Jogo de estratégia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o gênero de jogos eletrônicos, veja Jogo eletrônico de estratégia.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2009)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde julho de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.


O xadrez é um dos mais conhecidos jogos de estratégia.

Jogo de estratégia é uma categoria de jogo (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador), em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como fator de determinação do vencedor.

Origem[editar | editar código-fonte]

O termo "estratégia" é emprestada do jargão militar. Ele inicialmente referia-se ao planejamento em um nível elevado e abstrato. Muitas vezes jogos de estratégia lidam com o planejamento em uma escala no qual a palavra "tática" é usado em um contexto similar ao militar.[1] Jogo de estratégia é uma categoria de jogos (sejam de tabuleiro, de cartas, de videogames ou de computador) em que a habilidade dos jogadores em tomar decisões estratégicas supera a sorte como factor de determinação do jogador vencedor.


Características[editar | editar código-fonte]

O principal fator que difere este tipo de jogo de outros é o baixo nível de aleatoriedade envolvido. Exemplos: damas, xadrez, damas chinesas, Stratego, Magic the Gathering, Go, Shogi, Nine Men's Morris, Mastermind e Twilight Struggle. Os jogadores têm igual grau de conhecimento dos elementos do Jogo. Não há nenhuma habilidade física exigida além das necessárias para interagir com as peças do jogo.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • SACKSON, SID; KLUTZ, EDITORS OF (1991); The Book of Classic Board Games. Klutz, Palo Alto, 1991. ISBN 0-932592-94-5
  • TRACY FULLERTON; CHRISTOPHER SWAIN; STEVEN HOFFMAN "Game Design Workshop: Designing, Prototyping, and Playtesting Games".CMP Books, Berkley, 2004. ISBN 1578202221
  • MARCELO, ANTONIO ; PESCUITE, JULIO CÉSAR "Design de Jogos: Fundamentos". Brasport, São Paulo, 2009. ISBN: 9788574523965

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre enxadrismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.