Batalha de Salamina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Batalha de Salamina
Guerras Médicas
324px
Data Setembro 480 a.c.
Local Estreito de Salamina, Grécia
Desfecho Vitória decisiva grega
Combatentes
Confederação de Delos Standard of Cyrus the Great (Achaemenid Empire).svg Império Aquemênida
Comandantes
Temístocles

Euribíades
Xerxes I

Artemísia I

Ariabignes
Forças
200 navios 700 navios
Baixas
Desconhecidas Desconhecidas

A Batalha de Salamina foi o combate entre a frota persa, liderada por Xerxes I e a grega, comandada por Temístocles. O acontecimento deu-se no estreito que separa Salamina da Ática, possivelmente no dia 29 de setembro de 480 a.C.[1] e terminou com a vitória grega.

Após as vitórias persas na Tessália e em Termópilas, a devastação da Beócia e da Ática, o rei persa Xerxes entrou em Atenas, destruindo inclusive os monumentos da Acrópole, desenvolvendo aquela que ficou conhecida pela Segunda Guerra Médica.

Enquanto os coríntios e os espartanos defendiam uma aglomeração militar no istmo, Temístocles concentrou a frota de 200 embarcações (trirremes) na baía de Salamina, enfrentando a frota persa, que, apesar do seu maior número, tinha dificuldades evidentes de maneabilidade no espaço exíguo do estreito, pelo que foi completamente derrotada pelos gregos. Xerxes foi obrigado a regressar à Ásia, deixando o comando das tropas restantes ao seu lugar-tenente Mardónio, que seria derrotado em 479 a.C. na Batalha de Plateias e Micala, nas costas da Ásia Menor.

Diante da necessidade de organizar a defesa e de equipar o exército, Atenas liderou a formação da Confederação de Delos, uma aliança entre várias cidades-estados gregas que deveriam contribuir com navios ou dinheiro nos gastos da guerra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Os gregos aproveitaram a maior agilidade e capacidade da sua frota composta por trirremes para abordar os persas. Uma vez abordados, sucumbiram pela superior infantaria grega.
    Guerras Médicas

Referências

  1. Diary of Xerxes' campaign, site www.livius.org, baseado em cálculos astronômicos e Heródoto

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

MACAULAY, George Campbell (1914). The history of Herodotus — Volume 2 by Herodotus, books V to IX MacMillan and Co.. Visitado em 24/02/2008. (em inglês)

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.