Anarquismo no Vietnã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Anarquismo como um movimento político no Vietnã começou no início do século XX. Seu proponente mais reconhecido foi Phan Boi Chau.

Phan Boi Chau[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Phan Boi Chau

De 1905 a 1908, Phan Boi Chau viveu no Japão, onde escreveu tratados políticos clamando pela liberação do Vietnã do regime colonial francês. Após ser forçado a abandonar o Japão, mudou-se para a China onde foi influenciado por Sun Yat-sen. Formou um novo grupo, chamado de Liga de Restauração Vietnamita, seguindo o modelo do partido republicano de Sun Yat-sen.

Em 1925, agentes franceses o capturaram em Xangai; condenado por traição, passou o resto de sua vida em prisão domiciliar, na cidade de Huế.

História[editar | editar código-fonte]

Origens internacionais[editar | editar código-fonte]

O anarquismo no Vietnã pode ser ligado a várias organizações, pensadores e ativistas políticos na China e no Japão, que influenciaram significativamente Phan Boi Chau. O jornal anarquista chinês Justiça Natural foi lançado em 1907 por um grupo de individuais que incluía Chang Chi, amigo de Chau.[1] A Liga Mundial pela Humanidade, uma organização internacionalista iniciada em 1912 da qual Chau participou, passou despercebida pelo "recém-formado governo republicano [chinês]" por seu "programa de extrema-esquerda".[2]

Referências

  1. Ho Tai 1992, p. 659.
  2. Ho Tai 1992, pp. 60-1.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Ho Tai, Hue-Tam (1992). Radicalism and the Origins of the Vietnamese Revolution (em inglês). Harvard: Harvard University Press 


Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.