Carlo Collodi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Collodi
Nome completo Carlo Lorenzini
Data de nascimento 24 de novembro de 1826
Local de nascimento Florença, Itália
Nacionalidade Itália Italiano
Data de morte 26 de outubro de 1890 (63 anos)
Local de morte Florença, Itália
Ocupação Escritor e jornalista
Magnum opus As Aventuras de Pinóquio

Carlo Collodi, pseudônimo de Carlo Lorenzini, (Florença, 24 de novembro de 1826Florença, 26 de outubro de 1890) foi um jornalista e escritor italiano do século XIX, famoso por haver criado As Aventuras de Pinóquio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Lorenzini, maçom, iniciou sua carreira escrevendo em um catálogo de uma livraria florentina. Tornou-se um jornalista de sucesso e em breve escrevia para jornais de toda a Itália. Fundou, então, um jornal próprio, que foi fechado pela censura, em 1848. Este jornal foi reaberto onze anos depois, por ocasião do plebiscito em que se votou a anexação da cidade-estado ao Piemonte.

Voluntário na Guerra de independência italiana entre 1848 e 1860, antes havia sido comediante. Em 1856, adotou o pseudônimo de "Carlo Collodi", que o tornaria famoso.

Publicou as obras "Gli amici di casa" e "Un romanzo in vapore. Da Firenze a Livorno. Guida storico-umoristica", por volta de 1856. Seu primeiro livro infantil foi de 1876, e intitulava-se "Racconti delle fate", uma tradução do francês. No ano seguinte escreve "Giannettino" e em 1878, "Minuzzolo".

Em 1881 inicia a publicação do "Giornale per i bambini" (Jornal para as crianças) - primeiro periódico italiano voltado para o público infantil. Foi ali que, em curtos capítulos, publica originalmente a "Storia di un burattino" (História de um Boneco) - primeiro título das Aventuras de Pinóquio. Publicou ainda outros contos, como "Storie allegre", de 1887 - mas nenhum deles alcançou o sucesso de sua obra-prima.

Pinóquio é, sem dúvida, a criatura que engoliu o criador: o mais famoso personagem da literatura infantil, conhecido em todo o planeta, poucos são os que efetivamente apontam reconhecer em Collodi o seu criador…

Lorenzini morreu repentinamente em 1890, na sua cidade natal, onde foi sepultado.



Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlo Collodi