Saguaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaSaguaro
Saguaro cactus in Arizona.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Carnegiea
Espécie: C. gigantea
Nome binomial
Carnegiea gigantea

O saguaro (Carnegiea gigantea), é conhecido em seu lugar de origem, nos desertos da América do Norte. É a maior espécie da família Cactaceae, atingindo mais de 15 metros de altura. Trata-se de um cacto colunar, com ramificações em forma de candelabro, espinhos curtos e grandes flores brancas e tubulares, com antese noturna. O gigantesco cacto saguaro fornece ninhos às aves do deserto e funciona como "árvore". O saguaro cresce lentamente mas pode viver 200 anos. Aos 9 anos, ele tem cerca de 15 cm de altura. Aos 75 anos, o cacto desenvolve seus primeiros ramos. Quando totalmente adulto, o saguaro chega a 15 metros de altura e pesa quase 10 toneladas. Eles povoam o deserto de Sonora e reforçam a impressão de que os desertos são áreas ricas em cactos.

É espécie cultivada como ornamental.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Saguaro
Ícone de esboço Este artigo sobre cactos, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Burquez Montijo, A., Butterworth, C., Baker, M. & Felger, R.S. (2013). Carnegiea gigantea. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.2.