Portal:União Soviética

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Portal:URSS)
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

The coat of arms of the Soviet Union. A yellow hammer and sickle over the world, with ears of wheat around it. There is a rising Sun under the world, and a ribbon around the wheat. A red five-pointed star is above the world.

Bem-vindo ao

Portal da União Soviética


Portal da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

Bandeira

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (em russo: Союз Советских Социалистических Республик, transl. Saiúz Saviétskikh Satsialistítcheskikh Riespúblik), também conhecida pela sigla URSS, foi um país de proporções continentais, que cobria praticamente um sexto das terras emersas do planeta, fundado em 30 de dezembro de 1922 pela reunião dos países que formavam o antigo Império Russo, na Europa e na Ásia. O número de repúblicas que o constituíram variou ao longo do tempo, mas foi de quinze durante a maior parte da existência do país. A União Soviética (nome mais curto pelo qual era habitualmente conhecida) foi uma das duas superpotências durante a Guerra Fria. A União dissolveu-se oficialmente em 26 de dezembro de 1991.

Union of Soviet Socialist Republics (orthographic projection)-Flag version.svg

A União Soviética foi um Estado de partido único governado pelo Partido Comunista desde a sua fundação até 1990. Embora a URSS fosse tecnicamente uma união de 15 repúblicas soviéticas subnacionais, seu governo e economia eram altamente centralizados.

A Revolução Russa de 1917 causou a queda do Império Russo. Após a Revolução Russa, houve uma luta pelo poder entre o partido bolchevique, liderado por Vladimir Lenin e o Exército Branco anticomunista. Em dezembro de 1922, os bolcheviques venceram a guerra civil, e a União Soviética foi formada com a fusão da República Socialista Federativa Soviética da Rússia, da República Socialista Federativa Soviética Transcaucasiana, da República Socialista Soviética da Ucrânia e da República Socialista Soviética da Bielorrússia. Após a morte de Vladimir Lenin em 1924, Josef Stalin tomou o poder, liderando a URSS através de um programa de industrialização em grande escala. Stalin estabeleceu uma economia planificada e suprimiu a oposição política a ele e ao Partido Comunista.

Mostrar novas seleções

Artigos selecionados

Cova coletiva na floresta de Katyn.

Massacre de Katyn (em polonês/polaco: zbrodnia katyńska; em russo: Катынский расстрел), também conhecido como Massacre da Floresta de Katyn, foi uma execução em massa ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial contra oficiais poloneses prisioneiros de guerra, policiais e cidadãos comuns acusados de espionagem e subversão pelo Comissariado do Povo para Assuntos Internos (NKVD), a polícia secreta soviética, comandada por Lavrentiy Beria, entre abril e maio de 1940, após a rendição da Polônia à Alemanha Nazista. Através de um pedido oficial de Beria, datado de 5 de março de 1940, o líder soviético Josef Stalin e quatro membros do Politburo aprovaram o genocídio. O número de vítimas é calculado em cerca de 22 000, sendo 21 768 o número mínimo identificado.

As vítimas foram executadas na floresta de Katyn, na Rússia, em prisões em Kalinin e Kharkov e em outros lugares próximos. Do total de mortos, cerca de 8 mil eram militares prisioneiros de guerra, outros 6 mil eram policiais e o restante dividido entre civis integrantes da intelectualidade polonesa - professores, artistas, pesquisadores, historiadores, etc - presos sob a acusação de serem sabotadores, espiões, latifundiários, donos de fábricas, advogados, funcionários públicos perigosos e padres.


Imagem selecionada

Order of Lenin type2.jpg


A Ordem de Lenin foi a mais alta condecoração concedida pela União Soviética em homenagem a Vladimir Lenin, líder da Revolução de Outubro.

Categorias


Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a União Soviética na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Você sabia que...

... que a União Soviética foi o primeiro país socialista do mundo?

... que o lema da nacional da União Soviética é: Пролетарии всех стран, соединяйтесь!, em russo, em português: Trabalhadores do mundo, uni-vos!?

... que enquanto existiu, a União Soviética foi o maior país do mundo em proporções continentais, 22.402.200 km² ao todo?


Principais tópicos


Soviet Union Administrative Divisions 1989.jpg



Portais relacionados

Flag of Russia.svg
Flag of SFR Yugoslavia.svg
Flag of the Czech Republic.svg
Rússia Iugoslávia Checoslováquia


Tema

União Soviética no Wikinotícias     União Soviética no Wikiquote     União Soviética no Wikilivros     União Soviética no Wikisource     União Soviética no Wikcionário     União Soviética na Wikiversidade     União Soviética no Wikivoyage     União Soviética no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Uni%C3%A3o_Sovi%C3%A9ticaCommons-logo.svg