Portal:Skate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 ver · editar Bem-vindo ao Portal do skate!
Skateboard.svg
O portal skate faz parte do Skate Project

O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (ingl. deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater.

O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.".



 ver · editar Artigo destacado
Switch Plaza Skatepark, em Shenzhen, na China.
John Rodney Mullen, mais conhecido como Rodney Mullen (Gainesville, 17 de Agosto de 1966), é um skatista dos Estados Unidos, considerado por muitos como um dos mais influentes na história do esporte. É creditado como o inventor de mais de 39 diferentes manobras, incluindo o Ollie Flatland, o Kickflip (‘’originalmente chamado "flip"’’) em 1983, o Heelflip, o Flip 360, e Impossible. Mullen é creditado em vários vídeos de skate, e lançou uma autobiografia.
 ver · editar Você sabia...
  • Proibição do skate na Noruega no período entre 1978 e 1989 a posse ou venda de skate eram proibidos, A proibição era devido quantidade elevada de ferimentos causados pelo skate. A proibição levou os skatistas construir rampas nas florestas e em outras áreas isolados para evitar a polícia.[1]
  • Militares do Estados Unidos relatou-se publicamente que o Corpo de Marines do Estados Unidos testou skate nos anos 90 em combate urbano. Mais perto do possível: "Pra manobras dentro de construções/prédios para detectar fios (detectadores de movimento e detonadores de minas) e fogo de atiradores".
  • Não se sabe ao certo de onde surgiu skate, mas muitos falam que veio do surf, outros dos patins quebrados com suas partes se montavam skate em uma madeira.
  • Jason Lee, foi um dos primeiros skatistas a ter seu "pro model shoe", feito pela Airwalk.
  • A primeira mulher a se tornar skatista profissional foi Patti McGee[2], no ano de 1965, no mesmo ano foi capa da revista Life Magazine.


Referências


 ver · editar Notícias
2013
Março
Agosto
2011
Julho
  • 28/07/11 à 31/07/11, É realizado os X Games XVII (Olimpíadas dos esportes radicais), na qual no skate Big Air Bob Burnquist ganha o ouro e Edgard Pereira fica com o bronze. Luan de Oliveira (skate street) e Pedro Barros (skate parque) conquistam medalhas de prata; e Letícia Bufoni representa o skate feminino brasileiro ganhando o bronze no skate street (feminino).

[1]

Março
2010
Setembro
  • Dia 09/09/2010, um dos maiores skatista da história, Bob Burnquist, registrou seu nome novamente no skate mundial. O brasileiro se tornou o primeiro atleta a realizar a manobra de 900 graus na Mega Rampa.[3]

Referências

 ver · editar Agenda
Brasil
Eventos de 2010
Setembro


 ver · editar Colabore!

Ver lista de tarefas do projeto skate no mundo, e artigos diversos.

 ver · editar Wikiprojetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Referências

Referências