Portal:Motociclismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao Portal do Motociclismo


 ver · editar Introdução
O motociclismo é uma disciplina que implica tudo o que diga respeito a conduzir um motociclo. É também uma modalidade desportiva que envolve o uso de motos em diversas formas competitivas como velocidade, motocross, enduro e outras. O primeiro motociclo data do final do século XIX e era basicamente uma bicicleta a motor. Daí evoluiu até aos versáteis motociclos dos dias de hoje.
A primeira prova de motociclismo que se tem conhecimento aconteceu no dia 29 de novembro de 1897, em Surrey, subúrbio de Londres, na Inglaterra. A prova, chamada de Motorcycle Scrambles, foi o nascimento do motociclismo de competição. Aliás, os ingleses criaram a expressão "Se existe alguma coisa melhor que motocicleta, Deus guardou-a para si no céu" ("If there is anything better than a motorbike, God must have kept for him in heaven").
Em 22 de dezembro de 1904 é criada a Federação Internacional de Motociclismo. Porém, somente após a 2ª Guerra Mundial que começou a ser realizado o campeonato mundial. O torneio das nações começou a ser disputado em 1947, o Mundial de Cross, em 1957. O maior campeão da modalidade foi o italiano Giacomo Agostini, com 15 títulos mundiais em várias categorias. O nome de Giacomo Agostini está indissoluvelmente ligado ao da marca MV Agusta.
O Rali Dakar, que também envolve motociclos, é considerado o mais exigente e duro percurso todo o terreno.
Leia mais...
 ver · editar Piloto Campeão Mundial da MotoGP
Marc Márquez Alentà (Cervera, 17 de fevereiro de 1993) é um piloto espanhol de motociclismo. Campeão de oito títulos da MotoGP nas categorias, 125cc (2010), Moto2 (2012) e MotoGP (2013, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2019). Ele fez sua estreia em 13 de Abril de 2008, na categoria 125cc Grand Prix em Portugal com 15 anos de idade e 56 dias. Ele é o mais jovem espanhol a conquistar uma pole e um pódio em um campeonato mundial.
Após um período de títulos onde conquistou 6 de 7 campeonatos disputados sofreu uma grave lesão no braço direito na primeira corrida da temporada 2020 que o tirou do campeonato e o obrigou a realizar três cirurgias em menos de um ano.
Ele é irmão do piloto Álex Márquez.
Leia mais...
 ver · editar Corrida selecionada
O Grande Prêmio da Comunidade Valenciana de 2018 ocorreu em 18 de novembro no Circuito Ricardo Tormo, na Espanha. A prova foi vencida pelo piloto espanhol Álex Rins (Suzuki), seguido pelos italianos Andrea Dovizioso (Ducati) e Valentino Rossi (Yamaha), respectivamente. Rins e Dovizioso cruzaram a linha de chegada com menos de 1 segundo de diferença entre eles. A pole position da corrida principal foi feita pelo espanhol Maverick Viñales com o tempo de 1m31seg312.
O vencedor da Moto2 foi o piloto português Miguel Oliveira, já o da Moto3 foi o turco Can Öncü.
Leia mais...
 ver · editar Artigo selecionado
Um capacete motociclístico é um tipo de proteção utilizado na cabeça por condutores e passageiros de motocicletas. Tem a finalidade principal de proteger a calota craniana dos ocupantes do veículo em caso de impacto, prevenindo ou reduzindo os danos e as lesões que poderiam ser causadas, além de proteger os olhos ao pilotar em velocidade e prover conforto contra frio e chuva, podendo salvar vidas. O capacete motociclístico deve ser calçado e fixado na cabeça do usuário de forma que fique firme.
Alguns capacetes motociclísticos provêem adicionais conveniências, tais como ventilação adicional, proteções faciais, protetores de ouvidos, rádios comunicadores e, eventualmente, suporte acoplado para equipamento de hidratação do condutor.
Leia mais...