Portal:Relações internacionais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Principal   Tópicos  
Portal das Relações Internacionais
Globe centered in Cape Verde (globe location map scheme).svg


Introdução

As Relações Internacionais, comumente abreviadas como RI ou REL, visam ao estudo sistemático das relações políticas, econômicas e sociais entre diferentes atores do Sistema Internacional (SI). Entre os atores internacionais, destacam-se os Estados, além das empresas transnacionais, as organizações intergovernamentais (OIG), as organizações não-governamentais, opiniões públicas. Pode se focar tanto na política externa de determinado Estado, quanto no conjunto estrutural das interações entre os atores internacionais, como nos fenômenos internacionais.

Recarregue o conteúdo desta página


Artigos selecionados

Satirical map of Europe, 1877.jpg

A Questão Oriental (ou Questão do Oriente) pode ser definida como o conjunto de problemas políticos e diplomáticos causados pela decadência do Império Otomano e dos interesses das grandes potências em algumas de suas regiões. A expressão não se aplica a qualquer problema particular, mas inclui uma variedade de questões levantadas durante os séculos XVIII, XIX e XX, incluindo a instabilidade no território europeu governado pelo império dos sultões. A Questão gerou incertezas sobre o futuro do decadente Império Otomano (o "velho doente da Europa") e os problemas internacionais gerados por sua desintegração, como as disputas entre as grandes potências europeias pelos territórios turcos no Oriente Médio, no Norte da África, nos Bálcãs e no Cáucaso.

A Questão é normalmente datada em 1774, quando a Guerra Russo-Turca de 1768-1774 terminou em derrota para os otomanos. A partir do momento em que a dissolução do Império Otomano passou a ser considerada iminente, as potências europeias passaram a se envolver em uma luta para salvaguardar o seu poder militar, estratégico e interesses comerciais nos domínios otomanos. A Rússia Imperial tentava beneficiar da queda otomana expandindo-se pelos Bálcãs e pelo Cáucaso e procurando ter acesso às "águas quentes" do Mediterrâneo; por outro lado, a Áustria e o Reino Unido consideravam que a preservação do Império era do seu interesse, para impedir a expansão russa e, no caso da Áustria, para impedir a sublevação dos eslavos do sul que viviam sob o seu domínio, enquanto a posição da França mudou várias vezes ao longo dos séculos. Por fim, a Alemanha tinha como objetivo controlar economicamente o Império Otomano e se expandir para a Ásia Ocidental, no âmbito da política Drang nach Osten. A Questão do Oriente foi encerrada logo após a Primeira Guerra Mundial, que resultou no colapso do Império Otomano. (ler mais...)

Sabia que?

... que a Áustria (imagem) foi dividida e ocupada pelas forças aliadas de 1945 até 1955?

... que a Paz de Westphalia encerrou formalmente a Guerra dos Trinta Anos em 1648 e criou uma base para a autodeterminação nacional que continua até os dias atuais?

... que a Finlândia lutou lado a lado com a Alemanha nazista na Guerra de Continuação e depois contra ela na Guerra da Lapônia?

... que a Rússia e o Japão foram incapazes de assinar um tratado de paz depois da Segunda Guerra Mundial e os assuntos permanecem não resolvidos?

... que na Guerra Russo-Japonesa a vitória dos militares japoneses surpreendeu os observadores mundiais e transformou o equilíbrio de poder na Ásia Oriental?

... que a Crise dos Mísseis Cubanos foi transmitida pela televisão em todo o mundo e foi o período mais próximo que a Guerra Fria chegou de uma guerra nuclear em grande escala?


Categorias

Imagem selecionada

European Parliament
O Parlamento Europeu é a instituição parlamentar diretamente eleita da União Europeia (UE). O Parlamento é composto por 751 membros, que representam o segundo maior eleitorado democrático do mundo (depois do Parlamento da Índia) e o maior eleitorado democrático transnacional do mundo. É eleito diretamente a cada cinco anos por sufrágio universal desde 1979.

Mapa

WWI-re.png


Mapa do mundo mostrando os participantes da Primeira Guerra Mundial: em verde a Tríplice Entente e Aliados (alguns entraram na guerra ou desistiram mais tarde); em laranja as Potências Centrais, e em cinza os países neutros.



Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com relações internacionais na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.