Guerras Médicas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Guerras médicas)
Guerras Médicas

Um soldado persa (esquerda) lutando contra um hoplita grego (direita), mostrada numa cílice datada do século V antes de Cristo.
Data 499 a.C.449 a.C.
Local Grécia, Trácia, Ilhas Egeias, Ásia Menor, Chipre e Egito
Desfecho Vitória Grega
Mudanças territoriais Macedônia, Trácia e Jônia conquistam independência da Pérsia
Beligerantes
Grécia Antiga
Chipre
Liga de Delos
Forças pró-gregas na Grécia e na Ásia
Império Aquemênida
Forças pró-persas na Grécia e na Ásia
Comandantes
Calímaco
Euribiades
Milcíades
Temístocles
Leônidas I
Pausânias
Címon
Péricles
Onesilus
Artafernes
Dátis
Artafernes (filho)
Xerxes I
Mardónio
Hydarnes II
Artabazo
Megabizo
Artemísia I
300 000 mortos (480 a.C.479 a.C.)[1]
Império Aquemênida em seu apogeu em 500 a.C.
Mapa das Guerras Médicas. A campanha de Dátis e Artafernes é a linha marrom; os vassalos persas estão em amarelo, estados neutros, em cinza e inimigos gregos, em laranja.

Guerras Médicas, Guerras Greco-Persas, Guerras Persas ou Guerras Medas são designações dadas aos conflitos bélicos entre os antigos gregos e o Império Aquemênida durante o século V a.C., de 499 até 449 a.C. A colisão entre o mundo político fragmentado dos gregos (aqueus, jônios, dórios e eólios) e o enorme império dos persas começara pela disputa sobre a Jônia na Ásia Menor, quando as colônias gregas da região, especialmente Mileto, tentaram livrar-se do domínio persa.

Esta região da Jônia era colonizada pela Grécia, mas durante a expansão persa em direção ao Ocidente, Ciro, o Grande conquistou-a em 547 a.C. Lutando para governar as cidades independentes jônicas, os persas nomearam tiranos para governar cada uma delas. Isso provaria ser a fonte de muitos problemas tanto para os gregos quanto para os persas.

Em 499 a.C., o tirano de Mileto, Aristágoras, embarcou em uma expedição para conquistar a ilha de Naxos com o apoio dos persas.[2] Fracassando no seu intento, e antecipando a sua remoção do cargo, Aristágoras incitou toda a Ásia Menor helênica a entrar em rebelião contra os persas. As colônias, lideradas por Mileto e contando com a ajuda de Atenas e Erétria, promoveram uma revolta, dando início à revolta jônica, que duraria até 493 a.C., e progressivamente atraindo mais regiões para o conflito.

Essas revoltas levaram o xá aquemênida Dario, o Grande, a lançar seu poderoso exército sobre a Grécia continental, dando início às Guerras Médicas. O que estava em jogo era o controle do comércio marítimo na região. Aplacando a insurreição e buscando assegurar a integridade de seu império de novas revoltas e da interferência dos gregos continentais, Dario esquematizou uma expedição punitiva à Grécia continental. A primeira invasão persa da Grécia começou em 492 a.C., com o general persa Mardônio subjugando a Trácia e a Macedônia antes que vários contratempos o obrigassem a pôr um fim prematuro ao resto da campanha.[3]

Em 490 a.C., uma segunda força foi enviada para a Grécia, desta vez pelo interior do Mar Egeu, sob o comando de Dátis e Artafernes. Essa expedição agrilhoou as Cíclades e arrasou Erétria. Contudo, a caminho para atacar Atenas, as tropas persas, de mais de vinte mil homens (como alguns autores falam em 50 mil, outros em 250 mil, não se sabe precisamente o efetivo persa), foram decisivamente rechaçadas por cerca de dez mil gregos chefiados pelo ateniense Milcíades, na Batalha de Maratona. Em 480 a.C., dez anos depois, Xerxes I, filho de Dario, comandou pessoalmente a segunda invasão com um dos maiores exércitos antigos já reunidos. Algumas cidades gregas, lideradas por Atenas e Esparta, formaram uma coalização para enfrentar o invasor. Outras, como Tebas, submeteram-se aos persas.

Inicialmente, os persas venceram os gregos na Batalha das Termópilas e na Batalha de Artemísio, permitindo-os invadir a maior parte da Hélade e incendiar Atenas. A frota ateniense, porém, comandada por Temístocles, conseguiu destruir a frota persa na Batalha de Salamina e mudou o rumo da guerra. No ano seguinte, comandado pelo espartano Pausânias, a confederação helênica entrou na ofensiva, derrotando decisivamente o exército persa na Batalha de Plateias e pondo fim à invasão. Os gregos aliados abateram o resto da marinha de guerra aquemênida na Batalha de Mícale e expulsaram as guarnições pérsicas de Sestos (479 a.C.) e Bizâncio (478 a.C.).

Após a retirada persa da Europa e da vitória grega em Mícale, a Macedônia e os estados da cidade da Jónia recuperaram sua autonomia. Com o decorrer do tempo e das ações do general Pausânias no cerco de Bizâncio, muitas das cidades-estado gregas reconstituíram a aliança anti-persa em torno da liderança ateniense, denominada de Liga de Delos. Esta continuou com a série de operações militares contra a Pérsia pelas próximas três décadas, começando com a expulsão das guarnições adversárias restantes no continente europeu. Na Batalha do Eurimedonte, em 466 a.C., a Liga ganhou uma dupla vitória à qual finalmente garantiu a liberdade para todas as cidades jônicas. No entanto, o seu envolvimento na revolta egípcia por Inaro II contra Artaxerxes I resultou em uma derrota desastrosa, e novas campanhas foram suspensas. Uma frota grega foi enviada para Chipre em 451 a.C., mas pouco foi conquistado, e, quando esta se retirou, as guerras greco-persas chegaram ao fim. Algumas fontes históricas sugerem que o fim das hostilidades foi marcado por um tratado de paz entre Atenas e o Império Aquemênida: a Paz de Cálias.

Fontes e historiografia[editar | editar código-fonte]

O historiador que estuda as Guerras Persas depara-se com uma grande dificuldade: só dispõe de fontes escritas gregas e o único relato exaustivo é o de Heródoto e as suas Histórias. Para compreender as reais questões e a natureza dos confrontos, o historiador deve submeter esta história a uma análise crítica e cuidadosa.[4]

Heródoto foi um grego nascido por volta de 480 durante a Segunda Guerra Persa em Halicarnasso, cidade localizada na Ásia Menor, na encruzilhada dos mundos Jônico e Persa. Esta origem, bem como as suas numerosas viagens no Império Aqueménida e no Mediterrâneo, explicam o seu bom conhecimento dos dois beligerantes.[5] A sua obra, conhecida como Histórias ou Investigação, é crucial para o conhecimento do conflito. Considerado o pai da História, Heródoto não apenas enumera os acontecimentos, tenta também explicar as razões profundas da guerra e apresentar tanto o ponto de vista dos gregos como o dos persas. Esta preocupação genuína com a objetividade rendeu-lhe críticas de alguns autores antigos, como Plutarco, que o acusou de preferir os “bárbaros” ao seu próprio povo.[6]

Os historiadores retomaram a história de Heródoto até à década de 1950. Posteriormente, a escola dos Annales, o multiculturalismo e principalmente o progresso dos estudos aquemênidas permitiram criticar, relativizar e por vezes até reconsiderar completamente a causa de Heródoto[7]. Contudo, pesquisas arqueológicas, antropológicas e etnográficas nas décadas de 1990 e 2000 demonstraram a precisão de Heródoto[8] · [9][7], e a sua grande objetividade[10].

O ateniense Tucídides é o outro grande historiador do século v a.C.; a sua História da Guerra do Peloponeso trata particularmente das sequências e consequências das Guerras Médicas. Xenofonte, também ateniense, é da geração seguinte, mas conhece bem os persas porque os serviu como mercenário durante a expedição dos Dez Mil em 401 (narrada na Anábase). Outros detalhes são relatados por Platão no Livro III das Leis[11] e por cronistas posteriores como Éforo, Diodoro da Sicília, Plutarco e Pausânias. A Biblioteca de Fócio e a Souda, compilações bizantinas do século IX, oferecem vislumbres de textos antigos que hoje desapareceram.

O teatro grego inclui certas “peças temáticas” que comentam acontecimentos atuais e, portanto, particularmente instrutivas para o estudo das mentalidades da época[12]. A Queda de Mileto de Frínico, encenada em 493, levou os atenienses às lágrimas e exacerbou as paixões em favor da guerra. Ésquilo lutou em Maratona e Salamina; a sua peça Os Persas, escrita em 472 que celebra a vitória ateniense, foi apresentada em todo o mundo grego, da Sicília à Ásia Menor[12].

Os aqueménidas não deixaram crónicas ou relatos escritos da sua própria história; a sua memória foi transmitida oralmente e, portanto, foi essencialmente perdida[13]. Algumas destas histórias foram, no entanto, recolhidas por Heródoto e Ctesias, um médico grego da corte de Artaxerxes II[14]. Os textos persas à disposição dos historiadores contemporâneos são de natureza administrativa ou religiosa; oferecem pouca informação sobre as guerras médicas, mas por vezes permitem cruzar ou refutar as informações fornecidas pelos gregos[9], como certas tabuinhas de Persépolis que registam as viagens dos oficiais[15]. A epigrafia fornece muitas informações graças às inscrições e iconografia dos monumentos persas, por exemplo, fornecendo a lista de países e povos derrotados: os gregos, sejam da Ásia Menor ou da Europa, são considerados súditos pelos Grandes Reis das guerras médicas, Dario, Xerxes e Artaxerxes[16].

