Portal:Relações internacionais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Principal   Tópicos  
Portal das Relações Internacionais
Globe centered in Cape Verde (globe location map scheme).svg


 ver · editar Introdução

As Relações Internacionais, comumente abreviadas como RI ou REL, visam ao estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes atores do Sistema Internacional (SI). Entre os atores internacionais, destacam-se os Estados, além das empresas transnacionais, as organizações intergovernamentais (OIG), as organizações não-governamentais, opiniões públicas. Pode se focar tanto na política externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais, como nos fenômenos internacionais.

Recarregue o conteúdo desta página


 ver · editar Artigos selecionados
Serbia USA Locator.svg

As relações entre Estados Unidos e Sérvia referem-se as relações bilaterais entre os governos da Sérvia e dos Estados Unidos. Foram estabelecidos pela primeira vez em 1882. De 1918 a 2006, os Estados Unidos mantiveram relações com o Reino da Iugoslávia, com a República Socialista Federativa da Iugoslávia e com a Sérvia e Montenegro, dos quais a Sérvia é considerada o Estado sucessor legal.

Durante a dissolução da Iugoslávia, os Estados Unidos se envolveram em conflitos combativos e econômicos, particularmente com a Sérvia, conhecida na época como República Federal da Iugoslávia (um dos sucessores da República Socialista Federativa da Iugoslávia). Os Estados Unidos impuseram sanções e encabeçaram uma campanha de bombardeios da OTAN da Iugoslávia em 1999. Ao longo do período de conflito na década de 1990, outra onda de emigração sérvia se seguiu e muitos refugiados sérvios se mudaram para os Estados Unidos. Na década de 2000, as relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a Iugoslávia foram restauradas, porém seriam alteradas quando Montenegro se separou em 2006, após o qual a Sérvia foi o Estado sucessor para continuar as relações anteriormente detidas pela República Federal da Iugoslávia. Em 2008, a Assembleia do Kosovo declarou unilateralmente a independência da Sérvia. (leia mais...)


 ver · editar Sabia que?

... que a Áustria (imagem) foi dividida e ocupada pelas forças aliadas de 1945 até 1955?

... que a Paz de Westphalia encerrou formalmente a Guerra dos Trinta Anos em 1648 e criou uma base para a autodeterminação nacional que continua até os dias atuais?

... que a Finlândia lutou lado a lado com a Alemanha nazista na Guerra de Continuação e depois contra ela na Guerra da Lapônia?

... que a Rússia e o Japão foram incapazes de assinar um tratado de paz depois da Segunda Guerra Mundial e os assuntos permanecem não resolvidos?

... que na Guerra Russo-Japonesa a vitória dos militares japoneses surpreendeu os observadores mundiais e transformou o equilíbrio de poder na Ásia Oriental?

... que a Crise dos Mísseis Cubanos foi transmitida pela televisão em todo o mundo e foi o período mais próximo que a Guerra Fria chegou de uma guerra nuclear em grande escala?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
The Peace Palace
O Palácio da Paz é um edifício situado em Haia, Países Baixos. É frequentemente chamada de sede do direito internacional porque abriga a Corte Internacional de Justiça (que é o principal órgão judicial das Nações Unidas), a Corte Permanente de Arbitragem, a Academia de Direito Internacional de Haia e a extensa Biblioteca do Palácio da Paz. Além de hospedar essas instituições, o Palácio é também um local regular para eventos especiais na política e no direito internacional.

Crédito: Lybil BER


 ver · editar Mapa

WWI-re.png


Mapa do mundo mostrando os participantes da Primeira Guerra Mundial: em verde a Tríplice Entente e Aliados (alguns entraram na guerra ou desistiram mais tarde); em laranja as Potências Centrais, e em cinza os países neutros.



 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com relações internacionais na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.