Barista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2010). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um barista preparando uma bebida no campeonato mundial de baristas de 2006.

Barista é o profissional especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais). Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, leite , entre outros.

O barista Thiago Sabino é o atual Campeão Brasileiro de Barismo sendo patrocinado pela empresa IL Barista Cafés Especiais oriunda da cidade de São Paulo.O segundo e o terceiro lugares foram alcançados, respectivamente, por João Augusto Michalski, da empresa Cafe du Coin, e André Martinelli, da Baden Torrefação (RS).

Um barista profissional deve ser profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo.

Em São Paulo, desde 2007 se comemora o Dia do Barista no mesmo dia em que se comemora o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio.

Hidenori Izaki, do Japão, foi o vencedor do Campeonato de Baristas de 2014.[1] Desde 2002 acontece o campeonato de barista no Brasil. Em 2005 foi fundada a ACBB: Associação de Cafés e Baristas do Brasil que promovia os eventos e campeonatos nacionais até o ano de 2016.À partir do ano de 2016 a associação brasileira de café especial, passou a organizar e promover o evento que seleciona o barista campeão que representa o Brasil no campeonato mundial de baristas. O World Barista Championship (WBC) é a competição de café internacional preeminente produzida anualmente pela World Coffee Events (WCE). A competição se concentra na promoção da excelência no café, no avanço da profissão barista e no envolvimento de uma audiência mundial com um evento de campeonato anual que serve como o culminar de eventos locais e regionais em todo o mundo.

Todos os anos, mais de 50 campeões concorrentes preparam quatro espressos, 4 bebidas com leite e 4 bebidas de assinatura originais com padrões rigorosos em uma performance de 15 minutos para música.

Os juízes certificados da WCE de todo o mundo avaliam cada desempenho no sabor das bebidas atendidas, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral. A bebida de assinatura sempre popular permite que os baristas usem sua criatividade para conquistar os juízes e incorporar uma riqueza de conhecimento do café em uma expressão de seus gostos e experiências individuais.

Campeonato Mundial de Barista 2017. Resultados:

Origem do termo[editar | editar código-fonte]

Barista (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]) em italiano refere-se a qualquer atendente de um bar.

No resto do mundo a designação de barista passou a ser usada para os profissionais que trabalham servindo e preparando cafés no balcão de cafeterias. A profissão foi reconhecida no Brasil e inscrita no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) em 2013. O Ministério do Trabalho fez isso para oficializar no papel o que os profissionais já exerciam na prática. O barista precisa, sim, ter notório conhecimento de cafés Não existe uma associação obrigatória ao notório conhecimento de cafés, apesar dessa impressão ser veiculada por pessoas do setor no Brasil. Em algumas situações especificas, seria o equivalente ao sommelier do vinho, para o mundo do café; um profissional altamente habilidoso, capaz de identificar os mais diversos matizes e variações na degustação da bebida final, preparar a bebida corretamente nas mais variadas formas de preparo, mas a terminologia é mais vastamente utilizada como substituto de barman ou bartender em cafeterias.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]