Estas guerras são chamadas de "Médicas" porque os gregos confundiram os persas e os medos, dois povos unificados por Ciro, o Grande, no século VI a.C.[17]

Origens do conflito: Revolta da Jónia[editar | editar código-fonte]

Império Aquemênida em 490 a.C.

No século VI a.C. , o rei persa Ciro II, da dinastia aquemênida, transformou o seu pequeno reino vassalo dos medos num imenso império, estendendo-se da Índia ao Mediterrâneo, através de uma série de guerras de conquista[18]. Em 547, anexou a Lídia de Creso, que dominava a Ásia Menor, subjugando depois as cidades costeiras gregas da Jónia e dos Dardanelos [19].

As guerras persas foram inicialmente consequência do imperialismo persa, do funcionamento económico e comercial grego e, em menor escala, das lutas políticas internas das cidades[20] · [21] · [22] · [23].

A revolta jónica representa um episódio decisivo para o confronto. Originou-se do desejo de Dario I de estender o seu império em direção ao Propôntida (Mar de Mármara) e ao Euxino (Mar Negro), entre outras coisas para controlar as fontes de aprovisionamento de trigo, ouro e madeira para construção naval[24]. Para isso, tinha que atacar os citas, senhores de um poderoso império no sul da Rússia e cujas relações comerciais com os gregos são frutíferas e ativas.

No caminho da conquista, com a ajuda dos contingentes gregos jónicos, Dario garantiu o controlo da Trácia, enquanto o rei Amintas I da Macedónia reconheceu a sua suserania (513). Os portos de Bizâncio e Calcedônia estavam sujeitos: através deles a Pérsia controlava o tráfego marítimo entre o Mediterrâneo e o Mar Negro[25]. O objetivo final da intervenção contra os citas foi um fracasso, que aplicaram técnica da terra queimada. Detalhe importante, o exército persa escapou ao desastre e ao cerco graças à lealdade do contingente grego que guardava a ponte sobre o Danúbio (Ister)[26].

Posição de Jônia na Ásia Menor

Em 508, a ilha de Samotrácia caiu sob o jugo persa. Até Atenas solicitou a sua aliança por volta de 508. Da campanha contra os citas, Dario tira a conclusão de que pode contar com a lealdade dos gregos jônicos . Por outro lado, acreditam que poderiam revoltar-se sem riscos excessivos, porque a expedição provou que o império aquemênida não era invulnerável[27].

Motivos da revolta[editar | editar código-fonte]

Dario I

As causas profundas da revolta são económicas, sociais, políticas e culturais.

Os gregos do período clássico acreditavam que, na idade das trevas que se seguiu ao colapso da civilização micênica, um número significativo de gregos fugiu e emigrou para a Ásia Menor.[28][29] A isto devem ser adicionadas as cidades de Éolis, região situada no noroeste da Jônia, incluindo a de Esmirna. Autónomos, todos estão sujeitos ao poder persa[30]. Mileto tem um estatuto distinto: o seu tratado de amizade celebrado com Ciro antes da conquista da região assegura-lhe uma relativa independência[31]. No entanto, foi Mileto quem esteve na origem da revolta de 499.

Estas cidades estão unidas dentro da Liga Jónica, uma aliança forjada no século VII a.C. que já não desempenha um papel militar desde a conquista de Ciro mas que mantém um papel religioso, cultural e político através de uma anfictionia responsável pelo culto de Poseidon Helikonios no santuário de Paniónio, no cabo Mícale[32]. Esta instituição facilita as trocas necessárias para uma revolta comum.

Teoricamente, a dominação persa não é avassaladora. Cada cidade mantém as suas instituições, com a condição de pagar um tributo e possivelmente manter guarnições persas. Dario I e seus sucessores respeitaram os costumes dos diferentes povos de seu império e às vezes assumiram a responsabilidade de chamar à ordem funcionários zelosos.

Isto mudou com a reforma fiscal sob Dario, que fixou uma quantidade precisa de ouro e prata a ser paga por cada satrapia[33]. O tributo anual exigido ascende, para toda a Jónia, a 400 talentos ou 2.400.000 dracmas[34]. Estes impostos também são distribuídos injustamente dentro de cada cidade: as famílias ligadas aos tiranos (oficialmente amigos do Grande Rei) no poder estão isentas, e a pressão fiscal sobre os pobres favorece os partidários da democracia e de uma revolução política e social[35].

Desde 512, o Mar Negro é um “lago persa”, a Trácia tornou-se uma satrapia. No entanto, Mileto se abastece de trigo e de todo tipo de matéria-prima. A colonização persa fechou o acesso aos mares do norte na época em que Síbaris, o entreposto ocidental de Mileto, caiu para Crotone (510). Além disso, os persas favoreceram sistematicamente os rivais fenícios de Tiro e Sídon. Finalmente, a captura de Bizâncio fechou os estreitos e o comércio em direção ao Ponto Euxino[36]. Assim, a política externa de Dario empobreceu os mercadores jónicos, que eram muito influentes nas cidades[24].

Os persas continuam a ser, aos olhos de muitos gregos jónicos, bárbaros resistentes aos “encantos” da civilização que mantêm a sua língua, a sua religião e os seus costumes. Muitos “intelectuais” preferiram o exílio à dominação estrangeira[25]. Existe um desejo de emancipação das cidades jónicas que as leva, por um lado, a rejeitar os tiranos impostos pelos persas, bem como a numerosos colonos[36], e por outro lado, a libertarem-se do jugo aqueménida . Quando a revolta eclodiu, a sua primeira consequência, em muitas cidades, foi a expulsão dos tiranos e a proclamação da isonomia . É um exagero falar de uma revolta que se segue ao despertar de uma “consciência nacional” contra o ocupante; é preferível falar de uma crise social e política[37].

Primeira Guerra Médica[editar | editar código-fonte]

Uma falange de hoplitas gregos

Após o duro golpe dado às cidades jônicas, Dario I decidiu castigar aqueles que haviam auxiliado os rebeldes, encarregando a represália a seu sobrinho Artafernes e a um nobre chamado Datis.

Em Atenas, alguns homens já viam os sinais do iminente perigo. O primeiro deles foi Temístocles, eleito arconte em 493 a.C.. Temístocles acreditava que em Hélade não teria salvação em caso de um ataque persa, caso Atenas não desenvolvesse antes uma poderosa marinha.

Dessa forma, fortificou o porto de Pireu, convertendo-o em uma poderosa base naval, mas logo surgiria um rival político que impediria o resto de suas reformas. Era Milcíades, membro de uma grande família ateniense das costas da Ásia Menor. Opunha-se a Temístocles, porque considerava que os gregos deviam defender-se primeiro por terra, acreditando na supremacia das largas lanças gregas contra os arqueiros persas. Os atenienses decidiram por em suas mãos a situação, enfrentando assim a invasão persa.

A frota persa chegou por mar no verão de 490 a.C., dirigidos por Artafernes, conquistando as ilhas Cíclades e posteriormente Eubeia, como represália por sua intervenção na revolta jônica. Posteriormente, o exército persa, comandado por Datis, desembarcou na costa oriental da Ática, em Maratona, lugar recomendado por Hípias (anterior tirano de Atenas) por ser considerada o melhor lugar.

A campanha abortada de 492[editar | editar código-fonte]

Hoplita grego

Para punir Atenas e Erétria pela sua ajuda aos insurgentes jónicos e para garantir o seu domínio sobre o Egeu, os persas prepararam uma expedição contra a Grécia continental. Dario encarregou 50 Mardónios a seu genro para retomar o controle da Macedônia e da Trácia, teoricamente submissas, mas cujas guarnições persas foram evacuadas durante a revolta da Jônia. Na primavera de 492, Mardónio reuniu a sua frota e exército na Cilícia , depois atravessou o Helesponto e marchou pela Trácia e pela Macedónia. A frota navegou em direção a Tasos, sujeitou-a à passagem, e seguiu pela costa europeia até Acanthos[38].

Assaltada por uma violenta tempestade ao contornar o cabo do Monte Athos , a frota perdeu metade dos seus navios. Mardónio teve de dar ordem de retirada, o que resultou na sua destituição temporária do comando[7].

A expedição persa de 490[editar | editar código-fonte]

Todo o ano de 491 foi dedicado aos preparativos militares e diplomáticos para esta ofensiva. Muitas cidades gregas receberam embaixadores exigindo “terra e água” , ou seja, a sua submissão. Alguns obedeceram, mas tanto Atenas como Esparta recusaram e condenaram à morte os embaixadores persas, sem contudo tomarem medidas reais para antecipar a futura ofensiva [39].

O exército persa foi liderado pelo almirante Datis e pelo general Artafernes, filho do sátrapa da Lídia que teve que enfrentar a revolta da Jónia e, portanto, sobrinho de Dario . O início da expedição foi um sucesso: desta vez atravessou diretamente o mar Egeu, direto para Eubeia e Ática, tendo assumido o controle de Naxos e Delos (490) no processo. Graças à ajuda da marinha fenícia[40], o domínio persa foi assim estabelecido com relativa facilidade sobre as Cíclades[41].

Heródoto não deixou dados sobre o número de soldados persas. Outros autores antigos posteriores apresentaram números completamente fantasiosos que variam entre 100.000 e 500.000 homens[42]. Historiadores contemporâneos consideram que puderam participar cerca de 25 mil homens[42], o que já é considerável para a época. No total, a frota de Datis reuniu pelo menos 200 trirremes[43].

