Cho-ko-nu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde abril de 2017).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Desenho mostrando um Cho-ko-nu.
Outro exemplo dessa arma.

Cho-ko-nu ou chu ko nu (em chinês: 連弩) ou besta de repetição é uma besta que tem origem na China e teria sido supostamente criada pelo estrategista Zhuge Liang durante a Dinastia Han.

Esta arma possui uma velocidade maior de tiro comparada a suas semelhantes européias pois a ação de colocar uma nova flecha após um disparo requer apenas uma mão. Esta operação era realizada movendo uma alavanca para frente e para trás, o que posiciona uma nova flecha para o próximo tiro e também estica a corda do arco. Isso era possível pois a arma possuía um compartimento que armazenava de dez a quinze flechas.

Sua fabricação era simples e na mão de um soldado bem treinado poderia disparar os dez tiros em quinze segundos. Apesar de ser uma arma para uso de um único soldado havia também variantes maiores utilizadas como armas de cerco que precisavam ser operadas por dois soldados.

De certa forma esta arma é precursora das atuais armas automáticas que podem realizar centenas de disparos sem interrupção.

As Chu-ko-nu não eram muito precisas pois seus dardos não dispunham de penas de orientação, e não tinham muita potência. Muitas vezes eram necessários dardos envenenados para ser mortal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Cho-ko-nu