Wikipédia:Conselho de WikiProjetos/Manual/WikiProjeto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Já leu a página de introdução do Manual? Se não o fez, por favor leia-a antes de ler o conteúdo desta página.


Configuração inicial[editar | editar código-fonte]

Uma vez que tenha sido determinada a criação do novo WikiProjecto (veja o guia para mais informações sobre este procedimento, assim como a página de propostas), deve criar uma página base. A convenção de nomenclatura para WikiProjectos é a de colocá-los no domínio (namespace) Wikipedia: em "Projetos/Nome do Projecto". Note que o Nome do Projecto deve seguir as mesmas regras de nomenclatura usadas para o título de artigos.

Alguns projectos (notoriamente, o WikiProjecto Portugal) foram criados em "Projectos/Nome do Projecto", tendo sido criado um redireccionamento a partir da página correspondente em "Projetos/Nome do Projecto".

Assim, um WikiProjecto Exemplo seria criado em Wikipedia:Projetos/Exemplo.

Um possível esboço para a página do novo projecto é aqui fornecido; o texto deve ser substituido por outro mais apropriado onde necessário:

Bem-vindo ao WikiProjecto Exemplo!

;Objectivos
* Melhor os exemplos fornecidos na Wikipedia.
* Criar um Manual de Estilo para os exemplos.

;Âmbito
* Este projecto abrange todos os artigos que contenham exemplos.

== Membros ==
# {{Usuário2|MeuNome}} (Interesso-me por todos os tipos de exemplos)

== Tarefas a fazer ==
* ...

== Categorias ==
* [[:Categoria:Exemplo]]
* ...

== Predefinições ==
* ...

== Projectos relacionados ==
* ...

[[Categoria:!Projetos|Exemplo]]

Outra possibilidade é o uso de uma predefinição (ainda a desenvolver), tal como {{WikiProjecto}}. Esta é usada criando uma nova página com {{subst:WikiProjecto|Nome do projecto}}, criando assim um "esqueleto" um pouco mais completo.

Uma terceira hipótese é copiar a estrutura de um WikiProjecto existente directamente para a página do novo projecto. Este método envolve contudo a remoção de secções desnecessárias, em especial se o projecto usado como modelo for de grande dimensão. É preferível adicionar secções e estruturas complexas apenas na medida em que estas se tornem necessárias, por isso este método é o menos recomendado.

De uma forma geral, a página de um novo WikiProjecto deve ser mantida o mais simples possível, e deve crescer consoante as suas necessidades. Embora possa ser tentador criar uma página com muitas secções e mecanismos logo à partida, esta é habitualmente uma má ideia. Um projecto pequeno (com poucos editores) não pode focar muitas áreas ao mesmo tempo, e uma estrutura desnecessariamente complexa pode desencorajar potenciais novos membros - em especial se estão a aderir ao seu primeiro WikiProjecto!

Recrutamento[editar | editar código-fonte]

Um dos aspectos vitais para manter um WikiProjecto activo é recrutar editores. Um WikiProjecto tem que recrutar novos membros para compensar os que perde naturalmente por atrito; um projecto que não o consiga fazer acabará por colapsar.

Então, como recrutar participantes?

A forma mais eficaz é, de longe, a utilização de etiquetas ou marcas nas páginas de discussão de artigos, como por exemplo na discussão do artigo Palácio Nacional da Pena. Estas marcas variam bastante em complexidade para acomodar as necessidades dos projectos, mas para um projecto que esteja a dar os primeiros passos, uma marca simples pode ser suficiente. Para mais informações sobre como criar marcas para um projecto, consulte as notas técnicas.

Outra forma eficaz de recrutar membros é através de convites directos. Se há mais editores bastante activos a trabalhar no tema do projecto, deve ser possível identificá-los observando o histórico e as páginas de discussão dos artigos. Deixar-lhes uma mensagem educada a convidá-los para dar uma vista de olhos no projecto geralmente tem um bom resultado. Na prática, contudo, este método não tem a mesma eficácia das marcas nas páginas de discussão, mas pode ser mais adequado para atrair editores com interesse particular (tal como especialistas) para o projecto.