A captura de Erétria[editar | editar código-fonte]

A expedição persa chegou ao extremo sul da Eubeia, devastou Caristos, que se recusou a abrir os seus portões, e depois chegou a Erétria. 4.000 clérigos atenienses enviados como reforços fugiram e Erétria ficou sozinha[44] · [45]. Após seis dias de um cerco assassino, os traidores abriram as portas aos persas[46]. A cidade foi saqueada, os seus templos queimados, a sua população foi capturada, acorrentada e depois deportada para a Baixa Mesopotâmia, marcando assim a primeira fase da vingança do Grande Rei[46].

Batalha da Maratona 490[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batalha de Maratona

O exército persa é aconselhado por Hípias, o antigo tirano de Atenas que espera recuperar o poder. O desembarque ocorreu em 12 de setembro de 490 AC. (data mais aceita) numa praia com aproximadamente quatro quilómetros de extensão que margeia a planície de Maratona, no demo do mesmo nome, a quarenta quilómetros de Atenas. Os atenienses não esperaram o inimigo atrás das suas muralhas, mas, liderados pelo estrategista Miltíades, os hoplitas atenienses e platéias, aproximadamente 10.000 homens, foram ao encontro dos persas[47]. Eles são acompanhados por um número desconhecido de escravos libertados pouco antes e servindo como infantaria leve equipada com fundas (eslingas) e dardos[48]. Em 17 de setembro de 490 (data mais aceita), os persas decidiram atacar Atenas por terra e mar.

Os atenienses devem derrotar os persas na planície de Maratona, depois regressar à sua cidade para protegê-la de um ataque marítimo.Milcíades conhece os pontos fracos do exército persa que lutou com eles durante a ofensiva contra os citas[49]. Na verdade, este exército é formado por soldados de origens diferentes, que não falam os mesmos dialetos e não estão acostumados a lutar juntos. Além disso, o armamento persa, com escudos de vime e lanças curtas, não permitia o combate corpo a corpo.

Pelo contrário, o armamento dos gregos é o da infantaria pesada: os hoplitas são protegidos por capacete, escudo, peitoral, perneiras e braçadeiras de latão bronze. Somam-se a isso uma espada, uma lança longa e um escudo feito de pele e lâminas de metal. Por fim, os hoplitas lutam em fileiras cerradas (falange) com seus escudos formando uma verdadeira muralha à sua frente[50].

O choque foi favorável aos gregos: Heródoto afirma que 6.400 persas foram mortos, a maioria deles afogados durante a fuga, e que Atenas perdeu apenas 192 cidadãos[51]. Uma vez adiado o desembarque, os gregos tiveram que voltar correndo para Atenas para evitar que a frota persa atacasse a cidade que a deixou indefesa[Nota 1]. Os navios persas precisaram de cerca de dez horas para dobrar o Cabo Sunião e chegar a Falero. Numa marcha forçada de sete ou oito horas, já cansados ​​da batalha que acabavam de travar, os hoplitas gregos chegaram cerca de uma hora antes da frota inimiga. Percebendo o fracasso da manobra, os persas desistiram de desembarcar e recuaram[52].

A vitória ateniense[editar | editar código-fonte]

A vitória na Maratona tornou-se simbólica para os gregos e deu grande prestígio a Atenas. Foi utilizada durante a Segunda Guerra Persa: a partir de então, as cidades sabiam que poderiam vencer os persas no campo de batalha e, sem esses dados morais, é provável que a resistência à invasão de Xerxes dez anos depois teria sido muito menor[53].

Para os atenienses, esta vitória representa uma dupla realidade[54]: antes de mais, um sucesso militar incontestável que permite repelir a força expedicionária persa, mas também uma vitória que realça o papel dos soldados-cidadãos que são os hoplitas na defesa da cidade e a democracia[Nota 2] · [55]. Posteriormente, os diplomatas atenienses usaram a Maratona para justificar a sua hegemonia sobre o mundo grego.

Do lado persa, a Maratona foi um pequeno fracasso[47]. A campanha liderada por Datis e Artaphernes alcançou os seus objectivos: o controlo do Mar Egeu e a instalação de governos amigos em quase todas as cidades insulares[56]. Dario se afasta da frente grega, porque eclodiu uma revolta no Egito , liderada pelo sátrapa Ariandes. Segundo Heródoto, isso o impediu de lançar uma expedição contra a Grécia que ele mesmo planeava liderar, pois dedicou os últimos meses do seu reinado a reprimir a rebelião e morreu em 486[57]. Nesta data, o Império Aquemênida estava no seu auge territorial. O Seu filho Xerxes I sucede-o[47].

Segunda Guerra Médica[editar | editar código-fonte]

Temístocles retoma o mando em Atenas[editar | editar código-fonte]

Soldados gregos do tempo das Guerras Médicas: um fundeiro (esquerda) e dois hoplitas. O hoplita do meio possui um cortinado em seu escudo para proteção contra flechas.

Em 485, um ano depois de suceder ao pai, Xerxes decidiu vingar esta derrota humilhante. Foi encorajado pelo seu cunhado Mardónio, que já liderava a expedição de 492[58], bem como pelos numerosos renegados gregos que se tinham refugiado na sua corte, como o partido aristocrático ateniense ou Demarates, um rei espartano, deposto por bastardia[59].

Os preparativos duraram quatro anos, de 485 a 481. Xerxes montou uma expedição gigantesca que soprou “um vento de terror sobre a Grécia [60].}}. » Ele decide liderar uma invasão por terra e mar

O vitorioso Milcíades quis aproveitar o momento de glória para expandir o poder de Atenas no mar Egeu, e logo depois da batalha em Maratona enviou uma parte da frota contra as Cíclades, submetidas pelos persas.

Atacou a ilha de Paros, exigindo aos seus habitantes um tributo de 100 talentos, que foram negados, então a cidade foi ocupada, mas a defesa foi tão árdua que os gregos tiveram que contentar-se com uns poucos saques. Este pobre resultado começou a desiludi-los com relação a Milcíades, chegando inclusive a vê-lo como um tirano que depreciava as leis.

Os inimigos de Milcíades o acusaram de ter enganado o povo e o submeteram a um processo, o qual não pode se defender por ter sido ferido em um acidente e estar prostrado em uma cama. Ele foi declarado culpado, sendo salvo da pena capital comum nestes casos pelos serviços prestados anteriormente à pátria, mas foi condenado a pagar a elevada soma de 50 talentos. Pouco depois morreu por causa de suas feridas. Seria agora Temístocles quem tomaria o comando de Atenas.

Em 481 a.C., os representantes de diferentes polis, liderados por Atenas e Esparta, firmaram um pacto militar (simmaquia) para protegerem-se de um possível ataque do Império Aquemênida. Segundo este pacto, em caso de invasão, corresponderia a Esparta a tarefa de comandar o exército helênico, em uma trégua geral, que inclusive propiciou o retorno de alguns exilados.

As forças presentes[editar | editar código-fonte]

O Império Aquemênida, com os seus 7 500 000 quilômetros quadrados e uma população que talvez chegasse aos vinte milhões de habitantes, parece muito mais poderoso do que os Estados gregos que têm apenas um milhão de habitantes (estimativa aproximada) num território km2 [61]. Além disso, as cidades gregas estavam divididas: centenas permaneceram cautelosamente neutras ou, como Tebas, aliaram-se ao inimigo (os “caluniadores”). Muitos mudaram de lado durante a guerra[62].

Os números são controversos, historiadores antigos terão feito estimativas fantasiosas. Os gregos são suspeitos de terem superestimado o número de seus inimigos para melhorar o seu combate e não existem fontes persas sobre o assunto. Assim, Ctesias evoca 800.000 homens e 1.000 trirremes[63]. Por outro lado, Heródoto estima as tropas em 1 700 000 infantaria, 80 000 cavalaria e 1 200 trirremes, com base na inspeção que Xerxes teria feito em Doriska, uma grande planície na Trácia[64]. Segundo o historiador da Pérsia Pierre Briant, todas estas estimativas carecem de fundamento e o "argumento da plausibilidade" não pode ser transformado em dados históricos[65]. No entanto, não há dúvida de que Xerxes, querendo vingar-se de uma derrota humilhante, tinha constituído uma tropa extremamente numerosa, tanto em terra como no mar[66].

Os historiadores contemporâneos têm geralmente revisado estes números para baixo, mesmo que apenas por razões logísticas e de abastecimento de água implícitas nos números de Heródoto, mas as suas estimativas variam bastante. Os números dos persas são estimados entre 75 mil homens (de acordo com o historiador alemão Hans Delbrück) e 300 mil (para Hanson)[67], mas o consenso moderno estima que estejam entre 300.000 e 500.000 homens[66] · [68]. A isto foram acrescentados cerca de 20.000 a 60.000 cavaleiros divididos em seis corpos de exército. A frota totalizaria cerca de 600 navios, fornecidos principalmente pelos Fenícios, Egípcios e Jónicos[65]. Mais do que os números, o que importa para os contemporâneos do acontecimento é a impressão de uma gigantesca revolta de massas: “A Ásia foi esvaziada de todos os seus machos” escreve Ésquilo na sua tragédia Os Persas.

Os gregos aliados teriam entre 7.000 e 35.000 hoplitas (aos quais devem ser acrescentados mais 40.000 homens grosseiramente armados). Por outro lado, eles não possuem cavalaria. No mar, teriam apenas cerca de 370 trirremes [69] ou pentecontores. Se assumirmos que cada navio tem uma tripulação completa (cerca de 150 remadores, cerca de dez oficiais, cerca de dez tripulantes e cerca de 15 soldados), isto representa cerca de 70.000–75.000 homens. Só as 200 trirremes atenienses mobilizaram cerca de 40 mil homens, incluindo 34 mil cidadãos das classes populares[70].

