Predefinição Discussão:Anarquismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Anarco-Capitalismo (censura)[editar código-fonte]

A vertente do Anarcocapitalismo está sendo propositalmente omitida desta caixa principal: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Predefini%C3%A7%C3%A3o:Anarquismo&action=edit

E agora a página está protegida. Por favor, mantenham a neutralidade e impeça os vandalismos. Existem diversas formas de pensamento envolvendo este tema, e como uma enciclopédia livre não é correto omitir e esconder aqueles que tem uma determinada visão política. Independente de se considerar a vertente como válida ou não, ela existe como tal e portanto deve ser incluída sem autoritarismo intelectual e censura.

Obrigado . Noiser (discussão) 23h15min de 12 de setembro de 2014 (UTC)

Caro editor, para facilitar a compreensão, procure deixar suas mensagens no final da página. Sobre sua questão, perceba que o Anarcocapitalismo é uma vertente do Liberalismo Econômico, não do Anarquismo. Inclusive, tem origem na Escola Austríaca, que é a escola neoliberal. Porantim msg 02h23min de 13 de setembro de 2014 (UTC)
O anarco-capitalismo é uma junção de conceitos do liberalismo econômico com princípios anarquistas diretos, que remonta inclusive aos primeiros pensadores e filósofos anarquistas/anarco-individualistas como Godwin, estes inclusive surgiram antes mesmo da vertente clássica\socialista levantada por Bakunin e outros.
Repito que a omissão da vertente é CENSURA, de viés autoritário e não respeita o princípio de imparcialidade. É óbvio tanto no nome. na simbologia, quanto na defesa dos apoiadores que eles defendem sua aproximação com o conceito anarquista. Se este conceito não é válido ou contraditório para outros pensadores (socialistas) isso implica uma posição pessoal\parcial apenas. A opinião contrária é respeitável e no artigo é até citado argumentos contra e a favor, mas isso não dá o direito da omissão.
O fato é que o "ancap" existe como tal e deve ser tratado da forma como é representado, assim como na Wikipédia de outras linguas: https://en.wikipedia.org/wiki/Anarcho-capitalism
Noiser (discussão) 14h14min de 13 de setembro de 2014 (UTC)
Caro Noiser, você claramente deseja ser "barulhento", mas não é no grito que se decidem as coisas em um projeto coletivo como a Wikipédia. Apenas um autor (Woodcock) classifica Godwin como anarquista, já que ele existiu antes sequer de existir o anarquismo (termo cunhado por Proudhon, para quem "a propriedade é roubo"). De qualquer forma, absolutamente nada na simbologia Anarcocapitalista remete ao anarquismo (só a bandeira cortada, que não é simbologia necessariamente anarquista). O único ponto de contato entre o anarquismo e o anarcocapitalismo é a extinção do Estado. Diga-se de passagem, os comunistas também defendem a extinção do Estado, isso torna os liberais comunistas? Acho que não.
Por fim, não faça chorumela com esse papo de "censura". Como é que pode haver censura em um projeto coletivo? Sua afirmação carece completamente de lógica. O Anarcocapitalismo existe e tem artigo na Wikipédia. Como em outras wikis e como as fontes demonstram, ele é parte da tradição neoliberal.
Porantim msg 14h21min de 15 de setembro de 2014 (UTC)

Por gentileza, gostaria de saber porque o link para anarco-capitalismo é constantemente removido. Vou reverter novamente e, espero que a pessoa que aqui for editar repare neste comentário e responda a minha dúvida. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quntalmsg 19:29, 13 Janeiro 2006 (UTC)


Re: Bom senso, meu caro! o comentário precedente não foi assinado por 200.216.36.8 (discussão • contrib.)

