Portal:Guerra Fria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Guerra Fria

Coldwar.png

A Guerra Fria foi o período compreendido entre 1945 a 1991 que consistiu em um estado contínuo de conflito político, tensão militar, guerras por procuração e competição econômica entre o mundo comunista - principalmente a União Soviética e os seus Estados satélites e aliados - e as potências do mundo ocidental, principalmente os Estados Unidos e seus aliados. Apesar das principais forças militares envolvidas nunca envolverem-se em uma grande batalha entre si; manifestaram o conflito mediante alianças militares, implantações estratégicas de força, ajuda extensiva para os Estados considerados vulneráveis, guerras por procuração, propaganda, espionagem, corrida armamentista convencional e nuclear, recursos para nações neutras, rivalidade nos eventos desportivos e competições tecnológicas como a corrida espacial.


Artigos selecionados

As Revoluções de 1989, Outono das Nações, colapso do comunismo, Revoluções do Leste Europeu ou queda do comunismo são os nomes dados a uma onda revolucionária que varreu a Europa Central e Oriental no final de 1989, terminando na derrubada do modelo soviético dos Estados comunistas no espaço de poucos meses. Os nomes para esta série de eventos, datam das Revoluções de 1848, também conhecidas como "A Primavera das Nações".


Os eventos da revolução sem derramamento de sangue, tiveram início em Polônia, prosseguiu na Hungria, e em seguida, levou a uma onda de revoluções majoritáriamente pacíficas na Alemanha Oriental, Tchecoslováquia e Bulgária. A Roménia foi o único país do bloco do Leste, que derrubou o regime comunista violentamente e executou o seu chefe de Estado. Os Protestos na Praça da Paz Celestial de 1989 não conseguiram mudanças políticas na China. Na Eslovénia, então parte da antiga Iugoslávia, o mesmo processo teve início na Primavera de 1988, mas teve pouca influência sobre o desenvolvimento em outros países socialistas, com exceção de vizinha Croácia.

Os eventos subsequentes que continuaram em 1990 e 1991 são, por vezes também referido como uma parte das revoluções de 1989. A Albânia e Iugoslávia abandonaram o comunismo, entre 1990 e 1991, a última dividida em cinco estados sucessores em 1992: Eslovênia, Croácia, República da Macedônia, Bósnia e Herzegóvina e República Federal da Iugoslávia (incluindo Sérvia e Montenegro). A União Soviética foi dissolvida até o final de 1991, resultando na Rússia e 14 novas nações que declararam sua independência da União Soviética: Armênia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estônia, Geórgia, Letônia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Uzbequistão. O impacto foi sentido em dezenas de países socialistas. O socialismo foi abandonado em países como a Camboja, Etiópia, e Mongólia. O colapso do comunismo levaram os especialistas a declarar o fim da Guerra Fria.

Reformas na Europa Oriental, bem como as da China e da Vietnã, começaram a abraçar o capitalismo. Os acontecimentos em 1989-1991, mudaram dramaticamente o equilíbrio de poder mundial e marcou (com o subsequente colapso da União Soviética), o fim da Guerra Fria e o início de uma nova era, a Nova Ordem Mundial.


Biografias selecionadas

Official Portrait of President Reagan 1981.jpg

Ronald Wilson Reagan (Tampico, Illinois, 6 de Fevereiro de 1911Los Angeles, 5 de Junho de 2004) foi um ator e político estadunidense, 33º governador da Califórnia e 40º presidente dos Estados Unidos.

Nascido em Illinois, Reagan mudou-se para Los Angeles, Califórnia na década de 1930, onde trabalhou como ator e se tornou presidente da Screen Actors Guild (SAG), e porta-voz da General Electric (GE). Sua carreira política tem suas origens durante seu trabalho para a General Eletric. Originalmente membro do Partido Democrata, Reagan mudou para o Partido Republicano em 1962, tendo na época 51 anos de idade, creditando tal mudança às posições cada vez mais esquerdizantes do Partido Democrata, afirmando que o Partido Democrata o havia abandonado, ao deixar de ser o partido de Thomas Jefferson, Andrew Jackson e Grover Cleveland para se tornar o partido de Karl Marx, Vladimir Lênin, e Josef Stálin.

Após realizar o seu famoso discurso A Time for Choosing, em apoio à candidatura de Barry Goldwater à presidência dos Estados Unidos em 1964, Reagan tornou-se um fenômeno no Partido Republicano, ganhando forte apoio entre os eleitores do partido e sendo persuadido a candidatar-se ao cargo de Governador da Califórnia. Foi eleito para o cargo dois anos depois, em 1966, e reeleito em 1970. Em 1968 e 1976, Reagan participou das primárias republicanas para escolha do candidato do partido à presidência, sendo derrotado em ambas as oportunidades. No entanto, em 1980 Reagan finalmente foi escolhido como candidato republicano e, logo após, elegeu-se presidente dos Estados Unidos, tornando-se o mais velho a ser eleito para o cargo (69 anos e 349 dias).

Como presidente, Reagan implementou uma série de ousadas iniciativas econômicas e novas políticas. Sua política de recuperação econômica através do estímulo à oferta (supply-side economics), popularmente conhecida como "Reaganomics", incluiu medidas de desregulamentação e cortes de impostos, implementadas já no seu primeiro ano de mandato em 1981.




Mapa

Cold War Map 1980.svg
  
  
×
  
  
  
×
  
  
×
Membros da OTAN Outros aliados dos Estados Unidos Grupos armados antisocialistas Membros do Pacto de Varsóvia Países socialistas aliados da União Soviética Outros aliados da União Soviética Grupos armados socialistas China Popular e seus aliados Países Neutros Outros conflitos

Imagem selecionada

Bruce Crandall's UH-1D.jpg

Um helicóptero Bell UH-1D decola depois de aterrissar a infantaria dos EUA em uma missão de busca durante a Guerra do Vietnã.

Citações

--Winston Churchill (1874-1965), antigo primeiro-ministro do Reino Unido.

"Sinews of Peace", discurso em 5 de março de 1946 no Westminster College em Fulton.


Sabia que?

... que o Relógio do Juízo Final tem sido mantido desde 1947 pelo Conselho Diretor do Boletim dos Cientistas Atômicos da Universidade de Chicago?

... que o Artigo X, formalmente foi intitulado "As Fontes de Conduta Soviética?" O artigo descreve os conceitos que se tornariam a base da política estadunidense na Guerra Fria e foi publicado na Foreign Affairs em 1947?

... que durante a Guerra Fria, a Índia tentou manter sua neutralidade e foi um dos membros fundadores do Movimento Não-Alinhado?

... que Stanislav Petrov foi um tenente-coronel do Exército Soviético que possivelmente evitou uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética em 1983?

... que o Burya era um míssil de cruzeiro tri-sônico intercontinental projetado pelo departamento de design Lavochkin?


Categorias

Selecione [+] para visualizar as subcategorias


Tarefas

Por onde começar...


Coisas a fazer:

Criar, melhorar e expandir artigos, categorias e predefinições, além de carregar imagens e mapas no Wikimedia Commons relacionados com a Guerra Fria.


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


Temas


Portais relacionados

Wikimedia

Guerra Fria no Wikinotícias     Guerra Fria no Wikiquote     Guerra Fria no Wikilivros     Guerra Fria no Wikisource     Guerra Fria no Wikcionário     Guerra Fria na Wikiversidade     Guerra Fria no Wikivoyage     Guerra Fria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Guerra_FriaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Guerra_FriaCommons-logo.svg