Saguaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaSaguaro
Saguaro cactus in Arizona.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Cactaceae
Género: Carnegiea
Espécie: C. gigantea
Nome binomial
Carnegiea gigantea

O saguaro (Carnegiea gigantea) faz parte da família Cactaceae, sendo nativo da região do Deserto de Sonora, que abrange parte do México e Estados Unidos. Trata-se de um cacto colunar, com ramificações em forma de candelabro, espinhos curtos e grandes flores brancas e tubulares, com antese noturna.

Ecologia[editar | editar código-fonte]

Os saguaros apresentam um crescimento muito lento, crescendo entre 20 a 25 centímetro em seus primeiros oito anos de vida. [2]

O estabelecimento do saguaro é limitado apenas a áreas localizadas abaixo do dossel de algumas árvores e arbustos, as chamadas plantas facilitadoras, plantas estas que dão proteção contra as altas temperaturas do deserto, contra as geadas noturnas e danos causados por injúrias mecânicas ou predação. Além do microclima encontrado abaixo destas plantas, o saguaro beneficia-se das condições de fertilidade do solo, sendo que muitas destas plantas facilitadoras fixam nitrogênio do ar. As plantas facilitadoras mais conhecidas são o paloverde (Parkinsonia microphyllum), o ironwood (Olneya spp.) e a mesquite (Prosopis spp.). Como o saguaro é uma planta de crescimento lento, a princípio seu estabelecimento não afeta negativamente a planta facilitadora, porém com o passar do tempo e o crescimento do saguaro, a competição por nutrientes e água é acirrada e a facilitadora não resiste e acaba morrendo. Se várias plantas de saguaro estabelecem-se sob uma mesma planta facilitadora, esta tende a morrer mais rápido. Como estratégia de dispersão de sementes, os frutos do saguaro amadurecem nas épocas mais quentes que antecedem as monções no deserto, animais buscam estes frutos como alimento e os consomem abaixo das sombras das plantas facilitadoras, justamente antes do início do período de chuvas. As relações entre ambos são comparadas a um ciclo oscilatório entre predador e presa, onde o saguaro (predador) acelera a morte da planta facilitadora (presa), reduzindo potenciais microclimas para lento estabelecimento do próprio saguaro, possibilitando novo aumento das populações da plantas facilitadoras. [3]

Quando o saguaro independe de plantas facilitadoras, seu crescimento depende do clima, da precipitação e de sua localização. O período de maior crescimento do saguaro é quando começam a surgir seus característicos braços, normalmente aos 50 a 70 anos de idade. Em áreas de menores precipitações, o aparecimento dos braços pode levar até 100 anos. O período fértil da planta começa a partir dos 35 anos. Suas flores surgem no ápice do tronco principal e/ou no ápice dos braços. A idade de saguaro adulto é considerada é aproximadamente 125 anos. Pode pesar cerca de seis toneladas e chegar a 15 metros de altura. O tempo médio de vida de um saguaro é de cerca de 175 anos, porém há planta de até 200 anos. [4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Burquez Montijo, A., Butterworth, C., Baker, M. & Felger, R.S. (2013). Carnegiea gigantea. The IUCN Red List of Threatened Species. Version 2014.2.
  2. U.S. Department of the Interior National Park Service, Saguaro National Park. "The Saguaro Cactus"
  3. Drezner, Taly Dawn. The keystone saguaro (Carnegiea gigantea, Cactaceae): a review of its ecology, associations, reproduction, limits, and demographics. Plant ecology, v. 215, n. 6, p. 581-595, 2014.
  4. U.S. Department of the Interior National Park Service, Saguaro National Park "The Saguaro Cactus"
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Saguaro
Ícone de esboço Este artigo sobre cactos, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.