Web designer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Web designer é o profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um web site, popularmente conhecido como o profissional responsável pela criação de websites ou páginas de internet. Para o desenvolvimento de websites esse profissional deve ter a compreensão da aplicação em mídia eletrônica de disciplinas como: teoria das cores, tipografia, arquitetura de informação, semiótica, usabilidade, e conhecimento de linguagens de estruturação e formatação de documentos hiper textuais como XHTML (Extensible Hypertext Markup Language) e CSS(Cascade Style Sheet). Para a aplicação desse conhecimento, de forma geral, o web designer recorre a softwares de tratamento e edição de imagens, desenho e codificadores.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

É muito importante nesta profissão ter criatividade e sensibilidade artística para perceber as tendências estéticas e visuais que mais agradam ao "internauta", buscando sempre sua satisfação ao acessar o conteúdo da rede. Isto é adquirido através do espírito de observação e crítica, necessários ao profissional.

Entre as principais atividades de um designer de web, estão: Pesquisar tecnologias e ferramentas adequadas à necessidade do cliente Reunir-se com clientes para conhecer suas necessidades e preferências Realizar pesquisas de mercado para conhecer a concorrência e apresentar novas idéias ao cliente Criar fluxo de navegação e layouts funcionais Elaborar o orçamento dos projetos Criar alternativas visuais para as estruturas elaboradas Gerenciar a produção, manutenção e atualização de conteúdos dos sites, utilizando ferramentas de controle, como navegadores, editores de texto, imagem, páginas, animação, áudio e vídeo Criar ilustrações, infográficos e animações 2D e 3D para websites Elaborar a programação visual de websites com relação a logomarcas, ícones, botões, cores e textos, criando uma identidade baseada em um projeto de comunicação visual para o site Desenvolver e adequar linguagens de programação estruturadas específicas para websites e gerenciar o acesso de páginas a bancos de dados Elaborar projetos tecnológicos de websites abordando tecnologias empregadas, sistemas de atualização, mecanismos de segurança de transações e confiabilidade e estabilidade da página de internet

O webdesigner atua basicamente em duas frentes: o webdesigner de interface e o webdesigner multimídia. O webdesigner de interface é o responsável pelo desenvolvimento dos elementos de identidade gráfico-visual. É responsável pelo desenho detalhado das interfaces de usuário como de telas, ícones, elementos de interface, mensagens etc. Já o webdesigner de multimídia é o responsável principal pela visão que o site apresentará aos usuários, pelo desenho detalhado da estrutura base, das estruturas de navegação, de integração dos meios, definição do material a ser utilizado como textos, vídeos, imagens e sons. Dentro desta definição, o designer, tanto de interface como de multimídia pode atuar como: Gerente de Projeto - responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdos em websites Programador Visual - responsável pelo desenvolvimento e aplicação de fontes, logotipos, botões, ícones, banners, imagens e demais elementos gráficos, bem como pela criação de modelos gráficos e adequação dos mesmos às páginas Web Arte-finalista Web - responsável pela inserção e adequação de conteúdo gráfico em páginas Web Ilustrador Web - responsável pela criação de ilustrações, desenhos, infografia e animações 2D e 3D para páginas de internet Arquiteto de Informação - responsável pela hierarquização das informações e estrutura do site Coordenador de Design para Internet - responsável pelo gerenciamento da produção visual de sites Desenvolvedor de soluções Web na área de comunicação visual: atua na implantação de projetos gráficos em ambiente Web Gerente de Conteúdo - responsável pela coordenação da produção, manutenção e atualização de conteúdo Prototipador de websites - responsável pela criação de protótipos gráficos de websites para apresentação, aprovação, estudo e desenvolvimento de projetos O profissional pode atuar como autônomo ou com vínculo empregatício em agências de comunicação, assessoria de imprensa, agência de publicidade, ou empresas com websites na Internet ou Intranet, que atuará na criação gráfica e visual de websites.