Templo de Atena Nice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Templo de Atena Nike)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Templo de Atena Nice

O Templo de Atena era um templo dedicado à deusa grega Atena, localizado na Acrópole de Atenas, na Grécia. Nice significa vitória em grego antigo,[1] e se refere a um dos epítetos comumente dados à deusa na cidade (em grego Νίκη, Níkē ou Niké).

Seu templo era em estilo jônico antigo e localizava-se na parte sudeste da Acrópole, à direita da entrada. Lá, os cidadãos atenienses adoravam a deusa, na esperança de que ela os ajudasse na longa guerra contra a cidade-estado rival, Esparta. O Templo de Atena Nice foi a expressão máxima da ambição de Atenas de se tornar a pólis mais importante da Grécia.

O templo foi construído no local onde havia um outro templo de Atena, que foi demolido pelos persas em 480 a.C.. Havia uma grande estátua da deusa Atena no centro do templo; Pausânias descreve-a como sendo de madeira, segurando um escudo na mão esquerda e uma romã, fruta que simbolizava a fertilidade, na mão direita uma lança. Atena Nice era, originalmente, a deusa da vitória. Contudo, para o templo, foi construída uma estátua sem asas, para que assim ela nunca pudesse sair da cidade. Por essa razão, a estátua foi muitas vezes chamada Níkē Apteros (que significa vitória sem asas).

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Templo de Atena Nice