Irish coffee

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Irish Coffee
Um copo de Irish Coffee
Tipo Coquetel
Origem  Irlanda
Sabor Café

Irish coffee (ou café irlandês) é uma bebida a base de café, uísque irlandês, açúcar e chantilly.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A bebida foi inventada no porto de Foynes por seu chef Joseph Sheridan na década de 1940 (Foynes foi o precursor do aeroporto de Shannon no oeste da Irlanda).[2] A bebida servia para aquecer os passageiros dos flying boats que chegavam da América do Norte pelo Atlântico.

Segundo a lenda, sua criação se deu em um dia no qual um voo partindo de Foynes teve que voltar devido às péssimas condições climáticas, e o restaurante foi avisado para ter comidas e bebidas prontas para o retorno. Sheridan tinha café pronto e resolveu adicionar algo para estimular os passageiros – uma quantidade pequena de uísque. Um passageiro estadunidense perguntou "Isto é café brasileiro?" ao qual Joe respondeu, "Não, é café irlandês!"[2]

Variações[editar | editar código-fonte]

Desde então, diferentes versões da bebida surgiram, como o kentucky coffee que substitui o uísque irlandês por uísque bourbon. Outra variação comum consiste em adicionar Baileys ao invés do uísque.

Preparação[editar | editar código-fonte]

Preparo de um irish coffee
  • O café deve ser preparado normalmente, de preferência usando-se uma prensa francesa (french press ou cafetière);
  • O uísque (ou Drambuie usado na Irlanda) e o açúcar são adicionados e misturados com o café. O açúcar ajuda a evitar que o creme se misture às bases, quando utilizado no lugar do chantilly;
  • Um pouco de chantilly é colocado por cima — usa-se a parte posterior de uma colher para evitar a mistura quando substituído por creme com consistência mais líquida.

O chantilly (ou o creme) deve permanecer como uma fase distinta do corpo da bebida, com uma aparência semelhante ao de uma cerveja Guinness.

Referências

  1. «Contemporary Classics | International Bartenders Association». International Bartenders Association. Consultado em 2 de janeiro de 2018. 
  2. a b Wynne, Arthur (4 de novembro de 2006) Exploring Irish Coffee "CoffeeGeek.com" (em inglês) acessado em 2006-nov-7.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Irish coffee
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.