Armas e tácticas[editar | editar código-fonte]

Para os historiadores, o valor respectivo dos exércitos persa e grego ainda é motivo de debate. Alguns consideram que os persas eram muito mais evoluídos e aperfeiçoados, com domínio superior da cavalaria e do tiro com arco, da poliorcética, da engenharia militar, da espionagem, de operações militares sofisticadas ainda desconhecidas pelos gregos[71]. Por outro lado, outros insistem na superioridade do armamento hoplita, com o seu escudo, a sua lança de ferro e o seu peitoral de bronze, bem como na disciplina da falange[72] · [73]. A exacerbada e excepcional cultura guerreira dos gregos, em permanente estado de guerra devido às perpétuas lutas na vizinhança das cidades, é também apresentada para explicar a sua resistência à invasão[74].

Embora Xerxes tenha um exército profissional permanente, os seus soldados provêm de todas as satrapias de um enorme império multiétnico, as suas armas variam enormemente de acordo com os regimentos: lanças, clavas, machados, espadas de cobre de dois gumes, arcos, dardos, adagas , etc. [75]. Capacetes de couro ou metal são comuns, armaduras e escudos mais raros. Finalmente, os mercenários gregos e as cidades caluniosas trouxeram-lhes o know-how militar do inimigo.

As campanhas militares persas começam na primavera. No campo de batalha, a sua táctica consiste frequentemente em colocar arqueiros a pé à frente da infantaria ligeira e pesada, flanqueando o conjunto a cavalaria e estando o general em comando na frente[76].

A cavalaria persa, a cavalo e a camelo, capaz de desferir ataques frontais e também de atacar o inimigo com arco e dardos, superou a dos gregos. Por outro lado, a infantaria persa era inferior aos hoplitas gregos. Finalmente, se os persas não fossem uma nação marítima, podiam contar com as frotas fenícia e egípcia, pelo menos tão eficientes quanto as dos gregos para navegação ou embarque[77].

Cartago ou a aliança reversa[editar | editar código-fonte]

A partir de 484, Xerxes planejou a invasão da Grécia, não deixando nada ao acaso. A maior potência militar grega está na Sicília, nas mãos de Gélon, tirano de Siracusa , que liderou uma política anexionista e agressiva desde a sua tomada de poder. Ele representa um forte aliado potencial para os gregos, razão pela qual Xerxes encoraja Cartago, o grande rival de Gelon na Sicília, a atacá-lo[78]. A combinação das duas expedições em 480, a de Xerxes e a dos cartagineses a Agrigento e Siracusa, não é uma simples coincidência e faz parte de um plano habilmente desenvolvido[79].

O "medismo"[editar | editar código-fonte]

A maioria das cidades gregas permaneceu durante muito tempo sem se preocupar com o “perigo persa”, especialmente após a vitória ateniense em Maratona. Os gregos retomaram as suas disputas internas assim que o perigo passou. Assim, Miltíades , após um fracasso diante de Paros em 489 a.C. BC , foi multado por Atenas e morreu pouco depois[80]. De 487 a 486, Atenas tentou em vão apoderar-se da sua antiga rival Egina, enquanto Esparta continuou a sua política hegemónica no Peloponeso, tornando-se assim a cidade mais poderosa da Grécia.

Os ódios ancestrais entre certas cidades e os interesses imediatos empurraram muitos gregos para Xerxes[81]. Para Heródoto, a maioria não queria a guerra e até “demonstrou muita consideração pelos medos”[82]. Os persas aliaram-se assim a certos povos ou a certas cidades da própria Grécia continental, para não mencionar os jónicos que se tinham tornado mais uma vez vassalos do império desde o esmagamento da sua revolta 15 anos antes. Assim, os macedônios e especialmente a Beócia com Tebas ficaram do lado dos invasores, cedendo assim ao que é chamado de “medismo”. O refúgio natural dos adversários políticos espartanos e atenienses está na corte de Susa[83]. Hípias, antigo tirano de Atenas, aconselha Dario durante a Primeira Guerra Persa; Demarates, rei espartano deposto, guia Xerxes durante a segunda[63] · [84]..

Por fim, Xerxes consegue corromper Delfos e seu influente oráculo da Apollo[85] · [86]. Poupadas durante toda a duração das hostilidades, as adivinhações da sua pítia são amplamente favoráveis ​​aos persas[87]. Após a vitória grega, Delfos justificou-se afirmando ter sido protegido pela intervenção divina[88] · [89].

Estratégia, mobilização e logistica[editar | editar código-fonte]

O plano da invasão foi idealizado por Mardónios, filho de uma irmã de Dario I e, portanto , primo de Xerxes I. Este plano consiste em retomar o projecto de 492, passando por terra pela Trácia e pela costa macedónia[90]. Para isso, segundo Mardónios, é necessário contar com um considerável corpo de exército terrestre, apoiado por uma frota portadora de mantimentos e responsável por evitar contra-ataques da frota grega na retaguarda do exército persa. Para evitar as tempestades do nordeste, frequentes e brutais na região do Monte Atos, e para não repetir o desastre de 492, Xerxes ordenou a perfuração de um canal para cortar o istmo de Aktè[91]. Tem 2,4 km de comprimento e largura suficiente para duas trirremes viajarem lado a lado. Pontes foram construídas através do Strymon por destacamentos de batedores persas.

Para levar a cabo a invasão terrestre, Xerxes encarregou os fenícios e os egípcios de construírem uma ponte flutuante dupla através do Helesponto, desde Abidos até um promontório entre Sestos e Madytos, numa distância de 1 400 m . Segundo Heródoto, tendo a primeira ponte sido quebrada por uma tempestade, Xerxes mandou construir uma segunda, reunindo 674 embarcações com cabos, cada um com meio metro de peso de 26 kg[92]. Em seguida, são colocadas tábuas cobertas de terra enquanto altas barreiras de madeira, servindo de parapeito, são instaladas para que os animais não se assustem com a vista do mar.

Finalmente, as cidades são selecionadas para se tornarem os principais armazéns centralizando os suprimentos necessários para tal exército. Estas são as cidades de Doriskos, Eion e Therma localizadas respectivamente nas saídas dos vales férteis do Hebre, Strymon e Axios, bem como Leukè Actè no Helesponto e Tyrodiza[93].

Na primavera de 480 , a mobilização das tropas persas ocorreu conforme planeado. A frota reuniu-se nos portos de Foceia e Cime , na Jônia, enquanto as tropas terrestres passaram o inverno em Sardes e Cristalla, na Capadócia . Quando Xerxes chegou com as suas tropas de elite, o imenso exército partiu, chegou a Abidos e depois atravessou as pontes de barco em 10 de maio . Em seguida o exército dirigiu-se para Sestos , depois Dorikcos onde no dia 16 de junho ocorreu o entroncamento com a frota[94].

A reação dos gregos[editar | editar código-fonte]

A frota de guerra ateniense[editar | editar código-fonte]

Após a morte de Miltíades, as lutas políticas atenienses opuseram-se aos democratas liderados por Temístocles , que chegou ao poder logo após Maratona, e aristocratas como Xantipa , pai do futuro Péricles, e Aristides, mais moderado. Ambos foram condenados ao ostracismo[80] por Temístocles, arconte em 493 e estratega em 490. Ambicioso e sem escrúpulos, foi eloquente, corajoso e tenaz[95]. Considera que o futuro de Atenas reside na criação de uma grande frota permanente e na construção de um novo porto, mais profundo e mais protegido no Pireu[96]. Os argumentos que apresenta são múltiplos: proteger-se da pirataria da sua vizinha e rival Egina , proteger-se de um ataque persa como o de Maratona, fornecer abastecimento face ao rápido crescimento da população, controlar o rotas comerciais[Nota 3]. Finalmente, uma frota representa trabalho para muitos cidadãos pobres ou modestos (remadores, construção e manutenção de navios).

A descoberta das minas de prata Laurion, a sudeste de Atenas, permitiu a Temístocles financiar este projeto muito caro. Ele consegue que o produto da fazenda mineira, aproximadamente 50 a 100 talentos por ano, seja destinado à construção desta frota. Os cem cidadãos mais ricos também recebem, cada um, um empréstimo de um talento para construir e armar uma trirreme . Em 480, Atenas tinha a frota mais poderosa da Grécia, 200 trirremes prontas para zarpar[97].

Uma União Pan-helênica[editar | editar código-fonte]

Os preparativos persas obviamente não passaram despercebidos. Atenas teme a vingança dos persas e Esparta constata que o seu grande rival no Peloponeso, Argos, é contactado pelos enviados de Xerxes . A ideia de uma união pan-helênica consolidou-se e um congresso das diferentes cidades gregas foi convocado no istmo de Corinto no final do outono de 481 . Esparta, cujo exército é considerado o mais poderoso[98], preside o congresso. Pela primeira vez, os interesses imediatos de Esparta e Atenas se fundem. Ocorre uma reconciliação geral, como entre Atenas e Egina. Contudo, por medo ou interesse, muitas cidades permaneceram neutras e apenas 31 delas se comprometeram por juramento com uma aliança defensiva, a Liga Helênica, e prepararam contingentes de soldados[81]. O comando das tropas foi confiado a dois espartanos, o rei Leônidas I para os soldados de infantaria e Euribíades para a frota grega[99].

Chamado em busca de ajuda pelos gregos, Gélon, tirano de Siracusa, exigiu o comando dos exércitos aliados gregos, o que lhe foi recusado. Acima de tudo, ele estava muito ocupado lutando contra os cartagineses, que foram derrotados em terra e no mar em Himera [100].

