Uma Breve História do Tempo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
A Brief History of Time:From the Big Bang to Black Holes
Breve história do tempo : do Big Bang aos Buracos Negros (PT)
Autor (es) Stephen Hawking
Idioma língua inglesa
País Reino Unido Reino Unido
Género Cosmologia, Astrofísica
Editora Bantam Dell Publising Group
Lançamento 1988
Páginas 256
Edição portuguesa
Tradução José Félix Gomes da Costa
Editora Gradiva
Lançamento 1988
Páginas 247
ISBN ISBN 972-662-010-4

Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros (título original, em inglês "A Brief History of Time:From the Big Bang to Black Holes") (Lisboa: Gradiva, ISBN 972-662-010-4 ; 1988; Rio de Janeiro: Rocco, ISBN 85-325-0252-0 ; 1988), é um livro de divulgação científica escrito pelo Professor Stephen Hawking, publicado pela primeira vez em 1988.

Explica vários temas de Cosmologia, incluindo a Teoria do Big Bang, os buracos negros, os cones de luz e a Teoria das Supercordas ao leitor não especialista no tema. Seu principal objetivo é dar uma visão geral do tema mas, não usual para um livro de divulgação, também tenta explicar algo de matemáticas complexas.

O autor adverte que ante qualquer equação no livro o leitor poderia ver-se em problemas, pelo que incluiu só uma simples equação: E=mc².

Possui uma introdução escrita pelo divulgador científico Carl Sagan.

Vendas[editar | editar código-fonte]

Ele rapidamente veio a se tornar um "best-seller". Em maio de 1995 entrou na lista do The Sunday Times entre os mais vendidos durante 237 semanas, batendo o record de 184 semanas e sendo citado no Livro Guinness dos Records de 1998. Também está registrado o feito de que a edição se publicou em 6 de abril de 1995 e alcançou o primeiro lugar entre os mais vendido em três dias. Até abril de 1993 haviam-se publicado 40 edições de capa dura nos Estados Unidos e 39 no Reino Unido. Teve vendas de 9 milhões de exemplares até 2002.[1]

Brevíssima História do Tempo[editar | editar código-fonte]

Em Setembro de 2005 saiu a venda o livro Brevíssima História do Tempo, em colaboração com Leonard Mlodinow, uma versão condensada do original; foi atualizado para tratar novos temas surgidos por novas investigações científicas no campo.

Cinema[editar | editar código-fonte]

O documentário, A Brief History of Time, dirigido por Errol Morris e realizado em 1992, diferentemente do livro, é primeiramente uma biografia de Stephen Hawking.

No filme "Donnie Darko", passagens do livro são usadas para discutir a possibilidade de viagens no tempo. O filme tambem se passa no ano de 1988.

Música[editar | editar código-fonte]

O livro serviu de inspiração para o músico francês Jean Michel Jarre na criação de seu álbum Chronologie, em 1988, e ao qual é dedicado. Também inspirou a cantora e pianista Vanessa Carlton na composição do disco Rabbits on the Run.

Referências

  1. Hawking, Stephen. A Brief History of Time. [S.l.]: Bantam Books, 1988. ISBN 0-553-38016-8

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.