de cálcio e ferro. Contém também ômega 3, mas é pobre em calorias.


Descrição[editar | editar código-fonte]

Eruca vesicaria é uma planta anual que cresce de 20 a 100 cm de altura. As folhas pinadas são profundamente lobuladas com quatro a dez pequenos lobos laterais e um grande lobo terminal. As flores têm 2 a 4 cm de diâmetro, dispostas em um corímbulo, com a estrutura típica da flor Brassicaceae. As pétalas são branco-creme com veias roxas e os estames amarelos. O fruto é uma siliqua (vagem) de 12–25 mm (0,5–1,4 pol.) De comprimento com bico apical, contendo várias sementes (comestíveis). A espécie possui um número cromossômico de 2n = 22.

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Eruca sativa
Ícone de esboço Este artigo sobre rosídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.