A progressão persa e a estratégia grega[editar | editar código-fonte]

Durante o inverno de 481-480, os gregos procrastinaram o plano de campanha e não conseguiram opor-se ao avanço persa na primavera de 480 . A primeira linha de defesa no vale do Tempé (entre a Tessália e a Macedónia) foi abandonada, o que imediatamente jogou os tessálios nos braços dos persas[101].

Em agosto, enquanto os persas invadiam Pieria, Leônidas escolheu uma posição defensiva muito forte na passagem das Termópilas[Nota 4] que controlava o acesso à Beócia e à Grécia central. Quanto a Euribíades, ele se estabeleceu no norte da Eubeia, num lugar chamado Artemísio , para evitar que os navios persas contornassem esta posição. Os persas, para manter contato com a sua frota, tiveram que seguir a única rota importante que passava pelas Termópilas. Lá, entre o Golfo do Malie a montanha, a estreita passagem passa num desfiladeiro cuja passagem mais estreita tem quatro metros de largura e que, aliás, está bloqueada pelos restos de uma parede construída em zigue-zague. Finalmente, os pântanos são numerosos e constituem um obstáculo adicional. Entre os cerca de 4.000 hoplitas à disposição da frota de Leônidas e de Euribíades (com Temístocles à frente do contingente de trirremes atenienses, de longe os mais numerosos), as conexões eram constantes[102].

Vitórias persas[editar | editar código-fonte]

Batalha de Artemísio[editar | editar código-fonte]

Saindo da Tessália, as tropas de Xerxes movem-se para o sul. Os soldados de infantaria deixaram a cidade de Therma e chegaram por volta de 24 de julho à planície da Traquina, na orla do Golfo do Mali. A sua frota partiu cerca de dez dias depois para que a chegada de tropas terrestres e navais fosse conjunta[103].

Euríbíades, confrontado com a importância das forças inimigas, deixou Artemísio e seguiu pelo canal Eubeu para ocupar o estreito de Cálcis, deixando Leônidas à mercê de um desembarque na sua retaguarda. Esta manobra obrigou os persas a avançar mais para sul do que o planeado e a ancorar no cabo Sépias, perto de uma costa íngreme e rochosa onde não podiam içar os seus navios para terra firme e onde a profundidade da água impedia que muitos navios navegassem com segurança. Uma violenta tempestade que durou três dias destruiu parte dos navios, vários milhares de homens morreram afogados[104]. A principal consequência é que Xerxes, embora mantenha a superioridade numérica,

Em Cálcis, Euribíades recupera a confiança e volta para assumir a guarda em Artemísio para proteger a retaguarda de Leônidas. O confronto levou a escaramuças e batalhas campais com abalroamentos e abordagem. As duas frotas lutaram durante três dias e as perdas foram pesadas para ambos os lados. Quando os gregos souberam da morte de Leônidas, fugiram[105]. A vitória persa foi árdua, mas incontestável.

"Terão toda a terra e a água que quiserem"[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Terra e água

Após a morte de Dario I, seu filho Xerxes I subiu ao poder na Pérsia, ocupando-se nos primeiros anos de seu reinado de reprimir revoltas no Egito e na Babilônia e continuando a preparação para atacar os gregos. Antes, havia enviado à Grécia embaixadores a todas as cidades para pedir-lhes terra e água, símbolos de submissão. Muitas ilhas e cidades aceitaram, mas Atenas e Esparta não.[106] Conta-se que Esparta respondeu aos embaixadores "Terão toda a terra e água que quiserem", jogando-os em um poço. Era uma declaração de intenções definitiva.

Em Esparta, começaram a ocorrer problemas nefastos, que seriam causados pela ira dos deuses devido a este ato de insolência. Os cidadãos espartanos foram chamados para solicitar se algum deles seria capaz de se sacrificar para satisfazer os deuses e aplacar sua ira. Dois ricos espartanos ofereceram-se para se entregar ao rei persa, e se dirigiram para Susa, onde Xerxes os recebeu. Os emissários espartanos lhe disseram: "Rei dos Medos, fomos enviados para que possas vingar a morte dada a vossos embaixadores em Esparta". Xerxes lhes respondeu que não ia cometer o mesmo crime e que nem com sua morte os libertaria da desonra.

As Termópilas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batalha das Termópilas
Invasão persa da Grécia (480–479 a.C.)

Inicialmente, em terra, os aliados comandados por Leônidas mantiveram firmemente a sua posição e repeliram os persas, infligindo-lhes grandes perdas[107]. Mas quando percebe que os persas estão prestes a contorná-lo, decide sacrificar-se com algumas centenas de homens, para dar tempo aos gregos para organizarem a sua defesa e ao exército para se retirarem na ordem certa. Os 300 espartanos restantes nas Termópilas foram todos massacrados, incluindo Leônidas[108]. Esta batalha tornou-se o emblema da resistência grega e o espírito de sacrifício dos espartanos.

O saque de Atenas[editar | editar código-fonte]

Xerxes retoma o seu progresso no mar e na terra. Chega à Beócia, junta-se às cidades caluniosas e arrasa Téspias e Platéias[109]. Ele então entra na Ática e avança em direção a Atenas.

Para os atenienses a situação é difícil. Na época, a cidade não tinha muralhas e havia poucos pontos fortificados na Ática que pudessem atrasar o inimigo[110]. Também sob a liderança de Temístocles, a população foi evacuada em particular para Egina, Trezena e Salamina enquanto os condenados ao ostracismo eram reconvocados, como Aristides, com a anulação de todos os decretos de exílio emitidos por motivos políticos. Címon , filho de Miltíades , ainda um dos adversários de Temístocles , coloca seu ex-voto na Acrópole para significar claramente que chegou a hora da “União Sagrada” e que é hora de lutar não a cavalo, mas em navios [Nota 5]. A cidade fica assim abandonada, com excepção de algumas centenas de obstinados que desejam defender a Acrópole e os seus santuários .

A 28 de setembro de 480 a.C., os persas investem Na cidade, invadem a Acrópole e saqueiam-na[41], massacrando todos aqueles que ainda resistem. A vitória persa parece próxima, Xerxes demorou apenas três meses para chegar a Atenas desde que passou os Dardanelos[111].

O ponto de viragem da guerra: Salamina 480[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Batalha de Salamina
Soldados gregos no tempo das Guerras Médicas. Um cavaleiro tessálio e soldado com dardo e bolsa com pedras.

Após a morte de Leônidas, o exército terrestre das cidades gregas aliadas recuou para o sul e a frota deixou Artemísio. A situação dos gregos é dramática. A derrota das Termópilas, a submissão da Beócia e a captura de Atenas semearam o desânimo nas mentes das pessoas. Cleombrotes I, irmão de Leônidas e rei dos espartanos, só pensou em proteger o Peloponeso construindo uma muralha em direção ao istmo de Corinto , uma estreita faixa de terra fácil de defender. Na mesma lógica, deseja Euribíades, agora que a frota garantiu a evacuação da Ática, retornar às proximidades das forças terrestres para realizar ações combinadas. Essa visão é compartilhada pelo Corinthians, segunda frota da coalizão. Logicamente, Esparta e Corinto preferiram defender o Peloponeso a todo custo para poupar o seu território[112].

Temístocles tem outro plano que impõe a Euribíades graças ao apoio de Egina e Mégara, é verdade, directamente ameaçados em caso de retirada para o istmo de Corinto. Trata-se de lutar no estreito porto de Salamina porque ele está correctamente convencido de que os persas não serão capazes de empreender uma manobra de cerco e que os seus navios irão dificultar-se mutuamente e serão vítimas de uma colisão ou de um abalroamento pelo sólido Trirremes gregas. Finalmente, ele está convencido de que, ao isolar o exército persa da sua frota, a situação mudará[113].

Temístocles, segundo Plutarco e Heródoto, usou de artimanhas e enviou uma mensagem através do seu escravo Sicinnos a Xerxes informando-o do desejo de alguns dos generais gregos de fugir através do passo ocidental da ainda livre Baía de Elêusis . Esta manobra funcionou integralmente e parte da frota persa, os navios egípcios, completou o cerco aos gregos bloqueando o acesso via Mégara enquanto a ilhota de Psitália era ocupada por um destacamento com o objetivo de reunir as tripulações persas e acabar com os gregos quando a batalha começa [114].

Maquete de uma trirreme do século V a.C

Por sua vez, Xerxes deve neutralizar absolutamente os navios gregos se quiser garantir os seus abastecimentos e poder contornar por mar o inexpugnável istmo de Corinto[115]. Sua frota de guerra persa inclui os fenícios de Tiro , Sídon liderados pelos generais persas Megabazus e Prexaspes. No centro a força de batalha é liderada por Aquemenes , meio-irmão de Xerxes, que desempenha o papel de Grande Almirante e mais precisamente dirige os navios da Cilícia e da Lícia . Finalmente, na ala esquerda estão as frotas de Jónia (portanto grega), Ponto e Caria liderada por um príncipe aquemênida , Ariabignes e onde lutou Artemísia I, rainha de Halicarnasso .

