Portal:Motociclismo/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

editar

O motocross (motocrós), frequentemente abreviado para MX ou MotoX, é uma modalidade desportiva de motovelocidade praticada sobre motocicletas de estilo off-road. Se divide em várias categorias, como: arenacross, trial e enduro. Resumindo,este esporte é uma corrida com vários modelos e tipos de motos.
Por causa da natureza física do motocross, os pilotos se esforçam fisicamente para absorver choques com seus joelhos, braços, pescoço e tronco. O assento longo e liso (sem degrau) é projetado para permitir que os pilotos desloquem seu peso rapidamente para fornecer mais tração na posição escolhida, o que o torna desconfortável fora de seu uso proposital.
Muitos pilotos modificam suas máquinas para melhor desempenho e para ter o comportamento da moto de acordo com suas próprias preferências ou apenas para a apreciação.
Leia mais...

editar

Um capacete motociclístico é um tipo de proteção utilizado na cabeça por condutores e passageiros de motocicletas. Tem a finalidade principal de proteger a calota craniana dos ocupantes do veículo em caso de impacto, prevenindo ou reduzindo os danos e as lesões que poderiam ser causadas, além de proteger os olhos ao pilotar em velocidade e prover conforto contra frio e chuva, podendo salvar vidas. O capacete motociclístico deve ser calçado e fixado na cabeça do usuário de forma que fique firme.
Alguns capacetes motociclísticos provêem adicionais conveniências, tais como ventilação adicional, proteções faciais, protetores de ouvidos, rádios comunicadores e, eventualmente, suporte acoplado para equipamento de hidratação do condutor.
Leia mais...

editar

Superbike é uma categoria do motociclismo, que emprega motocicletas modificadas de produção. O Campeonato Mundial de Superbike, ou SBK, é a principal competição internacional. Foi fundado em 1988, sendo regulado pela Federação Internacional de Motociclismo.
As séries nacionais de Superbike variam muito em termos de desafio e popularidade, sendo as mais populares na Grã-Bretanha e na América do Norte. Tanto o Japão quanto a Austrália têm séries nacionais de superbikes bem apoiadas, embora tenham temporadas curtas de 10 corridas.
Em geral, as corridas de superbike são populares entre os fabricantes, pois ajudam a a promover e vender seus produtos, como mostra o slogan "Win on Sunday Sunday; Sell on Monday" (em português: “Ganhe no domingo; venda na segunda-feira”).
Leia mais...

editar

A Federação Internacional de Motociclismo (em francês: Fédération Internationale de Motocyclisme, normalmente conhecida como F.I.M) é uma associação sem fins lucrativos, originalmente criada em 1904, organizadora dos campeonatos de motocicletas. Em sua fundação, no dia 21 de dezembro de 1904, seu nome era Fédération Internationale des Clubs Motocyclistes (FICM) e em 1949, o seu nome foi modificado para o que é usado atualmente. Em 1949, organizou o primeiro campeonato mundial de motociclismo, atual MotoGP.
A partir de 1920, a FIM passou a administrar os recordes de velocidade, conhecido como Motorcycle land-speed record.
A FIM cobre sete modalidades de corrida de motocicletas: enduro, trial, corrida de circuito, motocross e supermoto, cross-country, bicicleta elétrica e corrida de pista. Também está envolvida em muitas atividades não relacionadas a corridas que promovem o esporte, sua segurança e apoiam políticas públicas relevantes. A FIM também foi a primeira federação esportiva internacional a publicar um Código Ambiental, em 1994.
Leia mais...

editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/5


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/6


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/7


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/8


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/9


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/10


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/11


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/12


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/13


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/14


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/15


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/16


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/17


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/18


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/19


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/20


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/21


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/22


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/23


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/24


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/25


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/26


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/27


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/28


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/29


editar Portal:Motociclismo/Artigo selecionado/30