Endoparasitismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Endoparasita)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Outubro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em ecologia, chamam-se endoparasitas os parasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro, como é o caso de muitas bactérias, das tênias e nematelmintos. Invadem o corpo do hospedeiro para alimentar-se ou procriar.

Os endoparasitas aproveitam da proteção fornecida pelo hospedeiro, utilizam-se do processo digestório do hospedeiro para se alimentar, quando o mesmo não se alimenta do próprio sangue ou outros tecidos do hospedeiro, e ainda é no interior do hospedeiro que os endoparasitas se reproduzem ou desenvolvem uma fase de sua vida, de acordo com o ciclo de vida de cada espécie, como no caso dos plasmódios.

Um exemplo de endoparasita são os vírus que são endoparasitas obrigatórios, ou seja, só vivem dentro de um organismo.

É comum que um endoparasita tenha um modo de inibir o sistema imunológico de seu hospedeiro.[1] O hospedeiro e o parasita coevolute, às vezes nos chamados processos interações duradouras.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Schmidt O, Schuchmann-Feddersen I., Role of virus-like particles in parasitoid-host interaction of insects, Subcell Biochem. 1989;15:91-119.
  2. Kraaijeveld AR, Godfray HC. Evolution of host resistance and parasitoid counter-resistance, Adv Parasitol. 2009;70:257-80.
Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.