O plano grego funcionou conforme planejado: em 29 de setembro, metade da frota persa foi destruída, o resto fugiu. Ao contrário de Artemísio e apesar das perdas significativas, a vitória grega foi retumbante[115]

A partida de Xerxes[editar | editar código-fonte]

A situação após a derrota esmagadora em Salamina não era, contudo, desesperadora para os persas . Seu exército ainda é tão poderoso como sempre. Apesar da perda de parte da sua frota, os imensos recursos do império puderam permitir a construção de numerosos navios enquanto para os gregos , a destruição dos estaleiros da Ática foi uma perda insubstituível. Mas Salamina e a superioridade provisória dos gregos no mar fizeram o Grande Rei temer um ataque ao Helesponto para destruir as pontes marítimas de lá. Se isso acontecesse, ele correria o risco de perder todos os suprimentos e a comunicação com o seu império. Correria o perigo de perder tudo[Nota 6] · [116]. No início de outubro, deixando o comando do seu exército para Mardónios, seu cunhado, aquele que já liderava a expedição de 492, Xerxes abandonou as suas tropas para regressar à Ásia Menor. Cruzou o Helesponto nos últimos dias do ano 480 sem dificuldade porque o norte da Grécia estava inteiramente sob seu controle. A Tessália, a Macedónia e a Trácia ainda são seus aliados e guarnições persas estrategicamente posicionadas guardam toda a rota[117]. O rei persa estabeleceu-se em Sardes de onde manteve contacto com Mardónios[118].

Quanto aos vencedores, ficam surpresos com a inação dos persas e parecem não compreender à primeira vista a extensão do seu sucesso. Quando parece que os persas estão a recuar, Temístocles, na euforia da vitória, propõe cortar a rota de Xerxes para a Ásia atravessando o Mar Egeu. Mas Aristides e Euribíades cautelosos objetou. Além disso, os gregos perderam mais de 40 navios em Salamina e não conseguiram substituí-los tão rapidamente como os seus adversários. Por último, enviar toda a frota para tão longe da Grécia, enquanto os refugiados de Atenas ainda se encontram na ilha de Salamina e as costas gregas estão desprotegidas, é bastante arriscado. A temporada finalmente se torna perigosa para a navegação. Para Aristides, uma possível derrota de Atenas faria o jogo de Esparta , especialmente porque Esparta está em vias de terminar o muro que bloqueia o istmo do Peloponeso e, portanto, já não sente a ameaça persa com a mesma acuidade[119].

A campanha de 479[editar | editar código-fonte]

Negociações[editar | editar código-fonte]

Mardónio, o novo generalíssimo persa, declarou depois de Salamina: "Os cipriotas , os homens da Fenícia , Cnido e Egipto, só foram derrotados, não os persas que não conseguiram lutar"[120]. Este estado de espírito revela o desejo dos persas de continuar a luta apesar da saída de Xerxes I. No entanto, Mardonios considera impossível continuar as operações à medida que a época má se aproxima e ocupa quartéis de inverno na Tessália.

Seguindo o conselho dos seus aliados tebanos, aproveitou a oportunidade para lançar intensas manobras diplomáticas destinadas a isolar Esparta[121]. Ele tenta convencer aqueles que temem a hegemonia espartana sobre o Peloponeso, os tradicionais inimigos dos lacedemônios: Argos, Elis e Mantinea. Ele faz um acordo secreto com os argivos para que bloqueiem os reforços dos aliados gregos em direção ao istmo. Ele também se esforça para separar Atenas do resto dos seus aliados, prometendo-lhe hegemonia sobre a Grécia e financiando a reconstrução da cidade destruída. O rei da Macedônia , Alexandre I, é responsável pelas negociações. Apesar do ódio dos atenienses pela Pérsia, Mardónios podem legitimamente esperar uma inversão da aliança: estão cansados ​​da guerra, desesperados pela perda das suas casas e dos seus bens, exasperados pelos seus aliados que deixam a Ática à mercê dos inimigos e estão satisfeitos em proteger o Peloponeso e preocupados com o monopólio espartano do comando militar. No entanto, foi dito a Alexandre que “enquanto o Sol seguisse o seu caminho habitual”[122] os atenienses não formariam uma aliança com o soberano persa. Preocupados, os espartanos também enviaram uma embaixada para rebater os argumentos dos persas. Foi recebido com bastante frieza pelos atenienses, furiosos porque sua determinação poderia ser posta em dúvida. Eles especificam que“o facto de serem gregos, de partilharem o mesmo sangue e a mesma língua, de terem santuários e sacrifícios comuns, bem como morais semelhantes” proíbe-os de trair. Finalmente, os sacerdotes atenienses lançaram maldições sobre todos aqueles que negociassem com os persas ou abandonassem a aliança[123].

Recomeço das hostilidades[editar | editar código-fonte]

Na primavera, Mardônio invadiu então novamente a Ática , que foi mais uma vez evacuada pelos seus habitantes, reocupou Atenas e instalou-se na Beócia . Desta vez, talvez por medo de uma deserção ateniense, os espartanos estavam determinados a reagir. Pausânias , regente de Esparta com apenas 20 anos e sobrinho de Leônidas I , defensor da ação direta contra Mardônio, é nomeado general-chefe. Conseguiu reunir sob seu comando o maior exército grego da Antiguidade[124]: incluía tropas de Esparta, provavelmente 10.000 hoplitase 30.000 a 35.000 auxiliares, além de 8.000 atenienses e alguns milhares de homens de outras cidades da Grécia, como Corinto, Epidauro, Mégara, Platéia, Trezena, Cálcis, Phlionte, Egina, etc. Os gregos colocaram em campo um total de cerca de 110.000 homens, incluindo 60.000 hoplitas.

Os gregos cruzaram o istmo de Corinto, chegando perto de Elêusis para passar para a Beócia. Mardónio escolheu uma localização, a sul de Tebas, perto de Plateia, que deveria favorecer a sua cavalaria [125] .

Platéia 479 e a morte de Mardônio[editar | editar código-fonte]

A 27 de agosto de 479 a.C., durante a Batalha de Platéia, tropas aliadas de pelo menos 24 cidades e lideradas por Esparta enfrentaram a maior parte das forças persas e gregas detratoras. Mardónio, que lutou na linha da frente contra os espartanos, morreu com o crânio partido e as suas tropas dispersaram-se imediatamente[126]. Enquanto 40 mil persas, comandados por Artabazo, rival de Mardônio, recuaram sem lutar e deixaram a Grécia, os fugitivos foram massacrados. No total, foram mortos quase 10 000 persas e 1 000 gregos caluniadores, em comparação com apenas 1 500 do lado aliado; uma enorme quantidade de saques foi levada no campo de Mardónio[127]. Tebas, aliado dos persas, foi rapidamente tomado e seus líderes executados. Já não existe um exército persa na Europa.

O contra-ataque grego: Cabo Mícale e o cerco de Sestos[editar | editar código-fonte]

A vitória grega foi completada pela vitória naval no Cabo Mícale , na Jónia (Ásia Menor) no outono de 479, onde a frota inimiga que tinha sido empurrada para terra perto do Monte Mícale foi completamente queimada. Ao mesmo tempo, muitas cidades sujeitas aos persas revoltaram-se[128].

Os aliados decidem então atacar a ponte para barcos construída por Xerxes no Estreito de Dardanelos. Uma vez lá, percebem que os persas já se retiraram e se entrincheiraram em Sestos, no lado europeu do estreito, a cidade de onde Xerxes partira para conquistar a Grécia três anos antes. Os espartanos e os demais peloponesos voltaram então para casa por considerarem a vitória definitiva, enquanto os atenienses permaneceram para sitiar a cidade. Após um cerco de vários meses, Sestos foi tomado de assalto, o comandante persa crucificado e os cabos da ponte foram trazidos de volta em triunfo a Atenas[129].

Consequências e persistência das guerras médicas[editar | editar código-fonte]

Para os Antigos, como Tucídides e Heródoto, a captura de Sestos marcou o fim das guerras médicas[130]. Na realidade, as guerras entre persas e gregos, mas também alianças e trocas, continuaram até a conquista de Alexandre, o Grande, em 330 a.C. Esta conquista foi possível graças ao nascimento do pan-helenismo durante as guerras médicas de 490 a 478, que se tornou no imaginário grego o símbolo da luta vitoriosa da civilização contra a barbárie[131].

As cidades gregas que tomaram o partido de Xerxes e sucumbiram ao Medismo não foram punidas, com excepção de Tebas que teve de entregar e permitir a execução de dois dos seus líderes mais envolvidos[132]. A memória dessas divisões permaneceu por muito tempo motivo de ódio entre os gregos.

Os atenienses saíram fortalecidos da guerra e compensaram a destruição de sua cidade com os despojos tomados dos persas. Exploraram as suas vitórias na sua propaganda, elevando a luta entre persas e gregos a um duelo homérico. Acima de tudo, a sua frota tornou-se durante 75 anos, até ao desastre de Aigos Potamos, a grande potência do Mar Egeu e do Mar Negro[133].

Em 477, graças a esta propaganda e a este poder, e diante da necessidade de organizar a defesa e de equipar o exército, Atenas criou a Liga de Delos reunindo as cidades que queriam lutar contra o perigo persa, com instituições políticas e militares comuns sob a sua hegemonia[134]. Atenas liderou a formação da Confederação de Delos, uma aliança entre várias cidades-estado gregas que deveriam contribuir com navios ou dinheiro nos gastos da guerra. Inicialmente, a aliança aumentou as ofensivas apoiando a revolta do Egipto contra Artaxerxes I (revolta de Inaros que terminou em desastre) ou invadindo Chipre em 450[135]. No entanto, Atenas também usou a liga para aumentar o seu poder na Grécia e acabou por entrar em conflito com os interesses de Esparta, levando à Guerra do Peloponeso.[136].

