Ecoponto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ecoponto em Portugal
O símbolo internacional da reciclagem.

Os ecopontos são contentores de grande dimensão que servem para fazer a recolha selectiva de lixo de várias naturezas.[1] Os contentores têm cores diferentes consoante o tipo de lixo: o ecoponto amarelo destina-se a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas; o azul serve para depositar papel e cartão; o verde é para o vidro; e o vermelho, de menor dimensão, designado por "pilhão", serve exclusivamente para o descarte de pilhas.[2]

Em Portugal são as Autarquias e Sistemas Municipais as entidades responsáveis pelos ecopontos e a Sociedade Ponto Verde a entidade gestora responsável pelo envio para reciclagem das embalagens recolhidas nos ecopontos.

Em São Paulo, SP de acordo com a Prefeitura do Município de São Paulo temos:

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. A ideia é ter um Ecoponto em cada um dos 96 distritos.

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6 às 22 horas e, domingos e feriados, das 6 às 18 horas

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]