Portal:Patinação artística no gelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal da Patinação Artística no Gelo

Um par de patins.

A patinação (português brasileiro) ou patinagem (português europeu) artística no gelo é um esporte no qual os atletas, individualmente, em dupla ou em grupo, se apresentam no gelo utilizando patins característicos. Esse foi o primeiro esporte de inverno a ser incluído nos Jogos Olímpicos, antes mesmo da separação entre jogos de verão e de inverno, aparecendo pela primeira vez nas Olimpíadas de 1908 em Londres. Faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde o seu início em Chamonix, em 1924. As categorias disputadas em nível olímpico são individual feminino e masculino, patinação em duplas e dança no gelo. Além disso, as quatro são combinadas em um evento por equipes inserido a partir dos Jogos de 2014. Categorias não olímpicas incluem a patinação sincronizada, teatro no gelo e quartetos.

Artigo selecionado

2010 Junior Worlds Men - Yuzuru HANYU - 2107A.jpg

A patinação individual é uma disciplina da patinação artística no gelo na qual os atletas competem individualmente em dois segmentos distintos, o programa curto e o programa livre. As modalidades individual masculino e individual feminino são disputadas nos Jogos Olímpicos, e são reguladas pela União Internacional de Patinação (International Skating Union - ISU). Os elementos obrigatórios dessa categoria são os saltos, os spins e as sequências de passos e coreográfica.

A pontuação é definida pelo IJS (International Judging System), que define a pontuação de cada segmento como a soma de dois escores separados, a pontuação total de execução (TES), que engloba a pontuação distinta de cada elemento, e a pontuação de componentes do programa (PCS).

Leia o artigo completo

Foto selecionada

Categorias

WikiProjetos

Portais relacionados

Ajude a...

Atleta selecionado

Sasha Cohen 2009 SOI Halifax Spiral.jpg

Alexandra Pauline "Sasha" Cohen (Los Angeles, Califórnia, 26 de outubro de 1984) é uma patinadora artistica americana. Ela conquistou uma medalha de prata olímpica em 2006, e conquistou duas medalhas de prata e uma de bronze em campeonatos mundiais.

A ginasta precoce, Cohen passou a patinação artística, quando ela tinha sete anos, mas aos onze anos que ela começou a levar o esporte a sério.

Cohen ganhou notoriedade na comunidade da patinação durante o Campeonato dos Estados Unidos de Patinação Artística em 2000, quando ela terminou na primeira posição no programa curto entre os seniores, porém não conseguiu manter a liderança e terminou na segunda posição perdendo a medalha de ouro para Michelle Kwan, se qualificando para o Campeonato Mundial. Porém devido sua idade teve que competir Campeonato Mundial Júnior, onde terminou sem medalhas na sexta posição.

Você sabia...

Isadora Williams em 2012.
  • ...que Axel Paulsen realizou o primeiro salto Axel, enquanto vestia patins de patinação de velocidade, e não de patinação artística?
  • ...que Terry Kubicka realizou o primeiro e único backflip legal na história dos Jogos Olímpicos?
  • ...que o primeiro salto triplo concluído em competição foi o triple loop?
  • ...que os patinadores Martin Stixrud e Scott Allen mantém os registros de patinadores mais velhos e mais jovens do sexo masculino a conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos?

Calendário

Purgar cache do servidor