Um projecto da Wikipédia anglófona (en:Wikipedia:WikiProject Musical Instruments) adoptou a estratégia de criar um "Livro de visitas", além da lista de participantes habitual. Este livro de visitas parece ter conseguido atrair muitas pessoas dispostas a ajudar em várias tarefas, mas que não tinham interesse em se juntar como participantes.

Waldomiro Carlos Manfroi (discussão) 11h16min de 5 de outubro de 2013 (UTC)== Mãos ao trabalho == Depois de um Projecto começar a atrair membros, o problema passa a ser encontrar algo para eles fazerem. Manter membros no projecto é mais difícil que recrutá-los; editores aborrecidos abandonarão o projecto rapidamente.


Listas de tarefas[editar | editar código-fonte]

A forma mais comum (e mais simples) de focar a atenção dos membros do projecto numa série de artigos é a criação de uma lista central de tarefas a fazer. Para projectos mais pequenos, isto geralmente será sob a forma de uma secção na página do projecto (por vezes usando {{por fazer}} ou {{to-do2}}, embora estes criem subpáginas adicionais que podem não ser necessárias). Projectos maiores por vezes criam uma predefinição para lidar com a lista de tarefas (com grau de complexidade variável).

Há uma lista de diferentes itens que geralmente são incluidos na lista de tarefas de um projecto:

Anúncios 
Avisos sobre discussões importantes e tarefas de grande envergadura a ocorrerem no momento. Pode ser desnecessário para projectos pequenos, onde estes assuntos são tratados na página de discussão do projecto, mas torna-se importante à medida que o projecto cresce e o volume de tráfego na página de discussão aumenta.
Candidatos a Artigo Destacado 
Um dos itens mais importantes a anunciar ao projecto; especialmente para projectos jovens e pequenos, conseguir criar um Artigo Destacado aumenta grandemente a moral - mas geralmente requer a ajuda de múltiplos membros para ser bem sucedida.
Revisão por pares
Pedidos de revisão por pares; estes podem ser revisões específicas de cada projecto, se o projecto tiver adoptado tal processo, ou entradas selecionadas em na página principal de revisão por pares.
Artigos pedidos
Artigos que ainda não existam, mas que deviam ser criados. Estes podem por vezes ser retirados de listas existentes ou de predefinições de navegação relacionadas com o âmbito do projecto.
Pedidos de limpeza e expansão
Estes podem ser adicionados manualmente, ou coleccionados de categorias de manutenção existentes.

Ao contrário das três primeiras categorias - cujo tamanho é geralmente limitado - as últimas duas podem crescer rapidamente. É normal, neste caso, criar listas de "excesso" de onde entrados podem indo ser adicionadas à lista principal quando for necessário, e limitar as listas centrais para uma dúzia ou duas de cada tipo. Por exemplo, uma lista completa de artigos a criar pode ser reunida numa subpágina (tal como em Wikipedia:Wikiproject Exemplo/ToDo/Novos); esta lista pode crescer até atingir centenas de entradas, o que pode ser impossível de colocar numa predefinição de tamanho razoável. Neste caso, uma selecção de entradas a partir desta lista - assim com uma ligação para a lista em si - é colocada na lista de tarefas do projecto, para evitar sobrecarregar os leitores.

Avaliação[editar | editar código-fonte]

Qualidade
AD
Symbol question.svg AB
A
B
Mínimo
Esboço
Para uma visão mais básica da avaliação dos artigos. por favor veja o FAQ de avaliação.

Um dos métodos mais comuns usados por WikiProjectos para monitorizar e estabelecer prioridades no seu trabalho é avaliando os artigos dentro do seu âmbito. O standard para estas avaliações é a escala de avaliação da Wikipedia:Versão 1.0.

