Cleptoparasitismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Merge-arrow 2.svg
Este artigo ou secção deverá ser fundido com Parasitismo. (desde março de 2019)
Se discorda, discuta esta fusão aqui.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O cleptoparasitismo é uma forma de interação onde um organismo rouba algum recurso de outro, geralmente alimento, que o outro capturou, matou ou mesmo deixou armazenado.

O cleptoparasita se beneficia tanto por obter uma presa ou outro rescurso que não poderia obter sozinho, como pelo ganho de tempo e diminuição de esforço para a obtenção dos mesmos. Contudo o cleptoparasita corre o risco de ser atacado pela vítima caso essa possa se defender.

Esse tipo de interação é usado como estratégia de forrageamento por vários grupos de animais vertebrados, como mamíferos e aves e invertebrados como insetos e aracnídeos. Contudo, em alguns artrópodes, o roubo de alimento tornou-se a única estratégia de forrageamento, e muitos cleptoparasitas são morfológica e comportamentalmente adaptados para esta forma de forrageamento.

O cleptoparasitismo pode ser intraespecífico, quando os dois organismos envolvidos são da mesma espécie ou interespecífico, quando os dois são de táxons diferentes.

Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.