Os persas, apesar do inegável fracasso da invasão, ainda permaneciam um império poderoso, objeto de medo e admiração por parte dos gregos que continuavam a falar do "grande rei" (Megas Basileus, Μέγας Βασιλεύς) para designar o soberano aquemênida. Apesar da morte de Mardónio e da retirada das suas tropas, é até possível que os aqueménidas tenham considerado a sua ofensiva uma vitória: Xerxes derrotou os espartanos nas Termópilas, derrubou o seu rei, arrasou Atenas e reduziu aqueles que não tinham fugido, saqueou os gregos templos e trouxeram seus tesouros de volta para Susa[137] · [138].

Em 449, a Paz de Callias foi concluída com a Liga de Delos. Durante mais de um século, através da diplomacia, do ouro e da recepção de exilados políticos, intervieram com sucesso nos assuntos gregos[139]. O estilo de vida e a cultura persas foram amplamente imitados pelos gregos nos anos que se seguiram às guerras médicas[140], o início de uma cultura comum dedicada a uma posteridade brilhante[141].

Falha improvável: hipóteses explicativas[editar | editar código-fonte]

Após a conquista das cidades gregas da Ásia por Ciro, o esmagamento da sua revolta sob Dario seguido pela submissão do Mar Egeu e de metade da Grécia continental durante a Primeira Guerra Persa, a submissão de muitas cidades a Xerxes e até mesmo o compromisso de suas forças ao seu exército no início da segunda guerra, é difícil explicar o fracasso da invasão em 479 . Mesmo que os persas tivessem um certo número de razões para acreditar que tinham obtido uma vitória, o fracasso da sua anexação, a sua retirada e os ataques gregos vitoriosos na costa asiática constituem uma reviravolta indiscutível na situação após a morte de Dario. Historiadores antigos e contemporâneos têm se perguntado muito sobre como cerca de trinta pequenas cidades conseguiram derrotar um imenso império com aliados locais.

Heródoto apresenta uma razão para o fim de sua obra: a terra dura e hostil dos gregos teria produzido um povo de homens livres e guerreiros, guerreiros muito melhores do que os “escravos” “brandos e afeminados” de um império excessivamente próspero[142]. Simplista e parcial, esta ideia é, no entanto, parcialmente assumida pelos historiadores militares contemporâneos ; Hanson afirma assim que em " dois séculos, nenhuma falange grega poderia ser derrotada pelas tropas persas"[143], esquecendo as vitórias persas em Éfeso, Termópilas e muitas outras nos séculos V e IV a.C .[144]. A superioridade militar da revolução hoplita desenvolvida pelas cidades gregas é regularmente avançada por autores contemporâneos[145].

Para Tucídides, foi a unidade dos gregos que lhes permitiu derrotar os bárbaros[146]. Esta é a mesma ideia que Isócrates desenvolveu um século mais tarde, ao chamar os gregos ao pan-helenismo, a única forma de aniquilar os persas[147]. No século xx , o historiador norte-americano Peter Green deu grande ênfase a este parâmetro na sua obra "As Guerras Médicas"[20].

Pierre Briant, historiador moderno da Pérsia, destaca os erros tácticos cometidos por Xerxes e Mardónio, em particular o mau uso da sua cavalaria[148]. Ainda mais decisiva segundo ele foi a revolta da Babilónia em Agosto de 479 que obrigou os persas a lutar em duas frentes, sendo a da Babilónia privilegiada por estar no centro do seu território[149]. Esta revolta seria responsável pela derrota de Xerxes tal como a revolta egípcia impediu que o seu pai Dario continuasse as suas conquistas durante a primeira guerra persa. A falta de estabilidade do imenso império aquemênida seria, portanto, o seu maior ponto fraco[140].

A memória das guerras médicas[editar | editar código-fonte]

Foto de fragmento de relevo do friso sul do templo de Atena Nike representando uma luta entre atenienses e persas
Fragmento de um relevo do friso sul do Templo de Atena Nike em Atenas retratando uma luta entre atenienses e persas, cerca de 430-425, Museu Britânico .

As Guerras Médicas rapidamente se tornaram um tema literário em Atenas , principalmente entre autores trágicos. As duas primeiras peças que tratam deste assunto são devidas a Frínico, e foram perdidas: O Saque de Mileto relatando este evento da Revolta de Jônia e foi banido por ter emocionado muito o público, e Os Fenícios que se passa durante um vitória naval, Salamina ou Cabo Mycale, que tinha Temístocles como coregos[150]. Mas a grande obra que trata das guerras persas é Os Persas , de Ésquilo, que lutou durante esses conflitos e cujo coro foi financiado por Péricles. As guerras contra os persas tornaram-se, portanto, rapidamente temas dignos de serem tratados da mesma forma que as histórias heróicas que até então eram os únicos temas explorados pelos autores de teatro gregos[151]. Mas isso durou pouco, porque as peças escritas posteriormente apenas tiveram como pano de fundo histórias míticas, mesmo que tivessem uma mensagem política atualizada[152]. A verdade é que os escritos de Ésquilo, como os de Heródoto que escreveu as suas Histórias pouco depois, permitem preservar a memória destes conflitos e dar-lhes uma dimensão épica.

Da mesma forma, foram produzidas representações artísticas das guerras persas, enquanto os artistas gregos geralmente favoreciam os conflitos mitológicos. Da primeira metade do século V, numerosas olarias áticas mostram oposições entre guerreiros gregos e persas[153], e o relevo do lado sul do templo de Atena Nike da Acrópole (construído o mais tardar nos anos 430-425) representa uma luta entre gregos e persas[154].

Posteriormente, as Guerras Persas permanecem importantes na memória e na identidade de Atenas. Os políticos e estudiosos da cidade reconstruíram gradualmente as grandes vitórias das guerras persas, sobretudo a de Maratona, que foi considerada uma batalha verdadeiramente lendária. Nas lutas políticas do século IV, é uma referência essencial. É invocado pelos opositores da democracia como símbolo do maior valor de um regime moderado face a uma democracia mais aberta, o que seria representado pela vitória dos remadores de Salamina, que é visto como a fonte do imperialismo que teria levou Atenas à derrota na Guerra do Peloponeso . Demóstenes usou-o para justificar a resistência a Filipe II da Macedónia , enquanto os seus oponentes usaram-no para justificar o pan-helenismo e uma expedição contra os persas[155].

Na verdade, as companhias de Filipe II da Macedónia e depois de Alexandre, o Grande contra a Pérsia são repetidamente apresentadas como vingança pelas guerras persas. Posteriormente, o topos é retomado por outros soberanos e autores antigos: os Atálidas de Pérgamo comparam seu triunfo contra os gálatas com os das guerras persas; Augusto e seus sucessores assimilam seus rivais partas aos persas; a memória das guerras persas é assim preservada na cultura grega do período romano, particularmente entre os oradores da Segunda Sofística que frequentemente se referem a elas[156].

Na época contemporânea, ao tornar-se um topos literário integrado pela cultura europeia, os conflitos das guerras persas ainda servem de referência: na Grécia na época da guerra de independência onde os turcos são assimilados aos persas, no resto da ' Europa onde em diversas ocasiões os países atacados se vêem como os gregos tendo de resistir à barbárie e à tirania de um inimigo que assume as feições dos Persas. Por exemplo, os franceses durante o período da Revolução Francesa enfrentando a Primeira Coligação, ou os espanhóis enfrentando Napoleão I, ou ainda os franceses na altura da sua rivalidade e depois da sua luta contra a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial[157]..

O topos da vitória dos gregos na defesa da sua liberdade e da sua identidade face à ameaça dos persas, apresentado por autores antigos, também exerceu influência entre os historiadores especializados na história da Grécia antiga, que muitas vezes a encaravam tal como está, o que foi facilitada pela ausência de uma antiga fonte persa sobre o conflito. Estudos recentes, no entanto, relativizaram esta abordagem, destacando a falta de unidade do mundo grego face aos persas, e o progresso do conhecimento sobre o Império Aquemênida deu uma imagem mais equilibrada da sua dominação, o que vai contra a visão tradicional de um controle de natureza despótica e cruel. Em qualquer caso, não implicou uma dominação cultural que ameaçasse a identidade grega[158].