Um projecto pequeno ou menos activo pode manter uma tabela de avaliações compilada à mão; à medida que o número de artigos aumenta, no entanto, um processo especializado torna-se necessário. A primeira fase consiste na criação de uma sub-página para o trabalho de avaliação; estes podem tomar diferentes tipos de formas, algumas mais formais do que outras. Contudo, a limitação essencial—a necessidade de listas compiladas à mão—requer uma abordagem mais sofisticada: avaliações assistidas por robôs (bots).

Avaliação assistida por bot[editar | editar código-fonte]

O esquema de avaliação assistida por bot funciona inserindo avaliações numa marca de WikiProjeto para páginas de discussão. Usando o exemplo acima WikiProjeto de Enxadrismo, a última linha no código da predefinição, que fecha a tabela, pode ser substituída por uma chamada de substituição pela predefinição ((tl|Class parâmetro)):

{| class="messagebox standard-talk"
|-
| [[Ficheiro:Checkmate2.jpg|50px]]
| 
Este artigo está no âmbito da '''[[Wikipedia:Projetos/Enxadrismo|WikiProjeto Enxadrismo]]''', 
um esforço colaborativo de melhorar a cobertura de Xadrez da Wikipédia. Se você gostaria de participar, você pode visitar a página do projeto, onde você pode aderir ao projeto e ver uma lista de tarefas em aberto.
{{subst:class parameter|categoria = Enxadrismo}}<noinclude>
[[Categoria:WikiProjeto banners|Enxadrismo]]  
</noinclude>

(Note-se que outras abordagens para a construção de uma predefinição adequada são possíveis; ver a discussão abaixo para mais detalhes.)

Isso irá produzir um código de predefinição, que permite a predefinição do projeto ter um parâmetro "class" (e.g. {{WikiProjeto Enxadrismo|class=B}}) para indicar a classificação de avaliação; inserindo o parâmetro, faz duas coisas:

  • Mostra a classificação correspondente no próprio banner.
  • Coloca a página de discussão em uma categoria correspondente à classificação.

A chave para o processo são estas últimas categorias. Uma descrição completa de sua estrutura é dada abaixo; essencialmente, um bot monitora categorias de uma determinada estrutura (tais como Categoria: História Militar artigos por qualidade), e produz um completo índice de avaliações para cada projeto participante. Isto inclui uma lista de trabalho, visão geral por estatísticas, e um log de mudanças.

"Importância"[editar | editar código-fonte]

Importance
Máxima
Alta
Média
Baixa
NA

Alguns projetos também fazem avaliações de importância. Deve-se notar, no entanto, que estes tendem a ser mais controversos (desde artigos chamando "sem importância" pode levar a conflitos); como um resultado, alguns projetos (como o História militar) não avaliam a importância, enquanto outros (como Biografia) apenas realizam avaliações de importância para um conjunto limitado de artigos e usa o termo "prioridade" para diminuir os problemas de percepção.

Se um projeto está engajado nas avaliações de importância, ele pode muito bem ser uma boa idéia para torná-los uma decisão da comunidade. Por exemplo, os projetos Biografia e Romances iniciaram processos em que os vários membros de forma colaborativa determinam a importância comparativa de um determinado artigo ao projeto, e então usam os resultados finais como uma diretriz para determinar quais os artigos são mais merecedores de atenção do projeto, a curto prazo.

Avaliações na prática[editar | editar código-fonte]

Veja Categoria:Avaliações de WikiProjetos para uma lista completa de grupos de avaliação activos.

Em geral, os projectos que começarem a fazer avaliações encontrarão um problema quase imediatamente: conseguir com que os artigos que caiam dentro do âmbito do projecto sejam avaliados. Há um número de ferramentas automáticas disponíveis para ajudar na avaliação de artigos mínimos que caiam dentro do âmbito de um projecto, mas os membros do projecto precisam de ir a esses artigos e certificar-se que eles foram avaliados correctamente. Muitas vezes, um artigo evoluiu para além do nível de esboço, ou foi classificado incorrectamente como esboço no princípio, resultando nas ferramentas o tenham avaliado incorrectamente.

