Furby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Furby
Informações
Criador(a) David Hampton
País de origem  Estados Unidos
Data de lançamento 1998
Fabricante(s) Tiger Electronics, Hasbro
Público Infanto-juvenil
Tipo Brinquedo eletrônico
Anos de produção 1998-2002, 2005-2007, 2012-presente
Data de relançamento 2012
Novas versões Furby Connect (2017)
Website www.furby.com

Furby (plural Furbys ou Furbies) é um brinquedo eletrônico similar a um hamster ou uma coruja, que foi comercializado pela Tiger Electronics, com sucesso de vendas no período de seu lançamento, no final da década de 1990 e que foi adquirido pela Hasbro, sendo comercializado de 2005-2007, e relançado em 2012.

Versões[editar | editar código-fonte]

Clássica[editar | editar código-fonte]

A versão clássica lançada em 1998 obteve popularidade devido a sua aparente inteligência, devido a habilidade de linguagem que possuía.

Outros Furbies[editar | editar código-fonte]

Furby Babies[editar | editar código-fonte]

Linha lançada em 1999 que diferenciava-se da linha original pelo seu tamanho menor, com voz mais alta e não dançava. Seu vocabulário era mais extenso, possuía também "segredos ocultos" e "jogos", foi disponibilizado em 24 cores diferentes.

Furby Friends[editar | editar código-fonte]

Novo lançamento do brinquedo em que consistiam em modelos diferentes em aspecto do original, sendo as versões desta série parecidas com o personagem Gizmo do filme Gremlins, o personagem Yoda dos filmes da saga de Star Wars, o personagem E.T. do filme E.T. the Extra-Terrestrial. Estas novas versões possuíam melhoramentos em sua memória interna e personalidades diferentes, foram lançados em 2001.

Emoto-Tronic Furbies[editar | editar código-fonte]

Esta versão foi lançada em 2005, sua grande inovação foi o redesenho de seu rosto que ficou mais emotivo, teve ainda mais aprimoramentos como um reconhecimento de voz para a interação com seus proprietários.

Emoto-Tronic Furby Babies[editar | editar código-fonte]

Assim como a lançado anteriormente a linha Babies teve também as novas atualizações da versão adulta da Emoto-Tronic, mas com um vocabulário mais limitado e menos interatividade, a inovação mais significativa desta versão era a mobilidade de suas pernas, foi lançado em 2006.

Emoto-Tronic Funky Furbies[editar | editar código-fonte]

Versão lançada fora dos Estados Unidos em agosto de 2006 tinha o diferencial de que podia dançar e memorizar as danças, além da inclusão de três novas músicas.

Furbies de 2012[editar | editar código-fonte]

Lançados no outono de 2012, possuía mais expressivos olhos em LCD e suas emoções eram mais abrangentes, possuía aplicativos para os sistemas iOS e Android, além de uma capacidade de alterar a sua personalidade de acordo com as reações do proprietário.[1]

Furby Party Rockers[editar | editar código-fonte]

Versão pequenos amigos lançada em março de 2013, era diferente da versão maior de 2012 e possuía quatro modelos.

Furby Boom[editar | editar código-fonte]

Lançado no verão de 2013, possuía novas cores e personalidades, além de uma marca nova para os aplicativos de iOS e Android, chamada de Furby BOOM.[2][3]

Furblings[editar | editar código-fonte]

Lançados em versão limitada em junho de 2014, comunicavam-se com a versão BOOM e com seu aplicativo.

Furby Boom Crystal[editar | editar código-fonte]

Lançados no Natal de 2014 tinha um redesenho em suas orelhas, face e pés além de uma nova pele em néon. Seus aplicativos também foram redesenhados.

Furby Boom Crystal Furblings[editar | editar código-fonte]

No início de 2015 foi anunciada esta versão do aplicativo que seria lançada, e como o outro Furblings podia se comunicar com os Furby Boom Crystal e com os seus aplicativos.

Furbacca[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2015 um Furby parecido com o personagem Chewbacca de Star Wars foi lançado.

Referências

  1. 8/24/12 12:00pm 8/24/12 12:00pm. "The New Furby Review: Absolute Horror". Gizmodo.com. visitada em 24 de setembro de 2016.
  2. "Furby Boom". PCMAG. visitada em 24 de setembro de 2016.
  3. "Furby that interacts with iPads is among 'must-have' Christmas toys". Telegraph.co.uk. visitada em 24 de setembro de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]