Portal:Capitalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Portal:Capitalismo

O Portal do Capitalismo

Capitalismo é um sistema econômico de trocas voluntárias em que os modos de produções o comércio, as indústrias e os meios de produção são de propriedade privada. Essas empresas privadas são geralmente operadas por lucro, mas podem ser operadas como uma organização sem fins lucrativos. As características centrais do capitalismo incluem propriedade privada, acumulação de capital, e mercados competitivos, e trabalho assalariado. Em uma economia capitalista, as partes de uma transação tipicamente determinam os preços pelos quais ativos, bens e serviços são trocados.

O papel do intervencionismo, regulação e o alcance do Estado na economia determinam o grau de concorrência, quanto mais o Estado é ativo na economia, menos ela é competitiva, dependendo do tamanho de inchaço do Estado podem existir diferentes modelos de variantes do capitalismo, podendo até mesmo o Estado ter controle de uma empresa, o que não significa que ela seja de fato capitalista. Muitos Economistas, economistas políticos, e historiadores observaram que apenas o modelo laissez-faire é de fato capitalista, mas outros Economistas, economistas políticos, e historiadores observaram diferentes perspectivas em sua análise sobre o capitalismo e reconheceram várias variantes ou até formas. Estes incluem o capitalismo corporativo, capitalismo de camaradagem, capitalismo do bem-estar, "terceiro caminho", Democracia social e o capitalismo de estado. Cada modelo de variante empregou diferentes grau de dependência de mercados livres, propriedade pública, obstáculos à livre concorrência e inclusão de políticas sociais sancionadas pelo Estado.

A medida em que diferentes mercados são livres, bem como as regras que definem a propriedade privada, a economia se auto-regula, já que se trata de pessoas interagindo entre si, sem a necessidade do Estado intervir, muitos economistas acusam o Estado ao regular ou intervir de atrapalhar o capitalismo. Muitos Estados têm uma economia mista, que combina elementos do capitalismo e economias planejadas centralmente. O capitalismo existiu sob muitas formas de governo, em diferentes momentos, lugares e culturas. Após a extinção do feudalismo, os sistemas capitalistas mistos tornaram-se dominantes no mundo ocidental e continuam a se espalhar.

Artigo selecionado

=
No final da década de 1970, Hong Kong se estabeleceu como um grande entreposto entre o mundo e a China. A cidade tornou-se um importante centro comercial e centro financeiro e é considerada uma cidade mundial e uma das oito cidades Alpha+. Ela ficou em quinto lugar no 2014 Global Cities Index após Nova York, Londres, Tóquio e Paris. A cidade tem uma das maiores rendas per capita do mundo e a mais severa desigualdade de renda entre as economias avançadas. Tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano e está altamente classificado no Relatório de Competitividade Global. Hong Kong é o terceiro centro financeiro mais importante depois de Nova York e Londres. A economia de serviços, caracterizada pela baixa tributação e pelo livre comércio, foi considerada uma das políticas econômicas mais laissez-faire do mundo, e a moeda, o dólar de Hong Kong, é a 13ª moeda mais negociada do mundo.
Mais artigos selecionados Leia mais...

Imagem destacada

Comparação do sistema capitalista com fascismo, socialismo e comunismo.

Biografia selecionada

MisesLibrary.jpg
Ludwig Heinrich Edler von Mises (Alemão: [ˈluːtvɪç fɔn ˈmiːzəs]; 29 de Setembro de 1881 – 10 de Outubro de 1973) foi um filósofo, economista, sociólogo e liberal clássico da Escola Austríaca. Mises escreveu e lecionou extensivamente em nome do liberalismo clássico. Ele se tornou uma figura proeminente do pensamento econômico na Escola Austríaca e é mais conhecido por seu trabalho em praxeologia, um estudo da escolhas e ações humanas. Temendo uma tomada nazista da Suíça, onde ele estava vivendo na época, Mises emigrou para os Estados Unidos em 1940. O pensamento de Mises exerceu influência significativa sobre o movimento libertário nos Estados Unidos desde meados do século XX. O Instituto Ludwig von Mises foi fundada nos Estados Unidos para continuar seus ensinamentos.


Citação selecionada

Portais relacionados

Capitalismo notícia

Wikinews logoNotícias Capitalistas/Notícias de negócios Portal:Negócios e economia/Notícias de negócios/Wikinews

Você sabia

Coisas que você pode fazer

Categorias

WikiProjects relacionados

Tópicos capitalistas

Capitalismo .. Propriedade privada .. Modo de produção capitalista .. Laissez-faire .. Ludwig Von Mises .. Murray N. Rothbard .. Liberdade econômica .. Adam Smith .. Dinheiro .. Ronald Reagan .. Capitalismo americano .. Críticas ao socialismo .. Patente .. A Riqueza das Nações .. Capitalismo corporativo .. Capitalismo democrático .. Milton Friedman

Wikimedia associada

Purgar cache do servidor