Portal:Skate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 ver·editar Bem-vindo ao Portal do skate!
Skateboard.svg
O portal skate faz parte do Skate Project

O skate (pronuncia-se skêit) é um desporto inventado na Califórnia que consiste em deslizar sobre o solo e obstáculos equilibrando-se numa prancha, chamada shape (ingl. deck), dotada de quatro pequenas rodas e dois eixos chamados de "trucks". Com o skate executam-se manobras, com baixos a altos graus de dificuldade. No Brasil o praticante de skate recebe o nome de skatista, enquanto que em Portugal chama-se skater.

O skate é considerado esporte radical, dado seu aspecto criativo, cuja proficiência é verificada pelo grau de dificuldade dos movimentos executados.".



 ver·editar Artigo destacado
Switch Plaza Skatepark, em Shenzhen, na China.
John Rodney Mullen, mais conhecido como Rodney Mullen (Gainesville, 17 de Agosto de 1966), é um skatista dos Estados Unidos, considerado por muitos como um dos mais influentes na história do esporte. É creditado como o inventor de mais de 39 diferentes manobras, incluindo o Ollie Flatland, o Kickflip (‘’originalmente chamado "flip"’’) em 1983, o Heelflip, o Flip 360, e Impossible. Mullen é creditado em vários vídeos de skate, e lançou uma autobiografia.
 ver·editar Você sabia...
  • Proibição do skate na Noruega no período entre 1978 e 1989 a posse ou venda de skate eram proibidos, A proibição era devido quantidade elevada de ferimentos causados pelo skate. A proibição levou os skatistas construir rampas nas florestas e em outras áreas isolados para evitar a polícia.[1]
  • Militares do Estados Unidos relatou-se publicamente que o Corpo de Marines do Estados Unidos testou skate nos anos 90 em combate urbano. Mais perto do possível: "Pra manobras dentro de construções/prédios para detectar fios (detectadores de movimento e detonadores de minas) e fogo de atiradores".
  • Não se sabe ao certo de onde surgiu skate, mas muitos falam que veio do surf, outros dos patins quebrados com suas partes se montavam skate em uma madeira.
  • Jason Lee, foi um dos primeiros skatistas a ter seu "pro model shoe", feito pela Airwalk.
  • A primeira mulher a se tornar skatista profissional foi Patti McGee[2], no ano de 1965, no mesmo ano foi capa da revista Life Magazine.


Referências


 ver·editar Notícias
2013
Março
Agosto
2011
Julho
  • 28/07/11 à 31/07/11, É realizado os X Games XVII (Olimpíadas dos esportes radicais), na qual no skate Big Air Bob Burnquist ganha o ouro e Edgard Pereira fica com o bronze. Luan de Oliveira (skate street) e Pedro Barros (skate parque) conquistam medalhas de prata; e Letícia Bufoni representa o skate feminino brasileiro ganhando o bronze no skate street (feminino).

[1]

Março
2010
Setembro
  • Dia 09/09/2010, um dos maiores skatista da história, Bob Burnquist, registrou seu nome novamente no skate mundial. O brasileiro se tornou o primeiro atleta a realizar a manobra de 900 graus na Mega Rampa.[3]

Referências

 ver·editar Agenda
Brasil
Eventos de 2010
Setembro


 ver·editar Colabore!

Ver lista de tarefas do projeto skate no mundo, e artigos diversos.

 ver·editar Wikiprojetos
 ver·editar Categorias
 ver·editar Referências

Referências