Por causa da importância potencial das avaliações para o sucesso do projecto, é vital para o projecto conseguir que muitos membros se interessem em fazer avaliações. Claramente, ajuda o projecto que haja um membro já familiarizado com o sistema (muitas vezes através de outro projecto) e que esse membro se chegue à frente para ajudar nas avaliações iniciais. Além disso, também ajuda se, como uma das primeiras tarefas de projectos novos, os membros vão aos artigos do projecto e avaliem aqueles cujo estado seja óbvio, enquanto apenas adicionam a marca do projecto a aqueles cujo estatuto não seja claro; depois, quando todas as avaliações menos controversas estiverem feitas, os membros do projecto podem focar-se em avaliar artigos mais difíceis de definir.

A avaliação de artigos não é uma ciência exacta, e haverá um número de decisões arbitrárias feita pelo avaliador quando um artigo estiver na fronteira entre duas classes. Nestas alturas, é perfeitamente aceitável que seja pedido uma avaliação separada por um editor diferente, ou se o artigo tiver sido avaliado segundo as regras, pedir uma reavaliação. Por causa disso, deveria haver um lugar dentro de cada WikiProjeto onde editores podem requerer reavaliações. Além disso, WikiProjetos podem adoptar métodos mais formais, para atribuir alguns dos níveis de avaliação; outro níveis poderão ser baseadas inteiramente em processos de validação externos ,tais como processo de revisão e candidaturas a artigos destacados.

Assim que as avaliações tiverem começado e um WikiProjeto tenha avaliado um grande número de artigos dentro do seu âmbito, as avaliações podem tornar-se mais valiosas, quer para avançar o objectivo enciclopédico do projecto, assim como para manter a moral do projecto alimentando um sentimento de sucesso e obra feita aos membros do projecto. Geralmente, um dado projecto irá focar a maioria da sua atenção em levar artigos de maior prioridade para o projecto para um nível elevado de qualidade. Como resultado, os seus membros normalmente permanecem no projecto se virem que eles estão realmente a realizar alguma coisa via o projecto, aumentando a qualidade desses artigos mais importantes.

Revisão[editar | editar código-fonte]

Veja Categoria:Processos de revisão de WikiProjetos para uma lista dos WikiProjetos que têm processos de revisão activos.

Outro processo comum dentro de um WikiProjeto é a revisão de artigos. Isto não é o mesmo que um peer review no mesmo sentido do que usado na academia, mas é antes uma revisão por membros do projecto. Tais revisões são preciosas para obter comentários construtivos sobre um artigo, e são particularmente úteis para artigos que estão a caminho de candidatar-se a artigo destacado. Revisões feitas por projectos são mais úteis do que revisão alargadas a toda a Wikipédia, quer porque é mais fácil encontrar um revisor com algum conhecimento sobre a matéria, quer porque é mais fácil para membros do projecto notarem novos pedidos sem terem de filtrar da grande quantidade algum relacionada com a sua área de interesse.

Para projectos pequenos, um sistema informal de pedir revisões na página de discussão do projecto pode ser suficiente; à medida que um projecto cresce, é normalmente apropriado criar uma página própria para o processo de revisão (tal como a do projecto de história militar na Wiki inglesa). Esta página inclui uma breve secção com instruções, seguidos por subpáginas transpostas para as revisões individuais. Estas subpáginas também tem ligações a partir das marcas de projecto, onde a presença de um link é controlado através de um parâmetro da predefinição (usualmente com peer_review=yes). Editores pedem uma revisão seguindo o seguinte processo:

  1. Adicionar o parâmetro apropriado à marca de projecto do artigo.
  2. Seguir a ligação mostrada para uma nova subpágina - com o mesmo nome que o artigo - e adicionam uma ligação para o artigo (normalmente num cabeçalho de terceiro nível) junto com quaisquer comentários ou pedidos especiais.
  3. Adicionar uma transclusão para a recém-criada subpágina à lista de pedidos na página de revisões principal.

