Industrial Workers of the World

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de «Industrial Workers of the World» na Wikipédia em inglês. Ajude e colabore com a tradução.
Ativistas da IWW, em Seattle (março de 2007).

Industrial Workers of the WorldTrabalhadores Industriais do Mundo— (IWW ou os Wobblies) é um sindicato adepto da teoria sindicalista revolucionária (democracia laboral e autogestão trabalhadora), que tem sua origem nos Estados Unidos ainda que também esteja presente em outros países como Canadá, Austrália, Irlanda e no Reino Unido, e historicamente esteve também presento no Chile, no México e no Japão. Seus anos de maior notoriedade e influência vão de 1905 até 1920, [1] quando a organização foi duramente reprimida pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, notadamente durante os chamados Palmer Raids (entre novembro de 1919 e janeiro de 1920). IWW ressurgiu décadas depois, nos anos de 1960, e no século XXI tem experimentado um importante crescimento.

Apesar de ser originária e ter sua maior presença nos Estados Unidos e no Canadá, a organização tem uma política de caráter internacional que permite estabelecer seções e federações no resto do mundo. Atualmente existem pequenas seções no resto do primeiro mundo anglosaxão. Seus membros são conhecidos historicamente como os wobblies.[2]

Referências

  1. Brissenden, Paul The I. W. W.: a study of American syndicalism. Columbia University, 1920
  2. What is the Origin of the Term Wobbly? Industrial Workers of the World.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]