No domínio das representações mentais, o relato de Heródoto sobre as guerras persas ocupa um lugar significativo na imagem do “Oriente” e dos “orientais” no Ocidente. Pudemos assim propor traçar uma continuidade entre este e os discursos dos meios de comunicação ocidentais sobre o Oriente durante a primeira Guerra do Golfo[159].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Matthew White, The Great Big Book of Horrible Things (Norton, 2012)
  2. Ehrenberg, Victor. From Solon to Socrates: Greek History and Civilization During the 6th and 5th Centuries BC. [S.l.: s.n.] ISBN 978-0-41558487-6 
  3. Roisman & Worthington 2011, pp. 135-138.
  4. Mossé 1990, p. 170.
  5. Airton Pollini, « Hérodote le père de l'Histoire », Histoire antique et médiévale 49, juin 2010, p. 14.
  6. Predefinição:PluMor, IV, De la malignité d'Hérodote.
  7. a b c Green 2008, p. 12.
  8. Green 2008, p. 13.
  9. a b Baslez, 2010, p. 89.
  10. Airton Pollini, Predefinição:Opcit, Predefinição:Pp.19-21.
  11. Predefinição:PlaLoi, III, 692 d - 699 d.
  12. a b Emmanuel Laurentin, Pierre Judet de la Combe, Brigitte Le Guen et Silvia Milanezi, « La Fabrique de l'Histoire : Théâtre et histoire », France Culture, 15 juillet 2010.
  13. Briant 1996, p. 14.
  14. Ctésias de Cnide, Persica, Predefinição:-s-, texte établi, traduit et commenté par D. Lenfant, Les Belles Lettres, 2004.
  15. Briant 1996, p. 161.
  16. Briant 1996, p. 185-186.
  17. Lefèvre 2007, p. 176.
  18. Huyse 2005, p. 250.
  19. Green 2008, p. 39.
  20. a b Green, 2008, p. 17
  21. Huyse 2005, p. 34.
  22. Josette Elayi (1988). Penetração grega na Fenícia sob o Império Persa. [S.l.]: Presses universitaires de Nancy .
  23. Briant 1996, p. 162.
  24. a b Green, 2008, p. 47
  25. a b Green, 2008, p. 46
  26. Hérodote, IV, 141.
  27. Baslez, 2010, p. 87
  28. Heródoto I, 142–151
  29. Tucídides I, 12
  30. Hérodote, VII, 51.
  31. Briant 1996, p. 46.
  32. Hérodote, I, 152.
  33. Huyse 2005, p. 86.
  34. Green 2008, p. 49.
  35. Briant, 1996, p. 165
  36. a b Kaplan, 2010, p. 167
  37. Lefèvre, 2007, p. 177
  38. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Lefèvre178
  39. Green 2008, p. 67.
  40. Thucydide, I, 16.
  41. a b Kaplan, 2010, p. 168
  42. a b Brun, 2009, p. 42
  43. Green 2008, p. 69.
  44. Hanson 2000, p. 83.
  45. Brun 2009, p. 29.
  46. a b Hérodote, VI, 100-101
  47. a b c Mossé, 1990, p. 173
  48. Brun 2009, p. 46.
  49. Hérodote, VI, 102-113.
  50. Ducrey 1999, p. 65.
  51. Hérodote, VI, 117.
  52. Hérodote, VI, 116.
  53. Brun 2009, p. 200.
  54. Ducrey 1999, p. 66.
  55. Hérodote, VIII, 143-144.
  56. Huyse 2005, p. 35.
  57. Briant 1996, p. 173.
  58. Hérodote, VII, 5.
  59. Green 2008, p. 54.
  60. Lévêque 1964, p. 333.
  61. Hanson 2000, p. 84.
  62. Green 2008, p. 114-122.
  63. a b Ctésias, Persica, F13, 27.
  64. Hérodote, Histoires, VII, 60, 87 et 89.
  65. a b Briant, 1996, p. 544
  66. a b de Souza 2003, , p. 41
  67. Victor Davis Hanson, Carnage et Culture: Les grandes batailles qui ont fait l'Occident, Flammarion, 2002.
  68. Holland 2006, p. 237.
  69. Ducrey 1999, p. 167.
  70. Ducrey 1999, p. 169.
  71. (em inglês) Lazenby, The Defence of Greece, Aris & Phillips Ltd., 1993, p. 29.
  72. Green 2008, p. 77.
  73. Hanson 2000, p. 21.
  74. Baslez 2010, p. 50.
  75. Huyse 2005, p. 89.
  76. Briant 1996, p. 207-211.
  77. Green 2008, p. 111.
  78. Green 2008, p. 134.
  79. Green 2008, p. 133-134.
  80. a b Mossé, 1990, p. 174
  81. a b Edmond Lévy, La Grèce au Predefinição:S-, Point, 1997, p. 38.
  82. Hérodote, VII, 138.
  83. Briant 1996, p. 95.
  84. Hérodote, VI.70, VII.209, VIII.65.
  85. Baslez 2010, p. 97.
  86. Green 2008, p. 68.
  87. Green 2008, p. 114-118.
  88. Ctésias, Persica, F13, 29.
  89. Hérodote, VIII, 35.
  90. Hérodote, VIII, 9.
  91. Hérodote, VIII, 21-23.
  92. Histoires, VII, 36.
  93. Hérodote, VIII, 24-25.
  94. Green 2008, p. 130.
  95. Plutarque, Thémistocle, 4.
  96. Thucydide, Histoire de la guerre du Péloponnèse, I, 14.
  97. Hanson 2000, p. 101.
  98. Xénophon, Constituição dos Lacedemónios, XIII, 5.
  99. Hérodote, VIII, 2.
  100. Mossé, 1990, p. 152 en 480
  101. Lefèvre, 2007
  102. Green 2008, p. 168.
  103. Green 2008, p. 142.
  104. Hérodote, VII, 190-192.
  105. Hérodote, VIII, 21.
  106. Herodotus' twenty-first logos: the Persians cross to Europe em www.livius.org]
  107. Hérodote, VII, 201-233.
  108. Diodore de Sicile, Bibliothèque historique, XI, 2.
  109. Hérodote, VIII, 50.
  110. Lonis 1994, p. 113.
  111. Green 2008, p. 239.
  112. Baslez 2010, p. 98.
  113. Hérodote, VIII, 4-6.
  114. Hérodote, VIII, 75-76.
  115. a b Green 2008, p. 246.
  116. Hérodote, VIII, 97.
  117. Green 2008, p. 307.
  118. Briant 1996, p. 546-548.
  119. Green 2008, p. 299.
  120. Hérodote, VIII, 100.
  121. Green, 2008, p. 312-320 pelos acordos com Argos e pelas negociações com Atenas.
  122. Hérodote, VIII, 143.
  123. Plutarque, Aristide, 2.
  124. Hanson, 2000, p. 104 Segundo o historiador, "mesmo Alexandre, o Grande, nunca comandou tantos soldados".
  125. Briant 1996, p. 558.
  126. Green 2008, p. 375.
  127. Green 2008, p. 378.
  128. Tucidides, Histoire de la guerre du Péloponnèse, I, 89.
  129. Hérodote, IX, 121.
  130. Green 2008, p. 399.
  131. Mossé 1990, p. 176.
  132. Green 2008, p. 386.
  133. Hanson 2000, p. 105.
  134. Baslez 2010, p. 107.
  135. Baslez 2010, p. 112.
  136. Jean Pages. «La pensée navale athénienne aux Predefinição:-s2-» 🔗 (em francês). Institut de stratégie comparée, Commission française d'histoire militaire, Institut d'histoire des conflits contemporains. Consultado em 5 de outubro de 2010 .
  137. Dion de Pruse, Discours, XI, 149.
  138. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome BRIANT_559
  139. Baslez 2010, p. 136.
  140. a b Huyse, 2005, p. 36
  141. Briant 1996, p. 893-896.
  142. Hérodote, IX, 122.
  143. Hanson 2000, p. 85.
  144. Huyse 2005, p. 45.
  145. Jean-Pierre Vernant, Problèmes de la guerre en Grèce ancienne, Points, 1999, p. 187.
  146. Thucydide, Histoire de la Guerre du Péloponnèse, I18, II7 et II121.
  147. Isocrate, Panégyrique, 173.
  148. Briant 1996, p. 553-554.
  149. Briant 1996, p. 552.
  150. D. Pralon, « Entre la mémoire et l'oubli : le fragment de la tragédie, Phrynicos », dans A. Bouvier Cavoret (dir.), Théâtre et mémoire, Paris, 2002, p. 23-33.
  151. F. Hartog, Le miroir d'Hérodote, essai sur la représentation de l'autre, Paris, 1980, p. 340.
  152. M. Baslez, Les sources littéraires de l'histoire grecque, Paris, 2003, p. 43.
  153. A. Bovon, « La représentation des guerriers perses et la notion de Barbare dans la première moitié du Predefinição:S- », dans Bulletin de Correspondance Hellénique 87/2, 1963, p. 579-602.
  154. B. Holtzmann, L'Acropole d'Athènes, Monuments, cultes et histoire du sanctuaire d'Athéna Polias, Paris, 2003, p. 159.
  155. N. Loraux, L'invention d'Athènes, Histoire de l'oraison funèbre dans la cité classique, Paris, 1981, p. 157-173.
  156. (em inglês) A. Spawforth, « Persian-Wars tradition », dans S. Hornblower, A. Spawforth et E. Eidinow (dir.), The Oxford Classical Dictionary, Oxford, Oxford University Press, 2012, p. 1114.
  157. P. Brun, La bataille de Marathon, Paris, 2009, p. 195-209. C. Corbier, « La Grande Guerre Médique : essai d’une étude de réception des Perses d'Eschyle dans la France de la Troisième République », dans Revue de littérature comparée 3/2004 (Predefinição:N°), p. 275-292.
  158. Anne, Jacquemin (2016). La Grèce classique 510-336 av. J.-C. (em francês). Paris: Ellipses. pp. 44–48 
  159. Carmine Catenacci (1998). «L'Oriente degli antichi e dei moderni. Guerre persiane in Erodoto e Guerra del Golfo nei media occidentali». Quaderni Urbinati di Cultura Classica, New Series (em italiano). pp. 173–195 

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Segundo Plutarco e Luciano de Samósata, foi nesta ocasião que Fidípides correu para anunciar a notícia dando seu nome à maratona..
  2. O sistema democrático estabelecido por Clístenes tinha menos de 20 anos na época da Batalha de Maratona.
  3. Plutarco afirma que Temístocles atraiu os cidadãos de Atenas para a marinha, assegurando-lhes que através dela não só conseguiriam defender-se dos bárbaros, mas que mais tarde ditariam a lei aos outros gregos.}}
  4. As “Portas Quentes” por causa das fontes termais ali encontradas.
  5. No mundo grego, as armas tinham um significado social e político, os aristocratas lutavam a cavalo, os pequenos proprietários formavam a maioria da falange, os pobres serviam como remadores nas trirremes, assim Platão identifica a marinha com a democracia.
  6. Isto quase aconteceu com seu pai Dario durante a sua guerra contra os citas e foi assim que Ciro II morreu durante uma das suas conquistas orientais.

Fontes antigas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Guerras Médicas