Existe alguma funcionalidade para copiar automaticamente tais pedidos de revisão a WikiProjetos para a listagem na página central dos pedidos de revisão. Para adicionar esta funcionalidade, adicione {{Processo de revisão de WikiProjeto}} à página de revisão do WikiProjeto.

O tempo que um artigo passa a ser revisto vai variar, quer segundo a condição inicial do artigo - artigos que se julguem em condição de estar preparados para se candidatarem a AD podem ser nomeados rapidamente por ali, acabando a revisão - e a atenção que o pedido atrai; para páginas de revisão semi-activas, arquivar revisões com mais de alguma semanas é normalmente uma boa estratégia.

Uma convenção útil que pode ser adoptada é a de os revisores criarem uma subsecção com o seu nome para usar para os seus comentários. Isto permite que comentários e discussão extensos possam ocorrer sem a necessidade de complicados truques de indentação para manter os comentários de múltiplos revisores identificáveis, e fornece uma indicação fácil do nível de respostas que um pedido recebeu.

Translation Latin Alphabet.svg Esta página ou secção está a ser traduzida de en. Ajude e colabore com a tradução.

Colaboração[editar | editar código-fonte]

Para obter mais detalhes sobre este tópico, veja Wikipedia:Colaborações.

Configurando a página[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Seleção de candidatos[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Manutenção e publicidade[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Developing guidelines[editar | editar código-fonte]

A good example of some guidelines is Wikipedia:WikiProject_Guitarists#Guidelines. You may also be interested in Wikipedia:WikiProject Biography's Structure section, as well as their guidelines.

Predefinição:Sect-stub

Características auxiliares[editar | editar código-fonte]

Comunicação entre membros[editar | editar código-fonte]

Com alguma sorte, qualquer projecto irá expandir com o tempo, à medida que o número de artigos e contribuidores expandirem. O crescimento em si pode ser um problema, no entanto, pois o maior número de artigos e membros reduz a probabilidade de membros do grupo terem contacto uns com os outros, e pode eventualmente levar à formação de facções dentro de um projecto. Por esta razão, e outras, os projectos são encorajados a desenvolver uma variedade de comunicações regulares. Estas podem incluir newsletters, encontros, discussão entre membros de um projecto trabalhando na mesma área de um projecto, e outros. Colaborações também servem para criar um modo efectivo de trazer unidade entre os membros, se tiverem sucesso.

Uma maneira de mandar notícias a todos é por todas as notícias numa página, e depois pedir às pessoas que, ou incluam a página na sua página de usuário, ou que a adicionem à lista de vigiados.


Newsletters[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub See WikiProject Council/Newsletters for a list of circulating newsletters. They can be freely used as a foundation for a new one.

Welcoming templates[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

User banners and boxes[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Recognition and awards[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Inter-WikiProject relations[editar | editar código-fonte]

Common pitfalls[editar | editar código-fonte]

Trying to do too much too quickly[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Having an overly narrow scope[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Not recruiting enough members[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Depending too much on a few members[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Getting into fights[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Violating policies[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Over-tagging[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Sect-stub

Technical notes[editar | editar código-fonte]

There's lots of useful information about creating different templates at Wikipedia:WikiProject Council/Guide/Technical notes. That page discusses:

  • Advanced project banners
  • Internal navigation templates
  • Task list templates (eg. {{todo}} and custom versions thereof

Some of these also include information about Task Forces

Projeto categorias[editar | editar código-fonte]

Como WikiProjetos tornaram-se mais comuns, a necessidade de um sistema padrão de categorias para uso dos projetos internos tornou-se aparente. WikiProjects usually expand their category namespace as they grow; but (using the example of WikiProject Tulips again) there are several possible categories that can be created:

Further examples of category trees in actual use can be found by browsing Category:WikiProjects; a few examples showing many of the features described above are Category:WikiProject The Beatles, Category:WikiProject Biography, and Category:WikiProject Military history.