Vandalismo?[editar código-fonte]

Removi um link morto para movimento de união anarquista colocado por um usuário de IP sob o item Anarquistas na história. Quem colocou, favor explicar o que é isto, caso não seja vandalismo. Mr.Rocks 08:49, 1 Setembro 2006 (UTC)


Neutralidade[editar código-fonte]

Proponho que o simbolo da caixa do "anarquismo" seja mais neutral, representando todas as correntes sem ligação a nenhuma delas em particular. Penso que o vermelho de fundo exprime uma afinidade a ideias socialistas, quando classicamente muitos anarquistas a ela se lhe opoem. A discussão entre os valores individualistas e socialistas é, como todos sabem, um debate central na ideologia anarquista, e nao vejo porque se deva, num lugar em que todo o movimento deve estar igualmente representado, dar sinal a uma em deterimento da outra.

A minha proposta é que o fundo seja todo negro. Penso que esse será um simbolo com que todos os anarquistas se podem identificar; tanto individualistas como socialistas, assim como primitivistas e por aí adiante. O simbolo da cor negra representa a oposição ao estado e esse é o mais puro conceito fundador do anarquismo.Maziotis 11:22, 29 Setembro 2006 (UTC)

Caro,
Coloquei a bandeira negra como sugeriste, mas, de fato, o vermelho também é um símbolo anarquista.
Se te recordares da história, os anarquistas têm origem no socialismo e não se opõe necessariamente a ele (a não ser as degenerações, claro).
Os anarquistas durante a Revolução Espanhola, assim como em vários outros períodos, usavam a bandeira vermelha e negra e usam até hoje. Veja:
Bandera CNT-FAI.png Barcelonacntait (110).JPG 100px Anarchistflag.jpg Anarcho-flag-tour-de-france-offenburg.jpg Anarchist Poster on a wall in Salonik.jpg
Sobre a "oposição ao Estado", os comunistas também se opõe a ele. O objetivo do comunismo é o fim do Estado também. O que os diferencia é o período de transição que o marxismo propõe.
De qualquer forma, tá lá tua sugestão.
[]`s
 Porantim  »  13:53, 29 Setembro 2006 (UTC)

Obrigado pela atenção e pela consideraçao da proposta.

Em relação à questão do simbolo: Eu nao pretendo pôr em causa o papel da tradição de ideias socialistas na fundanção do anarquismo. O que é um facto é que muitos anarquistas pretendem distanciar-se ideologicamente de forma deliberada dessa desiganação e dos seus simbolos. Penso que este novo simbolo é melhor porque eé aceite por todos e nao cria qualquer forma de antagonismos desnecessarios.

Em relação à ideia de "oposição ao estado", penso que é tudo uma questão de definição. Na medida em que os comunistas defendem uma sociedade sem estado, esse estagio histórico também é descrito, na literatura comunista, como correspondendo a um sociedade anarquica. Continuo, portanto, a achar que a minha afirmação está correcta quando digo que o conceito fundador da ideologia anarquista é a oposição à ideia de estado e da sua necessidade. Quando falamos de comunismo falamos de uma ideologia que não considera que o estado é absolutamente desnecessário, mas sim em apenas alguns períodos históricos(sociedades primitivas e sociedades comunistas). Não nos podemos esquecer que os marxistas consideram que o capitalismo e todas as outras fases historicas são necessárias para o avanço da sua ideia de progresso na qual o estado desempenha um papel.

Mais uma vez, o meu obrigado pela consideração [[]] Maziotis 18:00, 29 Setembro 2006 (UTC)


Troca de Box[editar código-fonte]

Caros,

Estou trocando este box de informação por um mais completo.

Saudações libertária,

AltCtrlDel (discussão) 13h52min de 20 de Junho de 2008 (UTC)


  • Neutralidad con el anarcocapitalismo. Por favor, el anarquismo no es sólo socialista y colectivista, también hay liberal y de mercado. Salud y (A). --201.217.119.19 (discussão) 03h15min de 27 de Julho de 2008 (UTC)
A ligação já está na predefição, não a repita várias vezes. Não faça propaganda.. Porantim msg 22h46min de 27 de Julho de 2008 (UTC)
  • As caixinhas de [Expandir] não abrem mais pelo opera, antes abriam.. alguém mudou algo e tá dando erro. 201.51.4.84 (discussão) 03h06min de 21 de Outubro de 2008 (UTC)