Olheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a aldeia portuguesa, veja Olheiros.
 Nota: Não confundir com Oleiro.

Olheiro é uma pessoa que tem a função de observar alguém a mando de outra pessoa. A condição de olheiro pode ser exercida nas situações abaixo:

No futebol[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Recrutador

No futebol, o olheiro tem a função de procurar jogadores para o time no qual trabalha, geralmente atletas jovens que podem vir a se tornar novos talentos potenciais.[1] Esta busca se dá em campos de futebol de várzea e nas escolinhas de futebol licenciadas. Há também, principalmente no futebol europeu, os olheiros que são enviados a outros países e até a outros continentes em busca de jogadores por um baixo custo. Trata-se sempre de alguém de confiança do clube – um ex-jogador ou um técnico das divisões de base – que trabalha de modo permanente ou temporário na função.

Na moda[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Recrutador

Na moda, o olheiro (também denominado scouter) é aquele que está encarregado de encontrar as new faces (os novos modelos) e encaminhá-los para a agência na qual trabalhar, para testes, seleção, etc.[2] É muito importante como em todas as áreas sempre pedir a identificação do profissional para que não haja problemas futuro, quando se tratar de crianças ou adolescentes abaixo de 18 anos é necessária a presença de seus respectivos responsáveis que assinem os contratos.

Em atividades ilícitas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Espionagem

No mundo do crime, o olheiro é aquele que fica observando o movimento nas entradas dos bancos e próximo aos caixas eletrônicos a fim de saber quem sacou mais dinheiro e avisar um comparsa para roubá-lo.[3] Também designa os responsáveis por observar o movimento perto dos pontos do tráfico e dar o aviso de movimentações suspeitas ou da aproximação de policiais.[4]

Referências

  1. «"What is a Soccer Scout?"» (em inglês). About.com. Consultado em 14 de Outubro de 2012 
  2. «""Olheiros" de top models"». VilaMulher. Consultado em 14 de outubro de 2012 [ligação inativa]
  3. «"Quadrilha especializada em saidinhas de banco é presa em BH "». EM.com.br. Consultado em 14 de outubro de 2012 
  4. «"STJ. Contribuir para o tráfico continua sendo crime na nova Lei de Drogas"». Jurídico News. Consultado em 14 de Outubro de 2012